Problema na Iluminação usando o V-Ray

Por: itallo94  

Em: 26/03/2019 21:43

Boa noite, 

Estou tendo problemas com a iluminação pois está saindo muito estourada e não encontro o problema, nem estou sabendo como resolver mesmo mudando os dados na hora do render, vamos as explicações:

1- Alterei as configurações do 3D Max para UI Layout (imagem 00)
2- Inicialmente criei um arquivo de estudio pra poder testar a luz e os materiais da teapot (imagem 01)
3- Mas na hora da renderização ele fica dando problema estourando a luz (imagem 02) no canto direito tem algumas especificações de como estão as configurações (imagem 03)
4- Então decidi fazer um outro local pra testar as sobras em janelas e como fica o ambiente com o sol. (imagem 04)
5- Quando decidi renderizar a imagem com o sol o arquivo saiu totalmente branco (imagem 05).

Estou pondo o arquivo pelo google drive caso alguém queira baixar pra me ajudar a resolver.
https://drive.google.com/open?id=1O54kueTkqCyB6oYiLxBydq3r8YjQzVU2

Obs.1: Quando importei por merge apenas o studio o arquivo ficou bem escuro parece que nem iluminação tem (que dai já é outro problema)
Obs.2: No começo do arquivo criei uma iluminação V-Ray Dome Light, mas esse mesmo arquivo nem se encontra mais no material que to estudando (imagem 06).

Att. Ítallo A.
Tem que controlar a exposição através da câmera, vou baixar o arquivo e já lhe mando de novo.
Itallo você está a usar na mesma cena uma iluminação de estudio e um daylight, se não sabe o que está a fazer é melhor fazer um arquivo para cada tipo de iluminação.
O seu estudio está sem material nenhum e nas luzes tem uma com negativo 1000, você está a seguir algum tuto pois isso não faz sentido nenhum.
Qual o seu objectivo com a luz de estudio, pois você está tentando fazer um cromado e ele não vai ficar bem num estudio como o seu sem nada para reflectir.
Está ai a cena com a iluminação refeita, só utilizei 2 luzes como no seu teste, apenas aumentei o estudio em altura pois estava muito baixo, tente sempre fazer de acordo com o mundo real.
Não sei que versão do max você tem por isso gravei para o 2015 e estou com o vray next o que deve dar problemas se a sua versão for mais antiga, principalmente no material do teapot pois já usei o modo novo do vray com o metalness.

Link da cena

https://we.tl/t-DLmJoUxF2e

Peguei o seu arquivo e fui renderizar pra ver como ficou com suas configurações e mesmo assim não entendo como o meu está diferente do seu sendo que não mudei nada no arquivo... Respondendo a questão de qual 3DMax eu uso, é o 2018 com v-Ray 3.60

Vou só destrinxar o comentário por que possa ser que isso ajude:

Itallo você está a usar na mesma cena uma iluminação de estudio e um daylight, se não sabe o que está a fazer é melhor fazer um arquivo para cada tipo de iluminação.
R- Quando eu separei apenas o estudio a cena ficou completamente escura.

O seu estudio está sem material nenhum e nas luzes tem uma com negativo 1000, você está a seguir algum tuto pois isso não faz sentido nenhum.
R- Essa alteração pra -1000, foi eu que coloquei por que em nenhuma das outras alterações mudava em nada ou quase pouco na nitidez da cena.

Qual o seu objectivo com a luz de estudio, pois você está tentando fazer um cromado e ele não vai ficar bem num estudio como o seu sem nada para reflectir.
R- Meu objetivo é ver apenas o material reflexivo como ele fica tratado na luz, inicialmente criei um estudio com base e costas, sem teto, mas a reflexão estava saindo escura por conta da parte superior, então fiz a superior, quando fiz isso ele estourou toda a cor e ficou dessa forma.

Obs.: Em relação ao sol, como eu poderia resolver o problema dele estar também com uma super esposição?

Configurei a temperaura pra 4000 e highlight burn pra 0,20 só não entendo por que o meu cromado não esta parecendo ferro igual a sua imagem.
Oi Itallo, tudo bem?

Quanto menos mexer nos parâmetros, melhor será, pois é para tudo dar certo com o mínimo de configurações possível.

Segue o passo a passo abaixo para ver se vai ficar igual no seu V-Ray, pois estou usando uma versão mais compatível com a sua.

1- A coisa mais importante do mundo para a iluminação de qualquer Render ficar boa é trabalhar em escala real, porque os renderizadores fisicamente corretos dependem dos objetos estarem com o tamanho igual ao da realidade.
É muito diferente colocar uma luz de 100W dentro de uma caixa de fósforos e dentro de um estádio de futebol, na primeira opção vai iluminar demais e na segunda não vai iluminar quase nada.

Você define as unidades do 3ds max acessando o menu Customize > Units Setup, assim, vai abrir uma janelinha igual a mostrada na primeira imagem em anexo.
Coloque na opção Metric e escolha Centimeters na lista, depois clique no botão System Units Setup e certifique-se que está com 1 Unit = 1.0 e Inches na lista de unidades.
Essa é melhor configuração para trabalhar com o 3ds max, pois facilita bastante as coisas porque todos os valores padrões do programa ficarão adequados.

