Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

fabiopro   palmas-to - AC
RENATO RAP   INDAIATUBA - SP
fabiospinasse   Vitória - AC
Procek   Conchal

GEforce RTX

Por: Abilio  

Em: 01/11/2018 15:39

oi

compensa comprar a GEforce RTX para games para ter GI em tempo real para animações em um estudio de estudo ?

e para imagens estaticas ?

as imagens ficam realistas mesmo ?
é que eu vi umas propagandas de games com a RTX e não estavam realistas.
acredito que possa ser o modo como o game foi feito

valeu galera
Oi Abílio, tudo bem?

Desculpe por não ter visto o seu tópico, quase não entro aqui na área de Hardware, agradeço por ter me avisado pelas mensagens privadas.

Sobre as placas RTX, por enquanto só servem para Games que possuem suporte para Ray Tracing Real-Time.

Elas não vão ajudar muito na renderização convencional com o V-Ray ou outros renderizadores, pois eles ainda não são totalmente compatíveis com a tecnologia.

A Chaos Group publicou o resultado dos testes que fizeram com o V-Ray na GTX 1080 e na RTX 2080, a diferença não é tão grande por enquanto, mas eles prometem otimizá-lo para tirar proveito de todo o poder das RTX.

Você pode ver os testes neste link: https://www.chaosgroup.com/blog/profiling-the-nvidia-rtx-cards

Também estão desenvolvendo um novo sistema de Ray Tracing, chamado Project Lavina, que foi criado do zero com base na nova tecnologia.

Já pelo lado das Engines, a Epic prometeu os primeiros recursos com Ray Tracing Real-Time a partir da versão 4.22 e acabaram de lançar a versão 4.21, então, creio que dentro de uns 3 mêses teremos o Unreal com reflexos por Ray Tracing, mas acho que GI ainda não.


Agora, sobre o realismo, o Ray Tracing permite criar os mesmos efeitos que conseguimos nos materiais do 3ds max e V-Ray, ou seja, reflexos, refrações e translucências com a mesma qualidade de qualquer renderizador, então, é possível chegar no mesmo realismo das cenas criadas no 3ds max.

Porém, tudo depende do artista configurar materiais realistas e iluminar com realismo para obter uma imagem fotorealista, a pessoa que consegue obter realismo no 3ds max, também vai conseguir no Unreal e vice-versa, mas quem não consegue obter realismo no 3ds max, também não vai conseguir no Unreal, pois o princípio será o mesmo nos dois.

No caso de Games é difícil deixar tudo com extremo realismo por causa do peso, que pode impedir do jogo rodar em Real-Time, então, Game precisa ser o mais otimizado possível para rodar em qualquer lugar, mas em animações e imagens estáticas você pode exagerar muito mais nos modelos e nos detalhes.

Olha este vídeo criado no Unreal atual sem Ray Tracing Real-Time: https://www.youtube.com/watch?v=LDU_Txk06tM

Abração e tudo de bom.

André Vieira
oi

obrigado pela ajuda
tenho mais perguntas :

a RTX renderiza qualquer recurso em tempo real ?
GI,fisicas, particulas , etc...


no caso de : fisicas, particulas, etc ...
a rtx calcula em tempo real ?
E aí Abilio/André, blz?

Bom, no caso de softwares 3D Editor (tipo Max, Maya, C4D, etc) e suas respectivas render engines (GPUs, é claro) até a presente data "12/11/18", na minha opinião "NÃO" compensa comprar a placa. Ver link anexo:

GTX 980ti   - lancamento - U$-650,00-
GTX 1080ti - lançamento - U$-699,00-
RTX 2080   - lançamento - U$-799,00-

A 980ti tomava um couro da 1080ti (diferença de U$-50,00) a RTX 2080 não da um couro na GTX 1080ti (diferença de U$-100,00). No caso do V-Ray deste benchmark, ela tão pouco bate a 1080ti. Infelizmente nesse benchmark, eles não testaram a RTX 2080ti. A melhora de performace da rtx 2080ti em relação a gtx 1080ti tem que compensar "MUITO", já que a diferença de preço são de U$-500,00-.

Aí vc entra no site da NVIDIA (link):

https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/20-series/

 
ATÉ
6X
MAIS DESEMPENHO

kkk, em relação a qual placa? a 550? kkk.

Em relação as Game Engines, o André já cantou a bola, no Unreal, só na próxima versão terá suporte Ray Tracing. No Unity, sabe-se lá quando.

Os Gamers tb não estão mto contentes com a 2080ti (custo mto alto pela melhora de no máximo 30/40 FPS em relação a 1080ti., suporte quase 0 p/ ray-tracing).

Em relação aos editores de vídeo (link):

Premiere e DaVinci:

Nossa, nesse benchmark do DaVinci, a 2080ti quase empata com a 1060 6GB OC.
Ou seja, no geral "AINDA" não compensa comprar a 2080 (ou 2080ti). Acho que apartir do primeiro bimestre/trimestre do ano que vem as coisas ficarão + claras., em render 3D, game engines, edição de vídeo e games.

Abrçs.

O Xikote strala
Oi Abílio, tudo bem?

As RTX possuem processadores dedicados para calcular Ray Tracing, então, em teoria pode usar traçamento de raios para calcular o que quiser, desde colisões entre objetos sólidos nas simulações físicas até a renderização de GI.

