COMO MOLEDAR ESTE OBJECTO ?

Por: anonymumm  

Em: 21/01/2020 14:04

VIVA

ESTRANHAMENTE O MESMO PROTOCOLO NAO RESULTA COM CAIXAS QUADRADAS ! PORQUE SERA ?

:(
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Talvez vc tenha que ver o item 6 que o andré disse, unir as vertices com target weld ou weld, pois não pode ficar esse poligono do fundo da prateleira com tantas pontas na quina pois ele "quebra" ( num sei explicar como o andré rs ). Se unir esses e der algum erro vc une tambem esses vertices do meio da quina, deixando menos edges segurando o turbo smooth ( ficaria apenas um edge na quina e mais um de cada lado segurando a curvatura ). Quanto menos poligonos maior é a chance de dar certo.
Oi Anonymumm, tudo bem?

O problema na sua modelagem é a falta de Edges dando a volta na parte de baixo nas laterais e nos fundos de cada caixa como o Max indicou.

Os defeitos nos fundos das caixas são devidos a baixa resolução, se aumentar o Interations do TurboSmooth provavelmente para 3 ou 4 as caixas ficarão com o fundo arredondado sem apresentar os defeitos, mas não é isso que você quer.

A técnica de modelagem Poly consiste em criar Edges próximas dos cantos que não deseja arredondar e deixar com apenas uma Edge nos cantos que deseja arredondar.
Dai você pode utilizar as ferramentas Chamfer, Insert, Extrude, Bevel e Connect para criar estas Edges onde for necessário.

Segue este passo a passo para você entender o conceito da coisa, porque pegando o jeito disto poderá modelar tudo que quiser com facilidade e diversão, pois é super divertido modelar em Poly.

1- Cria um Plane com 6 x 6 Segments, converte em Poly, seleciona o Sub-Object Edges e tecla CTRL+A para selecionar todas as Edges, depois clica na caixinha do Chamfer e ajuste para formar a grade.

2- Se a gente selecionar os polígonos das caixas e extrudir do jeito que está, as caixas vão virar círculos por causa da subdivisão do Mesh, então, precisamos criar as Edges próximas dos cantos para "segurar" o Turbo Smooth.
Então, inverta a seleção das Edges teclando CTRL+I para selecionar apenas os quadrados nos cruzamentos da grade e aplique o Chamfer novamente, ajustando para criar os vértices que precisamos nos cantos das caixas, desta forma não vão arredondar.
Note que quando extrudir as caixas vai criar duas Edges em cada canto, impedindo o arredondamento.

3- Selecione todos os polígonos das caixas, o ideal é salvar esta seleção no Selection Sets para usar de novo depois sem ter que selecionar novamente.
Se não conhece o Selection Sets é só falar que eu explico melhor.
Depois que selecionar os polígonos você telca CTRL+I para inverter a seleção, assim, vai selecionar todos os polígonos da grade, dai pode aplicar o Insert para criar as Edges rodeando a borda de cada caixa, pois se tiver uma Edge perto da borda não arredonda.

4- Recupere a seleção dos polígonos no Selection Sets e use o Extrude para criar a outra fileira de Edges dando a volta na borda interna de cada caixa, assim, com estas Edges próximas da borda não vai deixar arredondar a grade.

5- Clique no sinal de + do Extude para criar um novo Extrude e agora sim coloque a altura que deseja da caixa, em seguida, clique de novo no sinal de + e adicione outro Extrude pequeno apenas para criar a mesma fileira de Edges na parte de baixo da caixa, igual a que criamos na borda de cima para não arredondar.

6- Por fim, aplique um Insert para contornar o fundo da caixa com outra fileira de Edges, assim, não vai arredondar os cantos de baixo.

7- Aplicando TurboSmooth você tem as bordas da grade bem duras e os fundos das caixas também, enquanto os cantos das caixas estão levemente arredondados, você controla este arredondamento dos cantos conforme a distância que deixou nos vértices que criamos no passo 2.
Quanto menor aquele chanfro, menor será o arredondamento.
Ou seja, quanto mais perto estiverem as Edges de um canto, menos arredondado ele fica.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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