Não mude as unidades com objetos na cena, precisa fazer numa cena zerada e vazia para evitar problemas.

2- Em seguida, crie um Plane com 400 x 400 centímetros e coloque um Teapot pequeno em cima, como mostra a segunda imagem em anexo.
Crie um material VRayMtl completamente fosco e cinza, é só colocar a cor cinza no Slot do Diffuse igual aparece na imagem.
Aplique este material cinza no Plane e no Teapot.

3- Crie uma VRayLight no mesmo lugar do Teapot e mova cerca de 200 centímetros para cima, como mostra a terceira imagem em anexo.
Configure o tamanho da área da luz para 30 x 30 cm igual aparece na imagem.

O mais importante de tudo nas luzes é configurá-las com intensidades de luzes reais, então, tem que escolher uma das unidades fotométricas disponíveis e saber os valores reais da luz que deseja simular.
A unidade mais usada é o Lumens e você encontra facilmente no Google a quantidade de Lumens que uma determinada luz emite.
No caso vamos simular uma luz de 100W, que emite 1600 Lumens, então, troque a unidade para Luminous Power (lm) e coloque 1600 no valor dela logo abaixo, como mostra a terceira imagem.

4- Agora crie a Physical Camera para poder fotografar a cena 3D, aponte a câmera para o Teapot e verifique se o Exposure Control está instalado olhando o botão do Exposure como mostra a quarta imagem em anexo.
Se estiver instalado o botão aparece desligado com o escrito Exposure Control Installed, caso contrário, é só clicar no botão para instalar.
Em seguida você pode controlar a exposição da câmera pelo valor do EV, com EV maior a foto fica mais escura e com EV menor a foto fica mais clara.
Por enquanto deixe no valor padrão 6 como aparece na imagem.

5- Renderize a cena sem mexer em nenhuma configuração do V-Ray, veja o resultado que obtive na quinta imagem em anexo, a intensidade da foto está correta e a sua tem que ficar idêntica!!!!

6- Agora vamos criar o material cromado para testar, é só pegar um VRayMtl, colocar preto no Diffuse, branco no Reflect, 0.9 no RGlossiness para ter um pouco de brilho e aumentar o IOR para algo em torno de 20, como mostra a sexta imagem em anexo.
Aplique este material no Teapot e renderize sem mudar nenhuma configuração do V-Ray.
Como pode ver no resultado do meu teste, ele reflete o fundo preto e por isso fica preto.
Se seguiu o teste até aqui a sua imagem tem que ficar idêntica!!!!

7- Para ter o que refletir no fundo usamos imagens panorâmicas HDR, pois elas dão a volta completa na cena e possuem intensidades realistas.
Você encontra muitas imagens panorâmicas HDR para download na internet, inclusive na seção Recursos > Imagens HDR aqui do site mesmo.

Se precisar está neste link: https://3d1.com.br/recursos/imagens-hdr

Para usar é bem simples, basta pegar o mapa VRayHDRI, clicar no botão com 3 pontinhos no início dele para carregar a imagem HDR que desejar, mudar para a opção Spherical no Mapping Types e depois arrastar o VRayHDRI para o Environment, como mostra a sétima imagem em anexo.
Você abre o Environment pelo menu Rendering ou teclando 8.

Pronto, agora é só renderizar novamente sem mudar nenhuma configuração do V-Ray que o resultado ficará parecido com o mostrado no meu exemplo, onde o cromado do Teapot reflete a imagem panorânica aplicada no fundo.


Se tudo der certo igual o meu exemplo, você pode trocar o Plane por um ciclorama curvo igual os usados em estúdio, pode adicionar mais uma ou duas luzes com intensidades reais para simular iluminação de 3 pontos igual nos estúdios, mas dai precisará ajustar o EV da câmera, pois quanto mais luz tiver na cena, maior tem que ser o EV para não ficar tudo branco.

Sobre a temperatura de cor que citou, ela serve para definir a cor da luz, se a temperatura for 6500 a luz vai aparecer branca, se a temperatura for menor do que 6500 a luz aparece alaranjada e se for maior do que 6500 a luz aparece azulada.

OBS: Você também pode baixar o estúdio que está na seção Recursos > Cenas Para Estudo, ele é perfeitamente compatível com a sua versão, então, se abrir a cena e mandar renderizar sem mudar nada, tem que renderizar exatamente igual a imagem de exemplo.

O estúdio está neste link: https://3d1.com.br/recursos/215/cena-de-estudio-v-ray

Se der qualquer mensagem na hora que abrir o arquivo escolha sempre o Yes ou OK.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado a todos, consegui entender os problemas indicado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707513.

Total de membros registrados: 135171

Últimos membros registrados: efraym, Morales, scvzxcvzxcvxcvz, Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf.

Usuário(s) on-line na última hora: 648, sendo 15 membro(s) e 633 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, gago, Neesaun, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Alex Bastos , Ronaldo Junior, Adalberto Rocha, renaz, Azulmodule, alej0, RAPH, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.