Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Primo   Araçatuba-SP - SP
mdpontes   Macapá - AC
Bruno   Rio de Janeiro - RJ
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

betoboo   Rio de Janeiro
leon Klinke   Bauru - SP

Dúvida sobre iluminação real

Por: Anderson Miguel  

Em: 07/08/2019 12:29

Olá pessoal, uma dúvida aqui, eu configurei o 3ds max nas unidades do sistema em polegadas e no display em Centímetros, porem eu queria colocar uma luz na minha cena baseado em um catálogo de iluminação da empresa interlight, com um modelo de luz aqui ( Luminária de embutir com difusor de acrílico ) temperatura de cor 4000k, 56w, 3600 lumens, e a minha dúvida é, se eu ajustar no 3ds max esses mesmos valores, eu consigo a luz exatamente como é na realidade, ou eu teria que fazer alguma compensação de valores pelo foto da unidade do sistema estar em polegada e o display em centímetros ? vlw galera... estou usando o 3ds max 2016 e renderizando com o vray 3.4


mantenha o units setup assim.
Caso a intensidade de iluminação da luz artificial não for adequado para o ambiente, em uma situação em que o ambiente esteja conforme a escala real, faça o controle dessa intensidade pelo controle de exposição.
Oi Anderson, tudo bem?

Como o New disse, se estiver em escala real tudo vai funcionar perfeitamente, mas na escala física da iluminação e não necessariamente no visual, pois o visual é uma foto e a claridade pode ser alterada através do controle de exposição da câmera.

Para fazer um estudo mais técnico da intensidade luminosa que vai incidir sobre as superfícies da cena é necessário usar o Light Analysis, que existe faz tempo no 3ds max, mas está inutilizado desde a versão 2017 porque dependia do Mental Ray.

A única forma de fazer Light Analysis no 3ds max atualmente é com o V-Ray, você pode ter mais informações neste artigo da Chaos: https://www.chaosgroup.com/blog/how-to-set-up-lighting-analysis-in-v-ray-next

Certamente é muito mais fácil iluminar com realismo usando valores de luzes reais, além disso, assim que pegar o jeito conseguirá configurar a luz de qualquer Render, mesmo que nunca tenha usado ele.

Porém, com os valores você vai conseguir simular apenas a cor e a intensidade luminosa da luz, para ficar perfeito ainda falta a distribuição da iluminação, que varia conforme a lâmpada e a luminária dela.

Para simular a distribuição precisa do arquivo IES que reproduz a luz com a luminária.
As vezes faz muita diferença nas variações de intensidade devido ao refletor da luminária e dos anteparos que por ventura fiquem na frente da fonte luminosa.

Se não busca a precisão exata na distribuição, pode usar um IES de qualquer luz embutida similar a que está querendo simular e aplicar os valores que citou.

A configuração da VRayLight com as informações que passou será igual a da imagem em anexo, dai falta definir a forma dela no Type e o tamanho no Length e Width.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado New e André pela força que me deram... me ajudaram bastante... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707686.

Total de membros registrados: 135291

Últimos membros registrados: Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected], piry hustiles, William76931, vdsambua, hartinhall.

Usuário(s) on-line na última hora: 515, sendo 15 membro(s) e 500 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, look, Anacelina, mastermax, Paulo Rodrigues Lima, Moura, Ronaldo Junior, Gabriel.C, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, lexmonteiro2, Le_Andro, Jorge Henrique, Hot, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.