Oi Márcio, tudo bem?
A sua pergunta é muito interessante e será um prazer te responder.
Fiz um tutorial para você mostrando a forma mais simples e fisicamente correta de trabalhar com HDRI.
O mais importante para entender bem o sistema HDR é saber como funciona para tirar uma boa foto com câmera real, pois normalmente a HDRI é gerada a partir de fotos reais.
Na câmera real a luz entra e sensibiliza o sensor, antigamente era o filme, mas você pode estar numa cena super iluminada com sol forte ou pode estar de noite e a câmera não sabe quanta luz está entrando.
O fotógrafo tem que ajustar a exposição para determinar o quanto de luz ele quer que entre na câmera, pois se tiver muita luz na cena ele vai querer que entre pouca luz na câmera para não queimar o filme e ficar tudo branco, porém, se tiver pouca luz na cena ela vai querer que entre mais luz na câmera para a foto não sair escura.
Uma imagem HDR é montada a partir de várias fotos iguais na mesma posição, mas com exposições diferentes, então, terá uma foto escura da cena, outra um pouco mais clara, outra mais clara ainda, uma na exposição ideral, dai uma mais clara do que deveria, outra mais clara ainda e mais uma bem clara, quase toda branca.
Jutando todas estas fotos no arquivo HDR os programas conseguem interpolar entre elas e gerar todas as exposições possíveis entre a mais escura e a mais clara.
Por isso que quando divulgo imagens HDR igual fiz hoje do HDRI Haven, geralmente informo a quantidade de EVs das imagens, ou seja, quantas fotos com exposições diferentes tem no arquivo HDR e quanto mais tiver, melhor.
Imagens HDR de boa qualidade possuem pelo menos 8 EVs e EV significa Exposure Value, ou seja, valor da exposição.
Este recurso está presente nas câmeras reais e na Physical Camera do 3ds max, do V-Ray e de outros renderizadores, as vezes não como EV mas dividido em ISO, Shutter Speed e f-Stop, mas isso é outro assunto.
O importante é entender que o EV determina a exposição da foto, ou seja, se ela será mais clara ou mais escura.
Em cenas pouco iluminadas precisa usar EV bem baixo (1, 2 ou 3) para deixar entrar bastante luz na câmera e não ficar tudo preto, em cenas com sol forte ao meio dia tem que usar EV bem alto (14, 15, 16) para entrar pouca luz na câmera e não ficar tudo branco.
Portanto, para configurar corretamente uma imagem HDR você precisa primeiro estimar qual o EV padrão dela igual um fotógrafo faz quando vai fotografar uma cena.
Não precisa ser perfeito, mas não pode ter uma diferença absurda entre o EV que seria correto para determinada HDRI e o EV que está usando na sua câmera.
Se acertar isso tudo funciona automaticamente igual na realidade, mas se errar isso, mais nada dá certo.
Também é importante entender o objetivo de usar iluminação HDR, pois não é tão flexível quanto as luzes 3D, mas é a forma mais fácil e rápida de iluminar com realismo.
Com luzes 3D você pode criar a iluminação que quiser, com HDRI só pode criar uma, a da foto usada na HDRI, pois a luz será emitida de acordo com os pixels da imagem HDR.
A imagem HDR é aplicada numa esfera invisível em volta da cena e cada Pixel emitirá luz de acordo com a cor e intensidade dele, então, os Pixels do sol na foto são muito intensos e os Pixels das áreas em sombra quase não emitem luz.
Por isso que a cor da cena 3D muda tanto de acordo com a HDRI, se tiver muito verde na imagem, vai tingir a cena de verde porque estes Pixels vão emitir luz, principalmente se configurar errado deixando a HDRI mais intensa do que deveria.
O sistema HDR serve para você reproduzir a iluminação do ambiente fotografado, portanto, escolher a foto certa é o mais importante de tudo para obter o visual que deseja.
A imagem também precisa ter boa procedência, como as do HDRI Haven, que possuem alta resolução e vários EVs.
Eu usei imagens deles no teste que posterei em seguida, o endereço é este:
https://hdrihaven.com/hdris/category/?c=allQualquer dúvida sobre o que expliquei, é só falar que eu detalho melhor o ponto.
Vou postar o tutorial na próxima mensagem.
Abração e tudo de bom.
André Vieira