Corona Render + 3Ds Max granulado

Por: brunacharadia  

Em: 31/05/2020 12:38

Olá, boa tarde!

Estou fazendo alguns testes de render com o corona mas o resultado final está ficando bem granulado.
O tempo de render que estou usando é de 1 hora. Aumento o tempo de render ou a única solução é usar o denoising? o valor pra tirar o granulado com o denoising é 0,80...


Aproveitando, queria saber como tirar o granulado do ambient occlusion também! rs 


Muito obrigada
Tudo bem Bruna?
Olha não é bom limitar o render por tempo, se em algumas cenas 1 hora pode ser suficiente para outras pode não chegar, então fica dificil acertar.
Só utilize esse método se por exemplo só tiver 15 minutos para fazer um render e não importa o ruido que ele vai ter no final.
O mesmo se passa com os passes de render, para uma cena 50 passes pode chegar para outra 100 pode não ser suficiente.
O que eu utilizo sempre é o noise level, assim todas as minhas cenas vão acabar sempre com a mesma quantidade de ruido e depois o denoise trata do resto. Eu utilizo sempre o denoise.
Em relação ao AO eu nunca utiizo, só trabalho com archviz e interiores e acho o AO um efeito muito falso, hoje em dia os renders conseguem calcular muito melhor a luz e não faz muito sentido (para mim claro) utilizar esse tipo de efeitos.
Mas veja que onde o render tem mais dificuldade com o ruido é precisamente nas zonas mais escuras, então adicionando AO só vai dificultar mais e como consequência vai precisar de mais tempo para limpar essas areas.
Oi Fernando!  Tudo bem e você? 
Muito obrigada pela resposta.

Se eu não limito o tempo de render no corona, ele vai fazê-lo sozinho pelo tempo que for necessário? Já tentei deixar algumas cenas sem a limitação de tempo e demorou tanto que pensei ser obrigatório limitá-lo...

Desculpe a pergunta de leiga. rs 
Tranquilo Bruna pergunte à vontade no inicio é mesmo assim.
Então, no corona você pode limitar o render por numero de passes, por tempo ou por quantidade de ruido o chamado noise limit.
Como te falei na resposta anterior eu prefiro usar o noise limit pois assim eu tenho a certeza que todas as minhas cenas acabam com o mesmo nivel de noise e depois eu deixo o denoise trabalhar.
Tanto o numero de passes como o tempo de render não servem pois cada cena é diferente então uma podem necessitar de mais ou menos passes e mais ou menos tempo, então fica dificil acertar.
Já com o noise se eu definir o limite em 5% por exemplo eu tenho a certeza que todos os renders acabam com esse nivel de ruido.
Veja a imagem, o meu render vai acabar quando o noise chegar a 5% e depois entra o denoise. Se achar que ainda tem muito ruido, baixe para uns 4% ou 3%
Não sei se vc está usando portal, mas no corona é importante vc colocar um plane em todas janelas ou portas e aplicar um material portal. Isso é instrução do proprio canal do Corona. Com isso além de reduzir o tempo diminui granulados, pois assim vc está dizendo pro render onde concentrar seus calculos. Se for cena externa mudar o G.I de "UHD Cach" para "Path tracing" também ajuda.

 

 Ei Bruna!! Espero com sinceridade que vc já esteja fera no domínio do Corona!!
 Estou iniciando o meu aprendizado e logo de cara, esbarrei nesse mesmo problema... A alta granulação durante a renderização.
  A dica do Fernando Cunha foi Super eficaz! Apesar de que eu aprendi a limitar o numero de passes, e aumento ou diminuo dependendo da complaexidade da cena. 
 O que eu fiz então pra resolver? Bom, como a gente trabalha com "Câmeras", me lembrei que no curso de fotografia que fiz há alguns anos, o granulado tem relação direta com o ISO e a Velocidade do Obturador, o seja, A exposição e a sensibilidade da câmera.

 Se encontrar o equilíbrio do que chamamos de "Triângulo de exposição"

 Espero e desejo que vc tenha sucesso!!!

Oi Gamori, tudo bem?

Estes recursos de exposição como Aperture, Shutter Speed e ISO realmente são as coisas mais importantes do mundo para obter imagens realistas, além trabalhar em escala real, usar valores fisicamente corretos na intensidade das luzes e bons materiais.

Porém, o granulado proporcionado pelos renderizadores 3D é diferente do granulado criado pelas câmeras reais quando tem pouca iluminação na cena e a pessoa compensa com a exposição.

Entretanto, é verdade que uma cena com iluminação mais fraca do que deveria vai gerar um menor rebatimento da luz e criar mais áreas em sombra, que dificulta para o renderizador, causando mais granulado e exigindo mais tempo para suavizar, então, apesar de ser por motivos diferentes, no final das contas a exposição e iluminação corretas ajuda a evitar granulado e diminuir o tempo de Render como você bem disse.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707633.

Total de membros registrados: 135244

Últimos membros registrados: Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03.

Usuário(s) on-line na última hora: 692, sendo 2 membro(s) e 690 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Nahra026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.