Oi Massaranduba, tudo bem?
Como o Fernando disse, você controla a qualidade do V-Ray apenas pelo Noise Threshold. (Noise Limit no GPU)
O problema dos vários tipos diferentes de configurações do V-Ray que você encontra pela internet é porque o V-Ray é um Render antigo igual o Mental Ray era.
Lembre do início do Mental Ray, a gente configurava tudo com Photons, depois o painel dos Photons se tornou inútil e estava lá apenas por compatibilidade, pois a gente configurava só o Diffuse Bounces do FG.
O mesmo aconteceu com o V-Ray, tem várias coisas nele que estão lá apenas por compatibilidade, pois se tornaram obsoletas.
Igual o Mental Ray, o V-Ray oferece vários métodos de renderização, no Mental Ray estes métodos estavam espalhado pela interface, mas no V-Ray fica tudo na mesma lista, então, dependendo do método que escolher as configurações serão diferentes.
Antigamente usava Irradiance Map e Light Cache com Bucket Render (quadradinhos renderizando), depois passaram a usar Brute Force e Light Cache com Progressive Render (render granulado e vai melhorando).
Atualmente quem tem placa de vídeo boa usa o V-Ray Next GPU, que é mais veloz ainda.
Tanto no sistema de Brute Force com Light Cache como no sistema por GPU você tem os parâmetros de tempo e Noise.
Normalmente você zera o tempo e aumenta o Noise para as renderizações de teste, dai ficará granulado, na renderização final é só diminuir o Noise.
Mas também é bom reduzir o Subdivisions porque o valor padrão 100 é alto, pode colocar 8, 12, 16, 24, conforme a necessidade, quando estiver muito pequeno vai causar manchas igual acontecia no Mental Ray com FG muito baixo.
O Subdivision é igual ao FG Rays do Mental Ray.
A primeira imagem em anexo é só para te dar uma idéia de configuração.
Como o Paulo disse, sempre precisa aplicar o Denoiser, pois ele permite que renderize com Noise maior sem granular, agilizando bastante o tempo de Render.
O Denoiser fica na aba Render Elements, clicando no Add. É só ele aparecer no quadro do Render Elements e pronto, você verá o efeito durante a renderização.
A segunda imagem em anexo mostra o Denoiser no Render Elements.
OBS: Vale lembrar que o V-Ray é rápido o suficiente para te mostrar o resultado quase em tempo real na Viewport, porém, levemente granulado, então, isso facilita muito o ajuste das luzes e materiais da cena.
Pesquise sobre o modo IPR do V-Ray, que é essa renderização Real-Time no Frame Buffer ou mesmo na própria Viewport.
Abração e tudo de bom.
André Vieira