Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jhou   piracicaba
seiya006   Rio de Janeiro - AC
Millow   São Paulo - AC
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

SONIC   Piedade-SP - PR
Jrsoares   Brasília - DF
castro   são paulo
Marcastle   Santa Catarina/Pomerode

Qualidade no Render Final V-Ray

Por: regi20  

Em: 22/09/2019 12:40

Oi pessoal
Estou me familiarizando com o V-Ray, que começei a usar agora. To fazendo diversos teste de render. Tava dando tudo certo, até qdo mexi em algumas configurações dentro do render setup, que resultou no seguinte: Quando renderizo uma imagem final o acabamento começou a ficar todo pontilhado igual a primeira imagem. Entretanto quando renderizo só um pedaço da imagem, fica perfeito naquele trecho, mesmo sem alterar configuração nenhuma, conforme a segunda imagem, quando eu fiz um render só na área central. Como pode acontecer isso?? o que será que eu fiz de errado?
Acho que o senhor mudo do modo Bucket para o Progressive e deixou pouco tempo para renderizar a cena. O modo Bucket é o melhor, mas o Progressive também tem sua utilidade. Para obter um bom resultado com o modo Progressive é só aumentar o tempo de render, ou colocar pra 0, colocando nesse valor o render vai renderizar por um tempo indeterminado até atingir o menor valor de Noise , que vem por padrão 0,005 no modo Progressive. Ou simplesmente mude para o modo Bucket, que é muito bom para mostrar um resultado final, quando você já sabe o que vai obter, mas vai demorar bastante até mostrar esse resultado, pois o render vai ficar borrado até terminar o render, ao contrário do Progressive. O Progressive é muito bom para mostrar uma prévia cheia de Noise do seu trabalho, quase que em tempo real, mas mesmo assim é muito útil. Mas o Progressive também é utilizado para o render final, pois você escolhe quanto tempo o render vai ficar renderizando, mesmo com o resultado final às vezes cheio de Noise, é só aplicar o Denoiser. O senhor também pode aplicar o Denoiser no modo Bucket. Eu utilizo o modo Progressive em quase todos os meus trabalhos, pois com a chegada do Denoiser esse modo ficou bem mais útil do que antes, às vezes até se sobressai em relação ao Bucket
artstation.com/pou556

A primeira imagem mostra onde obter o Denoiser, é clicar em Add e procurar por VrayDenoiser

A segunda mostra onde alternar entre Bucket e o Progressive

artstation.com/pou556
Oi Pablo
Acertou em cheio. Era isso mesmo,  voltei para o bucket e ainda adicionei o VRay denoiser. A renderização demorou um pouquinho mais, porém a imagem ficou perfeita.
Valeu ! Brigadãoo!
Qualquer coisa é só perguntar. Mas eu recomendo o Bucket só pra renderização final, durante o trabalho eu sugiro usar o Progressive ou modo o IPR. As vezes dá até pra renderizar a final com o Progressive.
artstation.com/pou556
tu pode continuar a usar o modo progressive.
Daí é só tu deixar o valor de  Render time (min) em 0,0.

isso irá fazer com que a renderização no progressive prossiga sem a limitação de tempo que estaria estabelecida no parâmetro Render time (min). Nisso o tempo de renderização dependerá dos materiais, efeitos, resolução e configuração de noise threshold.

 
Oi Regi, tudo bem?

Se quiser você pode controlar o tempo e a qualidade do Render apenas ajustando o valor do Noise Threshold no modo Progressive.

Também conseguirá visualizar tudo mais rápido baixando o valor do Max Subdivisions, pode usar 8 ou 16 por exemplo.

Dai você zera o Render Time e aumenta o Noise Threshold para renderizar rápido, pode ser 0.1 ou 0.01 por exemplo, porém, como sempre tem que aplicar o Denoiser, no final fica meio borrado pela ação do Denoiser em vez de ficar com Noise.

Então, agora é só diminuir o valor do Noise Threshold até chegar na qualidade que você deseja, isso depende dos materiais da cena, mas em pouco tempo você pega prática.
Materiais com reflexo e refração borrada exigem Noise Threshold menor para suavizar bem, se não tem estes materiais poderá usar valores mais altos para não perder tempo.

Pegando o jeito disso não precisa aprender mais nada de configuração de render, será sempre assim!!!
Dai precisa estudar bem as luzes e os materiais dele para ficar fera igual era no Mental Ray.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Agradeço à todos pela colaboração. Realmente já to ficando familiarizado com o V-Ray, bem mais rápido mesmo.
Vale a pena.
Bom pessoal, recentimente migrei do 3dsmax 2009 para o 3dsmax 2016 e começou esse problema num de meus projetos, olha revirei os forum e me lembrei de passar no 3d1, e nesse tópico vocês me audaram a resolver o problema que era justamente esse granulado no render.
Fiz de tudo para resolver e não conseguia, antes no max 2009 e vray 1.5 era muito fácil o config tanto que demorei a migrar para uma nova versão mais atual. E quando mudei agora apanhei para render uma imagem com qualidade. Minha config era a seguinte: adaptive subdivision/ Catmrum / enviroment on / Renrard / imagem não lembro o restante - light cache / bucket mode / o render em top-botton e tirava o log view. e fica a imagem top.

Obrigado pela solução do problema e a ajuda. Valeu.
Atholon 64 Bit´s 3200 1G de Ram

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 747, sendo 24 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, jotasoares, Tomas, Victor Mendonça, Gabriel, marcelo de moraes, Nuno, Reinaldo Silva, Baldo, pinart, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, Girleide, Celso Borttoloto, JMDesign, Adalberto Rocha, Le_Andro, Vladis, Henrique Ribeiro, Helgaella99, mauriciovrc, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.