Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
Joao   Itapetininga-SP - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
jimmyribas   curitiba pr

Portfólios Ver Mais

weberton santos   Rio de janeiro - RJ
krabat   ceara - AC
Fabianojf   Lages SC - AC
RafaGama   São Paulo

Usar ou não usar proxy?!

Por: byboca  

Em: 11/06/2020 19:35

Olá povo
Eu estou fazendo visualização 3d para um complexo esportivo.  É uma área grande, com caminhódromo, ciclovia, praça, quadras esportivas, etc e.... muito arborizada.  Vocês sugerem uso de proxy ao distribuir a vegetação?  Faz tempo que não ouço falar mais do proxy.  Será que usando instance nas árvores já é suficiente ou corro o risco de ter  problemas no render final?  Desde que uso o vray não tive problemas de renderizar imagens mais graúdas, mas gostaria da opinião de vocês.
E sempre conveniente usar proxy, o Forest pack já faz isso automaticamente no ato da distribuição.
Obrigado fernando.
Acho que vou usar então para evitar surpresas.
Então, na verdade o proxy nao economiza memoria no render. ele só diminui uso da placa de video na viewport. o que conta mesmo é as instancias. quanto mais instancias melhor, fica mais otimizado a cena. Mas eu uso o proxy pra cenas bem pesadas que exigem muito da placa de video.
Oi Byboca, tudo bem?

Realmente é importante usar Proxy em objetos pesados como vegetações, telhados e similares, pois você conseguirá renderizar uma imagem com muito mais geometria que normalmente conseguiria sem Proxy.
É verdade que tecnicamente não economiza memória porque de uma forma ou de outra o Render precisa carregar tudo na memória para poder traçar os raios, mas o Proxy permite um gerenciamento muito mais eficaz da memória lendo os objetos a partir da HD conforme a necessidade e descarregando depois que utilizou no traçamento, pois pode recuperá-lo a qualquer momento na HD.
Claro que o instanciamento de tudo que for possível também é muito importante para a performance, mas a maioria dos sistemas de distribuição de objetos trabalha com partículas e gera instâncias automaticamente, só precisa ficar esperto quando copiar manualmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pessoal
Obrigado pelas orientações, vou usar o mais sabiamente possível.  Quanto à instâncias verifiquei a importância delas quando peguei um arquivo do skp que me mandaram modelado para eu renderizar no max.  Tinha menos de 200 mb e achei que seria moleza.  Começou por demorar muito para importar.  Depois quase não se mexia na tela, embora boa parte da culpa seja do meu equipamento, achei muito estranho.  Enfim, a vegetação que veio tinha muitas repetições e no max não reconheceu como instâncias, então como geometrias diferentes ficou com quase 2 gb o arquivo.  Enfim, foi trabalhoso e para eu trabalhar no arquivo, luzes, acertar materiais, etc, tive que fazer um grupo só da vegetação, salvar em separado e só importei quando coloquei renderizar.  Só uma curiosidade que resolvi compartilhar com vocês.
Abraços
Boa noite amigos!
Byboca, ele pode até não economizar memória no render, como disse Emmanoel!
Mas diminui absurdamente o tamanho do arquivo (cena)!
Certa vez estava com uma cena com 1,5 gb! Converti...acho que algumas cortinas...
A cena caiu pra cento e poucos megas!
Desde então, só uso proxys!
Vlw, abrçs!
Posso estar errado, mas o que aprendi é assim, se tiver errado me corrijam por favor. Proxy também requer do pc, então se vc tiver um objeto complexo é melhor deixar ele visivel como box ( clique direito no obj e marcar "display as box" ), apenas pra aliviar a placa de video, converte-lo em proxy geraria atraso pq o pc tem que ficar indo buscar esse arquivo, virando devantagem. Pensar proxy é para arquivos que serão duplicados em instância, apenas isso ( seja manualmente ou por algum distribuidor de geometria ). Ou seja, é melhor um arquivo grande do que o pc ter que ficar indo buscar esse proxy, no caso de não duplicação em instância. Caso o arquivo estiver muito pesado ( como uma implantação ) pode-se usar partes da cena como X-ref, ex: vc pode trabalhar em um salão de festas em um arquivo só dele, e na implantação geral vc puxa ele ( vc não vai poder mudar ele como se fosse um proxy, só no arq original ), e se ele tiver no lugar certo vai bater certin, e com vantagem de desligar esse x-ref ou deixa-lo como box.
Obrigado pela contribuição de todos.
Consegui renderizar imgens de 2000x1500, não tentei maior mas acho que dá.  Estou esperando os ajustes da arquiteta.  Realmente a coisa pesou bastante na finaleira.  Minha placa de vídeo é antiguinha, vou ter que investir em equipamento em breve.  Não rodou nem o twinemotion que etava a fim de mexer. Mas essa é outra história.
Valeu!!!
Oi Max, tudo bem?

É verdade que o PC leva muito mais tempo para buscar o objeto na HD do que diretamente da memória RAM, certamente é mais rápido renderizar um objeto pesado normalmente do que a versão dele em Proxy.

Porém, para renderizar geometrias convencionais o renderizador carrega todas elas na memória RAM, que tem um certo limite, quando este limite é atingido o computador passa a utilizar a memória virtual do Windows, também conhecido como arquivo de Swap, normalmente fica oculto na raiz do Driver C e tem o nome de Pagefile.sys.
Quando o PC passa a utilizar o Swap o rendimento cai absurdamente, justamente porque a HD é muito mais lenta do que a memória RAM.

O Proxy ajuda neste ponto, evitando que a memória RAM fique lotada e precise utilizar o Swap, deixando a RAM folgada para os cálculos, então, apesar de gastar mais tempo para buscar os objetos na HD, a renderização final acaba sendo mais veloz do que se estivesse usando o Swap para tudo.
Ainda tem o problema da cena não caber na memória RAM mesmo em conjunto com o Swap, é quando dá erro na renderização e o Proxy também ajuda a evitar isso.
Então, se algum dia for renderizar uma cena e der erro de falta de memória, converta alguns objetos pesados para Proxy que vai renderizar sem problema.

Sobre o X-Ref, concordo plenamente, é uma ferramenta muito importante para trabalhos pesados!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707584.

Total de membros registrados: 135209

Últimos membros registrados: yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro.

Usuário(s) on-line na última hora: 520, sendo 17 membro(s) e 503 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Mauro, Reinaldo Silva, wmiler, yanag, Tomas, IF, DESIGNERS, Ronaldo Junior, Roberto Trevelin, Le_Andro, gouvearb, Duda, Henrique Ribeiro, Felipe Duarte, Adalberto Rocha, Victor Mendonça, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.