Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA
Eddy   Toledo - Paraná - PR
Inverno   Jandira SP
gustavo_pch   Algum Lugar

Portfólios Ver Mais

marcomaquetes   Santos, SP - SP
Pavanijjb   Rio Verde Goiás - GO
JACKEI   Manaus - AM
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN

Presets para Renderizar no V-Ray Next

Por: regi20  

Em: 13/12/2019 15:21

Oi pessoal
Gostaria de saber se alguem tem um roteiro para eu criar uns 3 tipos de presets para eu configurar no Render do V-Ray Next. De tal forma que, um eu use para rascunhos (render rápidos), outro para um render intermediário e o terceiro para Render Final de entrega. Tá muito complicado eu ficar configurando tudo de novo em cada cena nova. Agradeço a quem puder ajudar.
Na imagem mostra onde vc pode salvar ou dar load num preset já feito.
Oi Regi, tudo bem?

Não existe um Preset que fique bom e seja eficiente para qualquer tipo de cena, por isso que ninguém usa Presets.

Se fosse apenas iluminar aplicando material cinza fosco em tudo, daria para fazer um Preset genérico, mas com materiais juntos não serve, pois cada tipo de material exige mais ou menos Samples para ficar suave.
Por exemplo, um material fosco não gasta quase nada para renderizar, mas um material com reflexo borrado como aço escovado gasta muito.
Portanto, se a cena tiver aço escovado vai precisar de mais Samples e consequentemente de mais tempo para renderizar com suavidade.
Mas a mesma cena sem o metal escovado poderia renderizar com muito menos Samples e mais rápido.

Acredite no que vou te falar, já usei profissionalmente 4 renderizadores e estudei uns 7 ou 8.

Se está sentindo dificuldade em configurar o Render em si, esquece Presets e outros parâmetros, deixa tudo com as configurações padrões do V-Ray e usa o tempo de Render como parâmetro para definir a qualidade.

Só para não perder muito tempo, baixe para 64 ou 32 o Max Subdivisions, isso ainda é alto para materiais simples, mas assim vai funcionar bem em qualquer cena.
Dai você controla apenas o tempo no Render Time, coloca 1 minuto para Preview e 10 para imagem final, se a imagem final ficar ruim com 10 é só aumentar.

É muito importante aplicar o VRayDenoiser no Render Elements como mostra a imagem em anexo, ele que vai ajudar a suavizar a renderização.

O resto depende da iluminação que você criar e dos materiais que configurar, você vai perceber nitidamente os materiais que precisam de mais Samples, pois ficarão pontilhados, com ruído (noise).

Ainda tem vários outros recursos que podem agilizar a configuração da cena, por exemplo, o Render Region para renderizar apenas uma área da imagem e o modo IPR para renderização interativa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André , pela dica!! Não vou mais perder tempo configurando esse monte de parâmetros do V-Ray. Assim fica bem mais fácil! Vou fazer uns testes , se houver algum problema eu posto aqui. 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707513.

Total de membros registrados: 135171

Últimos membros registrados: efraym, Morales, scvzxcvzxcvxcvz, Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf.

Usuário(s) on-line na última hora: 652, sendo 15 membro(s) e 637 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, gago, Neesaun, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, efraym, Alex Bastos , Adalberto Rocha, renaz, Azulmodule, alej0, RAPH, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.