Oi woshngton, tudo bem?
Creio que a forma mais prática de fazer e que oferece maior controle é utilizando um VRayBlendMtl para mesclar dois materiais espelhados.
Primeiro você cria dois materiais de espelho, um normal e o outro com alguma variação como cor, Glossiness mais baixo para borrar um pouco ou coisa parecida.
Dai você cria o VRayBlendMtl, ele oferece um Slot em cima de tudo, chamado Base Material, onde você vai colocar um dos materiais de espelho, como mostra a imagem em anexo.
Na parte de baixo tem vários Slots para colocar materiais e máscaras, então, você deve colocar o outro material de espelho no Slot 1 e a imagem em preto e branco no Slot da frente, que é a máscara.
Assim, onde for preto na máscara aparecerá um dos materiais e onde for branco aparecerá o outro material, deste jeito você consegue controlar facilmente os dois materiais de forma independente e mudar a máscara trocando apenas uma imagem.
Abração e tudo de bom.
André Vieira