Depende dos programadores que criaram os programas, se colocarem suporte para renderizar GI com Ray Tracing Real-Time, só vai gear GI e mais nada, se colocarem suporte para reflexo também, vai gerar reflexo e assim por diante.

Inicialmente a Epic prometeu reflexos por Ray Tracing na versão 4.22, imagino que terá refração também, na versão passada adicionaram o Cinematic DOF que usa Ray Tracing, então, aos poucos eles vão implantar em tudo, mas será aos poucos.

Já quanto ao Real-Time, as placas antigas também calculam Ray Tracing, mas as RTX são mais dedicadas para isso, então, tudo depende da cena e da capacidade da placa, se tudo for feito por Ray Tracing a cena ficará pesada para renderizar, então, imagino que as pessoas poderão configurar onde usar e quanto usar para otimizar, uma cena simples rodará em Real-Time até na GTX, mas uma cena muito complexa ficará lenta mesmo na Quadro RTX, igual acontece com as cenas nos programas 3D comuns, mas dai depende mais do processador e da memória RAM.

Por enquanto as RTX vão calcular tudo que calculava na GTX com apenas um pequeno ganho de desempenho, conforme forem atualizando os recursos para RTX eles vão rodar mais rápido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

 
Oi Xikote, tudo bem?

Agradeço muito pelas informações e orientações.
Eu já tinha percebido que não valia a pena pelos testes da Chaos, mas agora com a sua relação de preço fica ainda mais evidente que é um desperdício imenso!!!

Acho que os programas terão que ser reformulados para poderem tirar todo o proveito do processamento dedicado para Ray Tracing das placas RTX, os programas atuais foram feitos para tirar proveito das GTX.

Digo isso porque achei estranho a Chaos apresentar o Project Lavina para Ray Tracing Real-Time, porque não usaram tudo que já tinham do V-Ray?
Provavelmente porque não é tão compatível com essa nova tecnologia, pois é bravo começar do zero já tendo o V-Ray na mão.

Então, acredito que vai demorar até todos os programas serem atualizados para RTX, felizmente as Engines estão sempre correndo na frente e logo terão, mas o resto vai demorar.

Se até os Gamers não estão gostando a coisa fica difícil, pois tudo isso foi desenvolvido para eles, mas imagino que os próximos jogos farão cada vez mais uso de Ray Tracing e vão melhorar o visual aos poucos.

Obrigado novamente por estas ótimas informações.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


quanto ao Viewport Eevee disponível no Blender 2.8

a rtx tem alguma vantagem em relação as placas de video de linhas anteriores ?


no 
Viewport Eevee :
o que eu devo priorizar no hardware ?
ram , processador ou placa de video ?
na placa de video ? memoria ou quantidade de processadores ?
Oi Abílio, tudo bem?

As RTX por enquanto podem ser tratadas como placas um pouco mais fortes do que as GTX, só que custando muito mais caro.
Então, a única diferença é que vão calcular um pouco mais rápido do que as GTX, porém, como o Xikote mostrou, não vale a pena financeiramente, é mais jogo duas GTX do que uma RTX e sai mais barato.

A Viewport Eevee é uma Viewport de Engine de Game igual a do Unreal ou Unity, por exemplo, então, apesar de também utilizar processamento do PC, usa muito mais a placa de vídeo.
Quanto mais memória tiver na placa de vídeo, mais geometrias, texturas em alta resolução e mapas de iluminação em alta resolução poderá guardar, mas para processar tudo precisará de muito poder de processamento, então, a placa de vídeo tem que ter bastente memória e bastante processamento.

Você vai sentir nitidamente quando a placa de vídeo não estiver mais suportando a cena, pois em vez de ficar realmente em Real-Time, vai começar a dar Lag, a ficar lento.
Mas se a sua placa mãe suportar e o programa também, é só colocar outra GTX e interligar com SLI ou Nvidia Link para dobrar a capacidade de memória e de processamento.

Acima de duas já precisa ser um equipamento mais especial como o Nvidia GridVCA, que vem com várias placas ligadas em paralelo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Como é bom sobrar um tempinho e volta ao forum e se informar de tudo heheh
Oi Juliano, tudo bem?

Como disse na outra mensagem sua que respondi no tópico sobre o V-Ray, é um prazer imenso ver a sua postagem aqui.

Este tópico sobre as GeForce RTX já tem 1 ano, foi logo quando lançaram e apenas o Unreal tinha compatibilidade.

Hoje eu acredito que o V-Ray já renderize bem mais rápido nas RTX do que nas GTX, pois lembro de uma notícia que postei tempos atrás sobre a otimização que a Chaos estava fazendo para o sistema RTX.

Imagino que estas otimizações foram adicionadas nos Updates 1 e 2 do V-Ray Next que lançaram durante o ano.

Você ainda está com a super poderosa GTX 1080 ou já migrou para o próximo nível? rsrsrs
Eu só vi testes das RTX com o Unreal, gostaria muito de ver com o V-Ray Next GPU no Max.
Deve renderizar praticamente em Real-Time!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707592.

Total de membros registrados: 135215

Últimos membros registrados: Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps.

Usuário(s) on-line na última hora: 851, sendo 25 membro(s) e 826 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, claro_lima, HALTTEMBERG, Henrique Ribeiro, Pauladcr, Lucas Reis, ppppppp, Le_Andro, emersonforentin, Ronaldo, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Sergio1987, deathstars, cad, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Starter, Duda, Eng Damasceno, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.