Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
silvaserik   São Paulo - AC
renato.conti   Londrina - PR
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Portfólios Ver Mais

IgorPamplona   Curitiba - PR
nicollaw   caxias do sul
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
GLEISSON DE ANDRADE   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Luz Corona Preta

Por: leoaks  

Em: 03/05/2020 14:26

Gostaria de saber como tirar o preto quando desligo a luz no Lightmix do Corona ?
Desde já eu agradeço.
Oi Leo, tudo bom? Então, não sei se entendi sua duvida, em todo caso vou explicar o que entendi. Se não tiver luz na cena vai ficar preto mesmo, afinal não está chegando luz na câmera. Sempre tem que haver enviroment ( a luz refletida na atmosfera terreste ), e deve ser usada em TODAS as cenas externas ou internas com janelas abertas, a não ser que seja um abiente totalmente fechado para a luz externa ( tipo um estúdio ). Por padrão na aba Scene vem desabilitado o enviroment, então ou vc simplesmente aciona a opção abaixo ( single map ) e vai gerar um enviroment branco, ou vc linka no mesmo espaço um coronasky ou um HDRI ( como ilustrado na imagem ). A ausencia de qualquer forma de luz vai deixar qualquer renderizador preto.
Oi Max, tudo bem ? Obrigado pela disposição em audar.
Mas o que estou dizendo é na pós produção no Ligthmix, ao desligar uma luz para fazer uma diurna por exemplo fica aquela marca preta da luz.
Oi Leo, tudo bem?

Eu não sei se vou conseguir ajudar porque nunca usei o Corona, mas entendo a técnica do Lightmix porque é similar ao Light Expression Paths do falecido Mental Ray e das formas de composição em ERX no After, Nuke e Fusion.

Portanto, deve ter um controle para ligar e desligar, mas também deve ter um controle de intensidade, então, em vez de desligar a luz, você deve diminuir bastante a intensidade dela até que pareça apagada, mas não fique totalmente preta.

Só desligue de verdade as luzes que não aparecem na câmera e nem nos reflexos para evitar este problema da mancha preta.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola André tudo bem ?
Vou tentar seguir sua dica pra ver se funciona.
Obrigado
Nas opções da luz desligue occlude other lights.
Agora acho que entendi seu problema. Como na imagem, desligando a luz a luz fica preta. Pra resolver isso basta, nas propiedades da própia luz, desmascar a opção "visible direty"
Mas a forma, que eu saiba, mais correta de trabalhar é a seguinte: o primeiro passo é aplicar um corona ligth material no objeto onde seria a lampada e desmarcar a emissão de luz, pois sempre que possivel é melhor não aplicar luz que emita em geometria. Se a geometria tiver dez poligonos ela vai gerar 10 luzes ( isso fica visivel na aba stats, a quantidade de luzes sendo calculadas ), atrasando o render.
Agora com o material de luz aplicado e sem emitir luz, vc cria uma luz normal, como vc criou, não encostando na geometria. Mas é importante, como eu disse pra tirar o preto, desmarcar a aba "visible direty", assim os efeitos da luz ficam normais iluminando a cena, mas a luz em sí ( a forma que vc deu pra luz, seja retangular, disco e etc ) não aparece no render e nem fica preto desligando.
Vc poderia apenas desligar a opção que mencionei do "visible directy" que não ficaria mais preto, mas expliquei também o lance do material de luz na geometria pq, até onde eu saiba, é a forma mais correta de trabalho, pois assim vc tem controle não só da luz na cena mas também da visualização na lâmpada ( evita luzes muito estouradas ).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707606.

Total de membros registrados: 135225

Últimos membros registrados: anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending.

Usuário(s) on-line na última hora: 1090, sendo 25 membro(s) e 1065 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, Ronaldo, gilson antunes, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , dannlemeee, pinart, Roberto Movanni, Reinaldo Silva, Henrique Ribeiro, Frederico Wagner N. R., Sergio1987, mastermax, Lucas Reis, Thaynara Fernandes, Daniel Monteiro, TadeuB79, anacarolfinardic, judevi966, Eng Damasceno, Ronaldo Junior, emersonforentin, rodolfosantos3d, clastac, Alexandre Longo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.