Mais memória diminui o tempo de render?

Por: SERPA  

Em: 05/05/2017 15:08

Pessoal!

Comprei mais um pente de memória para trabalhar melhor com o Realflow.

Gostaria de tirar uma dúvida:

Mais memória vai me ajudar em que exatamente? Acelerar a viewport para cenas mais complexas? Apenas isso?

O tempo de render não vai mudar, certo?

Na hora de criar a simulação no Realflow, vai acelerar esse processo?



Em nada se tratando de aumento na velocidade de render! Porem pouca memoria ira ter lentidão por insuficiencia....
Entendi.

Creio que o que ajuda no caso é para poder manipular cenas mais complexas, né?

Coloquei 16GB no meu micro, na esperança de resolver os craches na hora de mandar renderar no realflow. Mas não resolveu. Também não posso me arrepender pois memória nunca é demais e 8gb pra brincar com realflow e 3ds max, uma hora ia engasgar, rsrs.


Creio que o que ajuda no caso é para poder manipular cenas mais complexas, né?


A memória serve para armazenar os dados da cena (polígonos, coordenadas, texturas, etc). Memória não ajuda em nada no tempo de renderização. Além disso, não existe uma relação direta entre a quantidade de memória e o desempenho na viewport. A relação que ocorre é \"mais memória RAM = mais espaço para armazenar os dados da cena\". Isso permite que cenas mais complexas sejam trabalhadas dentro do software e também transportadas da viewport (rasterização) para o raytracer (renderização).


Coloquei 16GB no meu micro, na esperança de resolver os craches na hora de mandar renderar no realflow. Mas não resolveu. Também não posso me arrepender pois memória nunca é demais e 8gb pra brincar com realflow e 3ds max, uma hora ia engasgar, rsrs.


Eu diria que 16GB é o mínimo do mínimo para trabalhar com simulação. RealFlow, nucleus/Bifrost (do Maya), Houdini FX, entre outros, são softwares que podem devorar a sua memória com MUITA facilidade. Para se ter uma ideia, na Rede Globo e também na Framestore (www.framestore.com/), os computadores utilizados para simulação possuem de 64GB a 128GB de memória RAM cada.
Tenho 16gb (2 pentes de 8), trabalhando em dual channel.

Meu objetivo é colocar o máximo (64gb) e pra isso faltam 48gb.

Será que posso completar esses 48 com um pente de 16 + um pente de 32? isso não vai desativar o dual?

Oi Serpa, tudo bem?

Eu acho que não vale a pena você fazer este investimento, a não ser que renderize cenas grandes com muitos objetos e texturas frequentemente ou faça simulações físicas complexas, caso contrário, as memórias ficarão ai paradas sem uso.

Os renderizadores e simuladores vão consumindo cada vez mais memória conforme a quantidade de objetos, complexidade dos materiais e interações na cena, então, se não tiver cenas tão complexas nunca vai usar toda a memória.

Atualmente, com os SSDs, a queda de desempenho é menor do que antigamente quando o renderizador não encontra mais espaço na memória e precisa usar o Swap na HD, então, se apenas as vezes tiver cenas maiores, a diferença não será tão grande.

Levando em conta que os principais renderizadores de hoje usam a placa de vídeo para acelerar o Render e também os programas que trabalham em Real-Time como Substance Painter, Unreal e Marmosert Toolbag, eu acho que vale muito mais investir em placa de vídeo mais forte e com mais memória do que comprar mais memória RAM.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


Eu não sei se seria uma boa idéia fazer Swap de memória no SSD, pois me parece que eles são menos resistente do que os HDs e não creio que vá aguentar muito tempo com essa rotina de escreve/apaga.

Aqui estou pensando em desligar o swap do SSD e deixar apenas no HD. Mas acho que só vou fazer isso depois de instalar mais memória.

Uma besteira que eu fiz foi não ter pego uma placa de vídeo melhor, optei pela 1050 mais por causa de trauma do que de orçamento. Pois eu estava com orçamento para pegar até uma 1080, mas fiquei pensando em investir muito em placa de vídeo e depois perdê-la por causa de uma porcaria de uma ventoinha, como aconteceu no meu micro anterior, onde eu tinha uma radeon que custou cara na época e, com pouco tempo de uso a ventoinha parou e não achei em lugar nenhum para repor.

