Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Andeciuala   Brasilia - DF
An3dre   Araras / SP - SP
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
rb84   paraná - AC

Portfólios Ver Mais

diego ribeiro   sao luis - ma - MA
Nynna 72   São Paulo - AC
Lucasp123   Londrina, Pr
Ana   Foz do Iguaçu - PR

COMO MOLEDAR ESTE OBJECTO ?

Por: anonymumm  

Em: 21/01/2020 14:04

VIVA

HOJE TRAGO MAIS UM DESAFIO ! COMO MODELAR ESTE PAINEL 3D NO MAX ? ( O DISPLACE NAO DEU BOMS RESULTADOS...)

ATENÇÃO AO DETALHE DA COVA QUE TEM UM GENERO DE TURBOSMOOTH SÓ NO INTERIOR COM ARESTAS
VIVAS NO TOPO !!

;)

OBRIGADO

J
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Faz isso com um plane contornando a forma das partes mais elevadas, depois selecciona as borders e dá um cap seguido de bevel.
Para finalizar utilize o turbosmooth ou open subdiv.
Vai dar um pouco de trabalho mas é na boa de fazer isso.
OBRIGADO FERNANDO PELA TUA RESPOSTA,

NAO ACHAS QUE O TURBOSMOOTH VAI BOLEAR OS EDGES DAS PARTES MAIS ELEVADAS ?  NESTE CASO PRECISO MESMO DE SUAVIZAR APENAS O INTERIOR DA CAVIDADE ...

ESTAVA A IMAGINAR CRIAR UMA MALHA COM POLYGONE MODELING / GENERATE TOPLOGY
DEPOIS SELECIONAVA POLYGON UM A UM CRIAVA UM INSET PARA AS PAREDES E UM EXTRUDE PARA CAVAR O SULCO..MAS A PARTIR DE AQUI NAO SEI QUE FERRAMENTA UTILIZAR ?

O MEU PROBLEMA É MESMO BOLEAR NO FINAL O FUNDO DAS CAVIDADES DO OBJECTO...
MAS COMO ?

:/
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Pensei que queria fazer mesmo igual à imagem de referência kkkkk.
O processo é esse que você fez, agora basta segurar as edges de cima que ele só suaviza as afundadas.
Veja este canal que tem muita coisa que pode ajudar.

https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videos
Oi Anonymumm, tudo bem?

Eu concordo com o Fernando, se for para reproduzir exatamente este objeto, a forma mais fácil e precisa é modelando em Poly e não é difícil, segue o passo a passo.

Agora, se não precisa ser exatamente igual e deseja apenas um padrão parecido com este, o processo de usar o Generate Geometry com Insert é mais rápido e consegue bom resultado, só que fica mais quadradão como pode ver na última imagem.

1- Para fazer exatamente igual a imagem, primeiro você coloca a imagem num Plane, aplica o UVW Map, clica no botão Bitmap Fit e escolhe a imagem na HD, assim, o mapeamento ficará do tamanho da imagem original e ela não vai distorcer, porém, o mapeamento pode ficar maior que o plane, então, precisa ajustá-lo para pegar a imagem toda.
Depois você cria um novo Plane com apenas 1x1 Segment, converte em Poly e ajusta os 4 vértices dele com um segmento da teia na imagem.
Dai vai copiando este Plane e fazendo o mesmo em todos os segmentos para formar a teia completa, mas ainda sem conectar as junções.

2- Para conectar você usa o Bridge primeiro conectando uma ponta.

3- Depois conectando a outra ponta, assim, já vai deixar os dois vértices que precisa ter em cada canto para não arredondar tudo e formar bolas.

4- Com a teia pronta você usa o Sub-Object Border para selecionar as Edges da borda de cada colméia e aplica o Cap para fechar, como o Fernando disse.

5- Em seguida aplica o Bevel e os dois vértices de cada canto vão ficar bagunçados.

6- Então, você precisa selecionar os dois vértices de cada canto e clicar no botão Collapse para unir, pode tentar fazer mais rápido selecionando todos e usando o Weld, mas neste caso nem sempre vai dar certo.
No final arruma os vértices para ficarem na posição certa formando a concha invertida de cada colméia.

7- Para não arredondar as bordas da teia você precisa chanfrar todas estas bordas, daria para ter feito mais fácil na hora do Insert e do Bevel aplicando um valor pequeno neles.
Mas para facilitar a explicação aqui eu selecionei as Edges no final com dois cliques e apliquei o Chamfer bem pequeno.

8- Por fim, o TurboSmooth para suavizar.

9- Fazendo com o Generate Geometry e Insert é mais rápido, mas as colméias ficam mais quadradonas como eu disse.
Para não arredondar tudo e formar bolas você precisa chanfrar todas as Edges logo depois do primeiro Insert que cria o aramado da teia principal.
Dai vai formar um círculo no centro de cada junção, mas não tem problema, o importante é criar os dois vértices nos cantos para não arredondar.

10- No meu teste apliquei apenas o Extrude para formar as comléias em vez do Bevel, pois assim não precisa se preocupar em soldar os dois vértices de cada canto no fundo da colméia, mas exigiu 3 Interations no TurboSmooth.
Poderia fazer o mesmo na modelagem do primeiro exemplo, vai agilizar as coisas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Fernando Cunha:
Pensei que queria fazer mesmo igual à imagem de referência kkkkk.
O processo é esse que você fez, agora basta segurar as edges de cima que ele só suaviza as afundadas.
Veja este canal que tem muita coisa que pode ajudar.

https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videos
Segurar as Edge ? Fiquei curioso...( Nao encontrei o video )
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva André,

Vou seguir passo a passo este tutorial Fantastico ...Se ckrachar eu volto para pedir socorro ! 

;)
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Siga o passo a passo do André que era exactamente isso que eu estava a dizer para você fazer, estou sem tempo senão tinha feito um exemplo que ficava mais fácil do que explicar só por palavras.

Segurar as edges é aquele chanfro que o André deu ( imagem 7 )para o turbosmooth não arrendodar tudo.

O link que te mandei é de um canal muito bom de modelação, não é uma resposta directa à sua pergunta mas sim uma ajuda para problemas com modelagem.

Mas segue o que o André fez que é na boa.
Fantastico !!!! Resultou..


Um grande Obrigado


wink
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Ficou bom

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135222

Últimos membros registrados: Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars .

Usuário(s) on-line na última hora: 1031, sendo 4 membro(s) e 1027 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Humberto1082, pdsanbvha, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.