Oi Abílio, tudo bem?
Desculpe por não ter visto o seu tópico, quase não entro aqui na área de Hardware, agradeço por ter me avisado pelas mensagens privadas.
Sobre as placas RTX, por enquanto só servem para Games que possuem suporte para Ray Tracing Real-Time.
Elas não vão ajudar muito na renderização convencional com o V-Ray ou outros renderizadores, pois eles ainda não são totalmente compatíveis com a tecnologia.
A Chaos Group publicou o resultado dos testes que fizeram com o V-Ray na GTX 1080 e na RTX 2080, a diferença não é tão grande por enquanto, mas eles prometem otimizá-lo para tirar proveito de todo o poder das RTX.
Você pode ver os testes neste link:
https://www.chaosgroup.com/blog/profiling-the-nvidia-rtx-cardsTambém estão desenvolvendo um novo sistema de Ray Tracing, chamado Project Lavina, que foi criado do zero com base na nova tecnologia.
Já pelo lado das Engines, a Epic prometeu os primeiros recursos com Ray Tracing Real-Time a partir da versão 4.22 e acabaram de lançar a versão 4.21, então, creio que dentro de uns 3 mêses teremos o Unreal com reflexos por Ray Tracing, mas acho que GI ainda não.
Agora, sobre o realismo, o Ray Tracing permite criar os mesmos efeitos que conseguimos nos materiais do 3ds max e V-Ray, ou seja, reflexos, refrações e translucências com a mesma qualidade de qualquer renderizador, então, é possível chegar no mesmo realismo das cenas criadas no 3ds max.
Porém, tudo depende do artista configurar materiais realistas e iluminar com realismo para obter uma imagem fotorealista, a pessoa que consegue obter realismo no 3ds max, também vai conseguir no Unreal e vice-versa, mas quem não consegue obter realismo no 3ds max, também não vai conseguir no Unreal, pois o princípio será o mesmo nos dois.
No caso de Games é difícil deixar tudo com extremo realismo por causa do peso, que pode impedir do jogo rodar em Real-Time, então, Game precisa ser o mais otimizado possível para rodar em qualquer lugar, mas em animações e imagens estáticas você pode exagerar muito mais nos modelos e nos detalhes.
Olha este vídeo criado no Unreal atual sem Ray Tracing Real-Time:
https://www.youtube.com/watch?v=LDU_Txk06tMAbração e tudo de bom.
André Vieira