Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Clovis.L   São Paulo - AC
Millow   São Paulo - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC
juliokansas   João Pessoa - PB
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

brunathais   rio de janeiro - RJ
Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC

manchas

Por: woshngton  

Em: 29/06/2019 08:01

Bom dia pessoal!

Estou com dificuldades em tirar essas manchas da cabeceira.
Já troquei o modelo, as texturas, as configuraçõe sde texturas e nada resolveu.
Ficarei grato se me orientarem em como resolver.
Uso materiais v-ray.

abs
Oi Woshngton, tudo bem?

Realmente é muito estranho as manchas aparecerem apenas na cama, pois se fosse da iluminação ou da configuração do Render era para aparecer em tudo.
Parece que a cama está com o mapa Noise no Diffuse, mas você já disse que trocou os materiais e continuou assim.

Pode ser Vertex Color, acesse o Sub-Object Vertex, tecle CTRL+A para selecionar todos os vértices e procure pelo menu Vertex Properties no Modify, como mostra a imagem em anexo.
Deve estar com branco no Color e no Illumination, além do valor 100 no Alpha, igual na imagem.

Se não for isso e quiser me enviar apenas a cabeceira para analisar, eu doi uma olhada aqui e te falo qual é o problema.
Pode enviar para o meu email: [email protected]

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Uma vez aconteceu algo assim em um modelo de um caminhão que eu estava modelando e era problema de suavização do smooth. Estava cheio de manchas bem parecidos com o mapa noise. Foi no momento em que converti de editable poly para editable mesh que aconteceu o problema.
Para corrigir eu apliquei o modificador smooth por cima e converti para editable poly novamente.

Mas não sei se é esse o seu caso.
Obrigado, vou testar agora
Oi Woshngton, tudo bem?

Obrigado por ter enviado a cena para eu analisar, realmente é uma cena muito problemática e imagino que está levando uma eternidade para renderizar.

A primeira coisa que notei foi a distância da cabeceira até o centro do mundo 3D do 3ds max, ela está a mais de 100 mil unidades distante do centro, que fica no 0,0,0, como mostra a imagem 1 em anexo.
Isso causa muitos problemas loucos e estranhos, pois quanto mais distante o projeto estiver do centro do programa, maior é a taxa de erro de ponto flutuante, portanto, é muito importante centralizar o projeto no mundo do programa.
Mas não foi isso que causou as manchas.

Outro problema grave é que a cena contém mais de 5200 luzes, então, não sei como está conseguindo renderizar.

Para evitar tudo isso eu abri o meu estúdio banco, que está disponível para download na seção Cenas de Estudo aqui na 3D1.
Importei a cabeceira com o File > Import > Merge, ajustei no centro do estúdio, apliquei material cinza padrão e renderizei.

Como pode ver na imagem 2 em anexo, aparecem defeitos na superfície bem típicos de malha sobreposta.
Mas eu já tinha desagrupado tudo e deixado apenas o objeto da cabeceira.

Então, entrei no Sub-Object Element e cliquei em cima da cabeceira algumas vezes para ver se tinha mais de um Mesh no mesmo lugar e tinha, como mostra a imagem 3 em anexo.

Tem um Mesh com as Normals invertidas e outro com as Normals na posição correta, então, eu selecionei o que está com as Normals invertidas e deletei.

Depois disso, renderizei novamente e o objeto ficou correto sem os defeitos na superfície, como mostra a imagem 4 em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
hum...
agora que vi as imagens que o André postou deu para notar as várias faces sobrepostas. As imagens que você postou era quase impossível observar isso, pois estavam em resolução muito pequenas.

Faces sobrepostas é outra coisa que já me deu muito trabalho. Muitas vezes acontece das faces serem de um único objeto e grande parte separada em elementos. Isso torna muito trabalhoso quais faces devem ser deletadas e quais devem permanecer.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 19 membro(s) e 737 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., jotasoares, Victor Mendonça, Gabriel, marcelo de moraes, Felipe França , Baldo, pinart, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, Girleide, JMDesign, Adalberto Rocha, Vladis, Helgaella99, mauriciovrc, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.