Creio que o que ajuda no caso é para poder manipular cenas mais complexas, né?
A memória serve para armazenar os dados da cena (polígonos, coordenadas, texturas, etc). Memória não ajuda em nada no tempo de renderização. Além disso, não existe uma relação direta entre a quantidade de memória e o desempenho na viewport. A relação que ocorre é \"mais memória RAM = mais espaço para armazenar os dados da cena\". Isso permite que cenas mais complexas sejam trabalhadas dentro do software e também transportadas da viewport (rasterização) para o raytracer (renderização).
Coloquei 16GB no meu micro, na esperança de resolver os craches na hora de mandar renderar no realflow. Mas não resolveu. Também não posso me arrepender pois memória nunca é demais e 8gb pra brincar com realflow e 3ds max, uma hora ia engasgar, rsrs.
Eu diria que 16GB é o mínimo do mínimo para trabalhar com simulação. RealFlow, nucleus/Bifrost (do Maya), Houdini FX, entre outros, são softwares que podem devorar a sua memória com MUITA facilidade. Para se ter uma ideia, na Rede Globo e também na Framestore (www.framestore.com/), os computadores utilizados para simulação possuem de 64GB a 128GB de memória RAM cada.