Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Kayman   Parana - AC
mixel.amorim   João Pessoa - PB
juliano.henrique   São Paulo - SP
An3dre   Araras / SP - SP
Vynycius   Petrópolis

Portfólios Ver Mais

cobaia   são paulo - SP
ezequielnc   Belo Horizonte - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
jamir   Ananindeua - PA

Duvida sobre o Enviroment

Por: regi20  

Em: 26/12/2019 22:43

Oi pessoal! Fiz um render externo no V-Ray , colocando um céu azul diurno no background através do environment do 3DS. Na viewport o céu aparece na cor certa, mas no render, ficou muito escuro, parecendo um céu noturno. A cena está iluminada pelo V-RaySun. Alguém sabe como soluciono isso? 
Oi Regi. Então, apertando f8 vai aparecer onde está seu enviroment ( Não entendi se vc usou HDRI e deixou visivel na viewport ), vc pode arrastar esse eviroment pra menu de materiais e vc pode aumentar os valores normalmente, inclusive é interessante vc desligar o sol até ajustar seu eviroment pra cena ficar clara como vc quer ( como num dia nublado ), só depois vc liga o sol que complementa sem afetar muito a claridade geral da cena.
Mas outra maneira muito mais fácil é vc apenas mudar o valor de exposure da sua câmera, pois assim vc pode ter varias cameras, internas e externas, sem precisar regular a iluminação pra cada cena, algo mais proximo da vida real e de como os fotografos agem ( não controlam iluminação, apenas a entrada de luz na câmera ).
Boas Regi, o melhor é você colocar o céu na pós, eu quando ilumino com sun & sky, deixo o céu preto no environment e coloco o sky no override do vray, assim ele só serve para a iluminação e evita problemas na hora de colocar o céu que precisa, grave também o alpha no vray frame buffer que vai servir de máscara no photoshop 
Se iluminar com hdri e se ele tiver boa qualidade eu por vezes deixo o próprio hdri como fundo.

Tem aqui um tuto meu que fiz para uma colega da 3d1 explicando como iluminar com hdri.

https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-natural-com-hdri-no-v-ray
Max, eu coloquei um céu HDRI no environment, por consequencia ele desabilitou o V-RaySky, que estava ali antes. Pelo que entendi,vendo alguns videos na internet, o V-ray sun é vinculado ao V-RaySky, e como ele não existe mais, só a cena fica iluminada e o HDRI que eu coloquei não recebe iluminação do V-RaySun. Então não adianta aumentar a intensidade do V-Raysun, ele estoura a iluminação da cena e nem afeta o céu HDRI. Complicadinho isso em!!
Com relação a orientação do Fernando, to vendo que não vai ser possivel fazer um céu legal sem ser, através da pós.  Tentei tbm eliminar o V-RaySun e o V-RaySky e deixei a cena iluminada somente com HDRI aplicado no maps da Dome Light e no Environment do Background, mas a iluminação ficou estranha e sem sombras (o cast shadows da Domelight está habilitado). Segue as cenas abaixo. Dai dá pra observar que a cena que está com V-Ray Sun, a iluminação é muito superior e bem mais iluminada.

Com Sun e sky, se vc clicar no item "specify sun mode" da aba da sua sky ( enviroment ) vai poder controlar os valores de enviroment idependentes do seu sun, aí é como já disse, regula o eviroment até a cena ficar clara e só depois vc liga o sol.

É possivel também usar o sun normal e um HDRI apenas como enviroment, pois assim vc teria um fundo, como vc quer, e um controle maior do sol, mas aí vc tem que ter o cuidado pra direção do sol estar alinhada com a direção do HDRI, senão fica estranho. Vc regularia a itensidade do seu fundo HDRI na aba de mapas nesse mesmo HDRI, na aba parametrs tem o "Overall multi", onde vc controlaria o valor de itensidade.
E aí, brother, beleza?
talvez esses dois tutoriais que eu fiz possa lhe ajudar um pouco sobre environment e vray sun and sky:
https://www.youtube.com/watch?v=5r2yFIdeclU&feature=emb_logo
e
https://3d1.com.br/tutoriais/3ds-max-plug-ins/tutorial/vray-sun-e-vray-sky

mas como o Fernando já havia dito, é mais fácil tu adicionar a imagem de fundo na pós produção, pois tu terá um melhor controle e sem necessitar de ficar renderizando de novo.


Oi Regi, tudo bem?

A forma mais fácil e prática de iluminar cenas externas com realismo é usando HDRI, porém, não é qualquer HDRI que ficará bom, pois precisa ter alta resolução e boa qualidade nas diversas exposições.

As imagens do site HDRI Haven servem para isso: https://hdrihaven.com/hdris/

Basicamente é só carregar a imagem no mapa VRayHDRI e depois aplicar no Slot Texture da Dome Light, como mostra a imagem em anexo.

Entretanto, cada HDRI vai proporcionar uma iluminação diferente e não dá para mudar, o máximo que pode fazer é girar o céu para mudar a posição do sol.

Então, se aplicar uma imagem de céu nublado a cena ficará com sombras bem suaves, mas se aplicar uma imagem de céu aberto com sol forte, vai gerar sombras definidas se a imagem tiver boa resolução.

Para usar o VaySun junto com HDRI tem que configurar com cuidado para não criar as sombras de dois sóis na cena, porque precisa alinhar o VRaySun com o sol da imagem HDR e o ideal mesmo é apagar o sol da imagem HDR, então, dá trabalho, é mais fácil usar apenas HDRI com boa qualidade e resolução ou usar Sun e Sky sem céu para adicionar na pós como o Fernando indicou.

Este tutorial do Fernando Cunha ensina a iluminar com HDRI e mostra como fica bem realista: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-natural-com-hdri-no-v-ray

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi pessoal!! Valeu pela dicas de todos aí ! Realmente, o que mais deu certo, foi iluminar a cena somente com um bom HDRI na dome light. 
Obrigado a todos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1061, sendo 14 membro(s) e 1047 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vladis, rauldossantossousa, Eduardo Ramos, Abilio, Reinaldo Silva, Le_Andro, Leonardo Muller, Ronaldo Junior, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, JMDesign, magster, Antigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.