V-RAY QUALIDADE DE RENDERS

Por: Massaranduba  

Em: 06/11/2019 19:23

    Boa noite a todos....

    Após 11 anos de MentalRay venho começar a aprender o V-RAY agora.
    Estou estudando vários videos a respeito do assunto, não mudou muito em relação aos materiais ou luzes no Mental achei tranquilo.
    Mas a configuração de Render e bem diferente em alguns aspectos, alguns termos são comparevéis.
    Cada pessoa possui um preset pessoal ate onde entendo de 3d, no Mental com 3 cliques conseguia fazer a
    pre-setagem de Rascunho para alta qualidade sem precisar ficar mexendo nas configurações gerais.
    Se puderem me passar algum tutorial ou video para me aprofundar nessa parte de Qualidade de Render agradeceria.

    Desde Já
    Muito Obrigado
    Boas Massaranduba, desde algumas versões atrás o vray se controla praticamente com um parâmetro, diga qual versão do vray que está a utilizar.
    De qualquer das formas este canal tem muita informação excelente sobre o vray e Corona.

    https://www.youtube.com/channel/UCBma_LcjGyD6EEZFoV9ZnsQ
    Boas Fernando..
    Estou a usar V-RAY Next Update 1.2 em uma maquina,  em outro PC tenho o Vray 3.6.
    Possui muita diferença ?
    Nao tem muita diferença do 3.6 para o Next não. Mas eu recomendo o Next, é mais rapido para renderizar. O meu recurso favorito do Vray é o Denoiser, simplesmente incrivel.
    artstation.com/pou556
    Paulo Fernando:
    Nao tem muita diferença do 3.6 para o Next não. Mas eu recomendo o Next, é mais rapido para renderizar. O meu recurso favorito do Vray é o Denoiser, simplesmente incrivel.
    Estava testando  as opções no  Image Sampler : Modo progressive e Bucket
    Vou testar  o Vray Denoiser.
    Oi Massaranduba, tudo bem?

    Como o Fernando disse, você controla a qualidade do V-Ray apenas pelo Noise Threshold. (Noise Limit no GPU)

    O problema dos vários tipos diferentes de configurações do V-Ray que você encontra pela internet é porque o V-Ray é um Render antigo igual o Mental Ray era.
    Lembre do início do Mental Ray, a gente configurava tudo com Photons, depois o painel dos Photons se tornou inútil e estava lá apenas por compatibilidade, pois a gente configurava só o Diffuse Bounces do FG.
    O mesmo aconteceu com o V-Ray, tem várias coisas nele que estão lá apenas por compatibilidade, pois se tornaram obsoletas.

    Igual o Mental Ray, o V-Ray oferece vários métodos de renderização, no Mental Ray estes métodos estavam espalhado pela interface, mas no V-Ray fica tudo na mesma lista, então, dependendo do método que escolher as configurações serão diferentes.
    Antigamente usava Irradiance Map e Light Cache com Bucket Render (quadradinhos renderizando), depois passaram a usar Brute Force e Light Cache com Progressive Render (render granulado e vai melhorando).
    Atualmente quem tem placa de vídeo boa usa o V-Ray Next GPU, que é mais veloz ainda.

    Tanto no sistema de Brute Force com Light Cache como no sistema por GPU você tem os parâmetros de tempo e Noise.
    Normalmente você zera o tempo e aumenta o Noise para as renderizações de teste, dai ficará granulado, na renderização final é só diminuir o Noise.
    Mas também é bom reduzir o Subdivisions porque o valor padrão 100 é alto, pode colocar 8, 12, 16, 24, conforme a necessidade, quando estiver muito pequeno vai causar manchas igual acontecia no Mental Ray com FG muito baixo.

    O Subdivision é igual ao FG Rays do Mental Ray.

    A primeira imagem em anexo é só para te dar uma idéia de configuração.

    Como o Paulo disse, sempre precisa aplicar o Denoiser, pois ele permite que renderize com Noise maior sem granular, agilizando bastante o tempo de Render.
    O Denoiser fica na aba Render Elements, clicando no Add. É só ele aparecer no quadro do Render Elements e pronto, você verá o efeito durante a renderização.

    A segunda imagem em anexo mostra o Denoiser no Render Elements.

    OBS: Vale lembrar que o V-Ray é rápido o suficiente para te mostrar o resultado quase em tempo real na Viewport, porém, levemente granulado, então, isso facilita muito o ajuste das luzes e materiais da cena.
    Pesquise sobre o modo IPR do V-Ray, que é essa renderização Real-Time no Frame Buffer ou mesmo na própria Viewport.

    Abração e tudo de bom.

    André Vieira
    Grande mestre Andre muito obrigado pela ajuda, vou colocar em pratica suas observações.

    Muito obrigado pela atenção

    Alexandre

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