Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Noemi   Marília - AC
EvandroGP   Paraná - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Lucas Rafael   Parana - PR

Portfólios Ver Mais

humbertovasconcelos duar   Porto Seguro- Ba- Brasil - BA
Italocb   Goiania
kai   São Paulo - SP
melon3d   Porto Alegre

Dúvidas sobre VrayenvironmentFog

Por: Anderson Miguel  

Em: 14/08/2019 13:29

Olá Pessoal, eu estou tendo muita dificuldade em fazer esse efeito da luz do sol entrando pelas aberturas da janela... já vi um monte de vídeos aula, vi também a aula do Cleber Machado, mas pra mim nada esta dando certo... eu estou mandando a  imagem do efeito que eu estou tentando fazer... esse efeito no original, ele foi feito com o Volume Light e o render, se eu não me engano é o Scanline... mas eu queria criar esse mesmo efeito, usando o Vray com esse recurso do VrayenvironmentFog... Até pq eu acho que o efeito de Volume Light não funciona com vray, é isso ? eu acho que não funciona...eu tentei dessa maneira também, de usar o Volume light com o Vray, mas tambem não deu em nada... estou usando o 3dsmax 2016 e o Vray 3.4
 muito obrigado e até mais... 
Bom, se vc tá tentando e não tá conseguindo sugiro colocar no Photoshop. Faz uns retangulos brancos na direção da luz, usa um desfoque glaussiano e coloca a camada em modo soft ligth. Ou procura por mais tutoriais de "volume ligth". Boa sorte!
Oi Anderson, tudo bem?

Na verdade é bem simples criar este efeito no V-Ray, mas antes de tudo precisa criar uma boa iluminação, pois só vai funcionar direito com a iluminação certa.

Segue o meu exemplo:

1- Criei uma cena bem simples com um Box, fazendo uma abertura na laterial e aplicando o Shell para criar espessura e formar a sala.
Também criei um retângulo com linhas no meio formando uma grade e coloquei na janela, dai liguei o Enable in Rendering e Enable in Viewport dentro do menu Rendering da Spline para gerar a espessura das linhas.
Ainda coloquei uma Physical Camera com 9 EV de Exposure.

Por fim, criei um Daylight colocando o VRaySun como Sol e desabilitando a Skylight, modifiquei o horário dele para as 8 da manhã e apontei para a janela girando o Compass.
Ou seja, uma iluminação totalmente padrão para imagens diurnas.
Renderizei com as configurações padrões do V-Ray, apenas adicionei o Denoiser, e o resultado está na primeira imagem em anexo.

2- Depois que a imagem estava com a iluminação correta eu apliquei o VRayEnvironmentFog, no menu Atmosphere da janela Environment, e renderizei com as configurações padrões.
O resultado está na segunda imagem em anexo.
Criou o efeito perfeitamente, mas todo o resto ficou escuro porque o Fog não está gerando GI e também está muito denso.

3- Portanto, para gerar GI eu habilitei a opção Scatter GI, também coloquei 3 no Scatter Bounces para o GI fazer 3 rebatimentos dos raios de luz e ajudar a iluminar o interior, como mostra a última imagem em anexo.
Para diminuir a densidade do Fog e não ficar tudo escuro eu aumentei o valor do Fog Distance, quanto maior o valor, mais suave fica o efeito do Fog, então, usei 2500 e o resultado está na última imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado Max e André pelas dicas... sobre a sua resposta André, eu tentei seguir as dicas aqui que vc deu, e ainda não está funcionando... eu até tentei fechar toda a parede de traz da escada só pra fazer um teste, mas deu a mesma coisa, a imagem fica inteira cheia de ruido e não aparece o efeito, conforme a imagem que eu estou postando... pq será que está acontecendo isso ?
Se eu não me engano, essa cena era de um tutorial do antigo site escutopintura.
olá New... não sei te falar da onde era... eu sei que eu achei esse tutorial não sei da onde rs, ai resolvi fazer o passo a passo mais pra treinar... mas realmente esse exercício é de um método bem antigo, devido as técnicas que ele sou para criar a cena... André, só agora que eu visualizei o seu email, vou fazer aquelas correções que vc me passou por lá ver se da certo.. depois eu te falo se resolveu ou não... mas as coisas que vc falou lá no email fazem sentido...muito obrigado pro me responder.. ;)
Oi Anderson, tudo bem?

