Oi Regi, tudo bem?
A forma mais fácil e prática de iluminar cenas externas com realismo é usando HDRI, porém, não é qualquer HDRI que ficará bom, pois precisa ter alta resolução e boa qualidade nas diversas exposições.
As imagens do site HDRI Haven servem para isso:
https://hdrihaven.com/hdris/Basicamente é só carregar a imagem no mapa VRayHDRI e depois aplicar no Slot Texture da Dome Light, como mostra a imagem em anexo.
Entretanto, cada HDRI vai proporcionar uma iluminação diferente e não dá para mudar, o máximo que pode fazer é girar o céu para mudar a posição do sol.
Então, se aplicar uma imagem de céu nublado a cena ficará com sombras bem suaves, mas se aplicar uma imagem de céu aberto com sol forte, vai gerar sombras definidas se a imagem tiver boa resolução.
Para usar o VaySun junto com HDRI tem que configurar com cuidado para não criar as sombras de dois sóis na cena, porque precisa alinhar o VRaySun com o sol da imagem HDR e o ideal mesmo é apagar o sol da imagem HDR, então, dá trabalho, é mais fácil usar apenas HDRI com boa qualidade e resolução ou usar Sun e Sky sem céu para adicionar na pós como o Fernando indicou.
Este tutorial do Fernando Cunha ensina a iluminar com HDRI e mostra como fica bem realista:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-natural-com-hdri-no-v-rayAbração e tudo de bom.
André Vieira