O máximo que achei foi o conjunto completo com ventoinha e dissipador. Cheguei a comprar, funcionou por mais um bom tempo, depois a ventoinha parou novamente e me sujeriram comprar outro conjunto (dissipador/ventoinha). Sendo que ainda tinha o meu, novinho, só precisava da porcaria da ventoninha, fala sério.

Desde esse episódio, tomei trauma de investir muito em placa de vídeo, mesmo ficando tentado.

Agora vejo que meu gargalo na máquina que comprei é em relação a placa de vídeo, pois a 1050 só tem 2gb. E Realflow devora isso brincando, rsrs.

Outra coisa, agora que estava observando aqui. Essa 1050 só tem 128bits, caramba! até a minha radeon 4850 antigona, usava 256bit!. Eu estava lendo em um forum que essa banda faz muita diferença na fluência da viewport. E esse é outro gargalo aqui. Quando importo uma animação do realflow, a viewport fica beleza, mas tbm, a malha veio toda facetada. Quando aplico o modificador smooth, ai a coisa fica esquisita e a viewport começa a engasgar, snif.

Mas para o 3dmax, para renderizar minhas imagens em fullhd, tá voando!

Renderizei uma cena aqui no vray com 1 minuto, ficou show de bola!. 

Outra coisa que queria evitar era placa de vídeo que tivesse que ter alimentação de energia, pois isso gera calor, teria que investir em sistema de resfriamento melhor (estou usando o cooler box do i7 7700) e não só por isso, a conta de luz ficaria mais cara, e pensando em época de bandeira vermelha, não podemos dar mole.

Se eu tivesse trabalhando com isso, ganhando grana e tals, investiria sem pensar 2 vezes. Pegaria um processador com mais núcleos. 

Mais pra frente essas placas estarão com preços bem mais em conta, ainda mais agora que estão lançando suas versões mini.

É aguardar pra ver...

abc

Oi Serpa, tudo bem?

Eu não sou especialista em Hardware e também não acompanho de perto, apenas quando vou trocar de PC, então, certamente o pessoal pode ajudar melhor do que eu.

Mas pelos programas que eu mais uso atualmente, acho que a Placa de vídeo faz muito mais diferença do que a memória RAM.

Agora, eu também não faço mais simulações no RealFlow há muitos anos, se precisasse disso hoje em dia usaria o Phoenix FD dentro do próprio Max e integrado com o V-Ray que acaba sendo muito mais prático.

Eu acho o RealFlow demais, usei ele pela primeira vez antes de sair a versão 1.0, mas atualmente tem opções muito boas dentro do próprio Max e facilita bastante, porém, qualquer simulação consome bastante memória, se trabalha com isso precisa ter.

Meu foco atualmente é em Real-Time, seja render com raytrace ou Bake de Engine de Game, então, a placa de vídeo é mais importante.

Graças a Deus nunca aconteceu isso comigo de parar a ventuinha das placas, mas sempre comprei Nvidia e uma vez por ano eu desmonto todo o PC, limpo tudo, passo oleo lubrificante nas ventoinhas e monto de novo.

Sobre o aquecimento, há muitos anos já que eu simplesmente abro a tampa lateral do PC e aponto um ventilador de 70 reais para a placa, ligo o ventilador no mesmo Nobreak do PC, então, liga tudo junto e pronto, não fica bonito mas é eficiente. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Prezados
As coisas mudam muito. Há uns anos atrás, lia que os processadores eram os principais responsáveis pelo aumento das velocidades das renderizações. Parece que não são mais. Agora, são as placas de vídeo.
Será que entendi errado ?
Com apreço
Roberlane

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134875

Últimos membros registrados: Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe, paxaki, TeKaBR.

Usuário(s) on-line na última hora: 566, sendo 23 membro(s) e 543 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, magster, Thiago, edificar-3d, Victor Mendonça, Wiliams, wilsimar, Vladis, cadwillem, Duda, AlexTerra, Abilio, Pedro Juliato, deathstars, nandao, rmagaton, Jacson Combos, Carlos E. Nogueira, Edson, Alex Bastos , nildoe, Baldo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.