O maior problema que vi na sua cena para gerar o efeito foi a falta das paredes atrás da câmera e na abertura da escada, o Fog são partículas em suspensão na atmosfera e a luz reflete nelas formando o facho visível, então, se tem luz vindo de todos os lados o Fog se forma na cena toda.
Apenas a luz vinda das janelas que precisa atingir o Fog para formar o facho, por isso que logo que coloca ele na cena sem configurar nada fica tudo escuro e aparece somente o facho.

Ainda tem outro problema grave que vai impedir o Fog de aparecer mesmo que feche as paredes, é o valor altíssimo que colocou no Fog Distance, pois quanto maior o valor, mais leve será o efeito de Fog, então, com um valor tão alto ele ficará invisível.

Arrumando estas duas coisas o Fog deve aparecer nas janelas como deseja, mas é capaz de também aparecer um pouco no resto da cena porque tem duas luzes no teto que vão iluminar o Fog contido no ambiente, portanto, acho melhor desligar estas duas luzes para os testes.

Por fim, eu sugiro que troque todos os materiais da cena, pois são materiais Standard para o Scanline e tem um Autodesk Material, estes materiais são renderizados pelo V-Ray, mas não apresentam um resultado fisicamente correto.
O material Standard, por exemplo, não respeita a lei da termodinâmica que impede um objeto de emitir mais luz do que recebe, então, todos os materiais Standard ficam parecendo auto-iluminados e emitem GI na cena.
Aplique um material cinza fosco em tudo que vai ficar melhor.

OBS: É muito importante desligar o ajuste que está no Exposure do Frame Buffer do V-Ray e ajustar o EV no Exposure Control, já que está com a câmera Standard na cena.
O Exposure do Frame Buffer da cena está configurado com -5 de exposição, que é absurdo, e quando colocar no zero a imagem ficará completamente branca, por isso que precisa subir o valor do EV para acertar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
entendi André... muito obrigado pelas dicas... vou fazer os testes aqui...uma pequena dúvida, quando vc usa o Vray, vc obrigatoriamente precisa usar o VrayenvironmentFog ? ou eu posso usar também o Volume Lighit ?
Oi Anderson, tudo bem?

Sempre que o V-Ray tiver um recurso equivalente a um recurso nativo do 3ds max, é melhor usar o recurso do V-Ray, pois no mínimo vai renderizar mais rápido, mas normalmente o resultado também é mais realista.

Eu nunca tinha tentado renderizar com o Volume Light do Max nas versões atuais do V-Ray, apenas há muitos anos atrás no v-Ray 1.5 e ele aceitava naquela época.
Então, tentei renderizar agora no V-Ray 3.5 e ele também aceitou tanto o Volume Light como o Volume Fog, mas o Volume Light não produziu o efeito e o Volume Fog ficou feio.

O VRayEnvironmentFog é um recurso fisicamente correto e o do Max não, então, é bem melhor usar o VRayEnvironmentFog mesmo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado André pela dica... vou focar apenas nas coisas do Vray... um grande abraço e té mais... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1170, sendo 24 membro(s) e 1146 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Anderson Miguel, Geraldo Nunes, pinart, Osvaldo Arquiteto, ThaisLumi, Willmitnick, cretz, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Abilio, magster, Eng Damasceno, Starter, gago, Daniel Monteiro, Sergio1987, Baldo, Fabio Catelleno, emersonforentin, JMDesign, Adalberto Batista, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.