Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Emerson3D   Osasco - AC
dpi3d   Recife - PE
elisalage   italia - Internacional
Millow   São Paulo - AC
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

sosmonster   são paulo - SP
Renato   tucurui
Armando   Angola - AC
Street360   Brasil - SP

Duvida sobre o Enviroment

Por: regi20  

Em: 26/12/2019 22:43

Oi pessoal! Fiz um render externo no V-Ray , colocando um céu azul diurno no background através do environment do 3DS. Na viewport o céu aparece na cor certa, mas no render, ficou muito escuro, parecendo um céu noturno. A cena está iluminada pelo V-RaySun. Alguém sabe como soluciono isso? 
Oi Regi. Então, apertando f8 vai aparecer onde está seu enviroment ( Não entendi se vc usou HDRI e deixou visivel na viewport ), vc pode arrastar esse eviroment pra menu de materiais e vc pode aumentar os valores normalmente, inclusive é interessante vc desligar o sol até ajustar seu eviroment pra cena ficar clara como vc quer ( como num dia nublado ), só depois vc liga o sol que complementa sem afetar muito a claridade geral da cena.
Mas outra maneira muito mais fácil é vc apenas mudar o valor de exposure da sua câmera, pois assim vc pode ter varias cameras, internas e externas, sem precisar regular a iluminação pra cada cena, algo mais proximo da vida real e de como os fotografos agem ( não controlam iluminação, apenas a entrada de luz na câmera ).
Boas Regi, o melhor é você colocar o céu na pós, eu quando ilumino com sun & sky, deixo o céu preto no environment e coloco o sky no override do vray, assim ele só serve para a iluminação e evita problemas na hora de colocar o céu que precisa, grave também o alpha no vray frame buffer que vai servir de máscara no photoshop 
Se iluminar com hdri e se ele tiver boa qualidade eu por vezes deixo o próprio hdri como fundo.

Tem aqui um tuto meu que fiz para uma colega da 3d1 explicando como iluminar com hdri.

https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-natural-com-hdri-no-v-ray
Max, eu coloquei um céu HDRI no environment, por consequencia ele desabilitou o V-RaySky, que estava ali antes. Pelo que entendi,vendo alguns videos na internet, o V-ray sun é vinculado ao V-RaySky, e como ele não existe mais, só a cena fica iluminada e o HDRI que eu coloquei não recebe iluminação do V-RaySun. Então não adianta aumentar a intensidade do V-Raysun, ele estoura a iluminação da cena e nem afeta o céu HDRI. Complicadinho isso em!!
Com relação a orientação do Fernando, to vendo que não vai ser possivel fazer um céu legal sem ser, através da pós.  Tentei tbm eliminar o V-RaySun e o V-RaySky e deixei a cena iluminada somente com HDRI aplicado no maps da Dome Light e no Environment do Background, mas a iluminação ficou estranha e sem sombras (o cast shadows da Domelight está habilitado). Segue as cenas abaixo. Dai dá pra observar que a cena que está com V-Ray Sun, a iluminação é muito superior e bem mais iluminada.

Com Sun e sky, se vc clicar no item "specify sun mode" da aba da sua sky ( enviroment ) vai poder controlar os valores de enviroment idependentes do seu sun, aí é como já disse, regula o eviroment até a cena ficar clara e só depois vc liga o sol.

É possivel também usar o sun normal e um HDRI apenas como enviroment, pois assim vc teria um fundo, como vc quer, e um controle maior do sol, mas aí vc tem que ter o cuidado pra direção do sol estar alinhada com a direção do HDRI, senão fica estranho. Vc regularia a itensidade do seu fundo HDRI na aba de mapas nesse mesmo HDRI, na aba parametrs tem o "Overall multi", onde vc controlaria o valor de itensidade.
E aí, brother, beleza?
talvez esses dois tutoriais que eu fiz possa lhe ajudar um pouco sobre environment e vray sun and sky:
https://www.youtube.com/watch?v=5r2yFIdeclU&feature=emb_logo
e
https://3d1.com.br/tutoriais/3ds-max-plug-ins/tutorial/vray-sun-e-vray-sky

mas como o Fernando já havia dito, é mais fácil tu adicionar a imagem de fundo na pós produção, pois tu terá um melhor controle e sem necessitar de ficar renderizando de novo.


Oi Regi, tudo bem?

A forma mais fácil e prática de iluminar cenas externas com realismo é usando HDRI, porém, não é qualquer HDRI que ficará bom, pois precisa ter alta resolução e boa qualidade nas diversas exposições.

As imagens do site HDRI Haven servem para isso: https://hdrihaven.com/hdris/

Basicamente é só carregar a imagem no mapa VRayHDRI e depois aplicar no Slot Texture da Dome Light, como mostra a imagem em anexo.

Entretanto, cada HDRI vai proporcionar uma iluminação diferente e não dá para mudar, o máximo que pode fazer é girar o céu para mudar a posição do sol.

Então, se aplicar uma imagem de céu nublado a cena ficará com sombras bem suaves, mas se aplicar uma imagem de céu aberto com sol forte, vai gerar sombras definidas se a imagem tiver boa resolução.

Para usar o VaySun junto com HDRI tem que configurar com cuidado para não criar as sombras de dois sóis na cena, porque precisa alinhar o VRaySun com o sol da imagem HDR e o ideal mesmo é apagar o sol da imagem HDR, então, dá trabalho, é mais fácil usar apenas HDRI com boa qualidade e resolução ou usar Sun e Sky sem céu para adicionar na pós como o Fernando indicou.

Este tutorial do Fernando Cunha ensina a iluminar com HDRI e mostra como fica bem realista: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-natural-com-hdri-no-v-ray

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi pessoal!! Valeu pela dicas de todos aí ! Realmente, o que mais deu certo, foi iluminar a cena somente com um bom HDRI na dome light. 
Obrigado a todos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138186

Últimos membros registrados: STUDIO DI, Zizou1986, Andrey Menegaz, ansopbar, Wmartiniart , Guedes_1986, Cuc43D, Lu_Skinha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1296, sendo 24 membro(s) e 1272 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ale Marques, Felipe Duarte, Jorge Henrique, Alessandro.Marcos, Bruno, ale.bs1, Gabriel.C, Fabio Amorim, Eber.Silva, Ricardo Paranhos, Pedro Juliato, Fabrício, Luana Chen, Nuno, Ronaldo, Eduardo Ramos, Paulo Rodrigues Lima, Henrique Ribeiro, renaz, Joao Barreto, Renatto, Frederico Wagner N. R., Thiago Couto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.