Nos atuais processadores intel (sandy bridge e seguintes) vc tem apenas um gerador de clock para todos os subsistemas que necessitam de frequencia. Mas como cada um desses sistemas trabalha em velocidades efetivas diferentes, vc tem os multiplicadores de clock independentes. Isso inclui CPU, iGPU, Memória e PCI-E.
Um i7 2600 (sem o K) por exemplo, trabalha a um clock base (BCLK) de 100mhz multiplicado por 34x. A memória de 2400ghz, 24x. Pq estou dizendo isso?
bem, caso o perfil XMP faça de fato um overclock no processador, ele poderia fazer de duas formas:
1 multiplicador: simplesmente mudaria de 34x pra algo além. Mas se for um processador travado (como o 2600 sem K) essa opção não é válida, pq a intel não permitiria.
2 BCLK: aqui o bixo pega. Como falei lá em cima, o bclk é comum a todos os multiplicadores. Caso vc passe de 100mhz (padrão) pra 106mhz por exemplo, o processador irá de 3.4ghz para 3.6ghz (34x 106mhz) mas a memória, iGPU e o pci-e também se multiplicarão em cima de 106mhz. O pci-e, mesmo, não conseguirá se manter estável a 106mhz.
Então, eu acho improvavel que o XMP faça overclock no processador, mas como não sei a fundo, vou me informar mais.
Mesmo que não haja overclock no processador, em aplicações onde memória rápida faça diferença (não é o caso do 3Dmax, infelizmente) vc verá ganhos de performance sim, indo de 2400 pra 2800.