Oi Helton, tudo bem?
Tem diversas formas de criar aplicações interativas em 3D, cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Os VRs simulados, como o exemplo do Blaze 3D mostrado no site essa semana, ou como os Movies em QuickTime VR, são muito bonitos porque permitem efeitos modernos de iluminação e materiais, só que são super limitados, você só pode rodar um objeto de todos os lados, ou ver um ambiente em 360 graus, mas não pode realmente passear pelo ambiente.
Em sistemas mais robustos, que permitem criar praticamente um jogo, onde o cliente pode passear pelo ambiente e até mover coisas, a interatividade é imensa, mas a qualidade gráfica é menor.
Porque netes sistemas o render é feito em tempo real, então, tem que ter tudo preparado já, como bake de texturas, pois não vai dar para fazer raytrace em tempo real.
Agora, estes outros aplicativos que oferecem maior qualidade não são 3D de verdade, você renderiza imagens realísticas de todas as posições possíveis e o programa monta de forma a mostrar a imagem certa de acordo com a posição que o cliente colocar o objeto, por isso tem essa qualidade de render 3D.
Entende a diferença.
Tem que ver qual é o seu objetivo, melhor interatividade e menor qualidade, ou melhor qualidade e menor interatividade.
Se é qualidade, então o QuickTime VR é uma ótima opção, se é interatividade, o Director com ShockWave é uma ótima opção.
Abraços