Oi Max, tudo bem?
É verdade que o PC leva muito mais tempo para buscar o objeto na HD do que diretamente da memória RAM, certamente é mais rápido renderizar um objeto pesado normalmente do que a versão dele em Proxy.
Porém, para renderizar geometrias convencionais o renderizador carrega todas elas na memória RAM, que tem um certo limite, quando este limite é atingido o computador passa a utilizar a memória virtual do Windows, também conhecido como arquivo de Swap, normalmente fica oculto na raiz do Driver C e tem o nome de Pagefile.sys.
Quando o PC passa a utilizar o Swap o rendimento cai absurdamente, justamente porque a HD é muito mais lenta do que a memória RAM.
O Proxy ajuda neste ponto, evitando que a memória RAM fique lotada e precise utilizar o Swap, deixando a RAM folgada para os cálculos, então, apesar de gastar mais tempo para buscar os objetos na HD, a renderização final acaba sendo mais veloz do que se estivesse usando o Swap para tudo.
Ainda tem o problema da cena não caber na memória RAM mesmo em conjunto com o Swap, é quando dá erro na renderização e o Proxy também ajuda a evitar isso.
Então, se algum dia for renderizar uma cena e der erro de falta de memória, converta alguns objetos pesados para Proxy que vai renderizar sem problema.
Sobre o X-Ref, concordo plenamente, é uma ferramenta muito importante para trabalhos pesados!
Abração e tudo de bom.
André Vieira