Oi Itallo, tudo bem?
Quanto menos mexer nos parâmetros, melhor será, pois é para tudo dar certo com o mínimo de configurações possível.
Segue o passo a passo abaixo para ver se vai ficar igual no seu V-Ray, pois estou usando uma versão mais compatível com a sua.
1- A coisa mais importante do mundo para a iluminação de qualquer Render ficar boa é trabalhar em escala real, porque os renderizadores fisicamente corretos dependem dos objetos estarem com o tamanho igual ao da realidade.
É muito diferente colocar uma luz de 100W dentro de uma caixa de fósforos e dentro de um estádio de futebol, na primeira opção vai iluminar demais e na segunda não vai iluminar quase nada.
Você define as unidades do 3ds max acessando o menu Customize > Units Setup, assim, vai abrir uma janelinha igual a mostrada na primeira imagem em anexo.
Coloque na opção Metric e escolha Centimeters na lista, depois clique no botão System Units Setup e certifique-se que está com 1 Unit = 1.0 e Inches na lista de unidades.
Essa é melhor configuração para trabalhar com o 3ds max, pois facilita bastante as coisas porque todos os valores padrões do programa ficarão adequados.
Não mude as unidades com objetos na cena, precisa fazer numa cena zerada e vazia para evitar problemas.
2- Em seguida, crie um Plane com 400 x 400 centímetros e coloque um Teapot pequeno em cima, como mostra a segunda imagem em anexo.
Crie um material VRayMtl completamente fosco e cinza, é só colocar a cor cinza no Slot do Diffuse igual aparece na imagem.
Aplique este material cinza no Plane e no Teapot.
3- Crie uma VRayLight no mesmo lugar do Teapot e mova cerca de 200 centímetros para cima, como mostra a terceira imagem em anexo.
Configure o tamanho da área da luz para 30 x 30 cm igual aparece na imagem.
O mais importante de tudo nas luzes é configurá-las com intensidades de luzes reais, então, tem que escolher uma das unidades fotométricas disponíveis e saber os valores reais da luz que deseja simular.
A unidade mais usada é o Lumens e você encontra facilmente no Google a quantidade de Lumens que uma determinada luz emite.
No caso vamos simular uma luz de 100W, que emite 1600 Lumens, então, troque a unidade para Luminous Power (lm) e coloque 1600 no valor dela logo abaixo, como mostra a terceira imagem.
4- Agora crie a Physical Camera para poder fotografar a cena 3D, aponte a câmera para o Teapot e verifique se o Exposure Control está instalado olhando o botão do Exposure como mostra a quarta imagem em anexo.
Se estiver instalado o botão aparece desligado com o escrito Exposure Control Installed, caso contrário, é só clicar no botão para instalar.
Em seguida você pode controlar a exposição da câmera pelo valor do EV, com EV maior a foto fica mais escura e com EV menor a foto fica mais clara.
Por enquanto deixe no valor padrão 6 como aparece na imagem.
5- Renderize a cena sem mexer em nenhuma configuração do V-Ray, veja o resultado que obtive na quinta imagem em anexo, a intensidade da foto está correta e a sua tem que ficar idêntica!!!!
6- Agora vamos criar o material cromado para testar, é só pegar um VRayMtl, colocar preto no Diffuse, branco no Reflect, 0.9 no RGlossiness para ter um pouco de brilho e aumentar o IOR para algo em torno de 20, como mostra a sexta imagem em anexo.
Aplique este material no Teapot e renderize sem mudar nenhuma configuração do V-Ray.
Como pode ver no resultado do meu teste, ele reflete o fundo preto e por isso fica preto.
Se seguiu o teste até aqui a sua imagem tem que ficar idêntica!!!!
7- Para ter o que refletir no fundo usamos imagens panorâmicas HDR, pois elas dão a volta completa na cena e possuem intensidades realistas.
Você encontra muitas imagens panorâmicas HDR para download na internet, inclusive na seção Recursos > Imagens HDR aqui do site mesmo.
Se precisar está neste link:
https://3d1.com.br/recursos/imagens-hdrPara usar é bem simples, basta pegar o mapa VRayHDRI, clicar no botão com 3 pontinhos no início dele para carregar a imagem HDR que desejar, mudar para a opção Spherical no Mapping Types e depois arrastar o VRayHDRI para o Environment, como mostra a sétima imagem em anexo.
Você abre o Environment pelo menu Rendering ou teclando 8.
Pronto, agora é só renderizar novamente sem mudar nenhuma configuração do V-Ray que o resultado ficará parecido com o mostrado no meu exemplo, onde o cromado do Teapot reflete a imagem panorânica aplicada no fundo.
Se tudo der certo igual o meu exemplo, você pode trocar o Plane por um ciclorama curvo igual os usados em estúdio, pode adicionar mais uma ou duas luzes com intensidades reais para simular iluminação de 3 pontos igual nos estúdios, mas dai precisará ajustar o EV da câmera, pois quanto mais luz tiver na cena, maior tem que ser o EV para não ficar tudo branco.
Sobre a temperatura de cor que citou, ela serve para definir a cor da luz, se a temperatura for 6500 a luz vai aparecer branca, se a temperatura for menor do que 6500 a luz aparece alaranjada e se for maior do que 6500 a luz aparece azulada.
OBS: Você também pode baixar o estúdio que está na seção Recursos > Cenas Para Estudo, ele é perfeitamente compatível com a sua versão, então, se abrir a cena e mandar renderizar sem mudar nada, tem que renderizar exatamente igual a imagem de exemplo.
O estúdio está neste link:
https://3d1.com.br/recursos/215/cena-de-estudio-v-raySe der qualquer mensagem na hora que abrir o arquivo escolha sempre o Yes ou OK.
Abração e tudo de bom.
André Vieira