Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
flauretti   São Paulo - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Shal   São Paulo
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

annaluiza   Mairiporã-SP - AC
blacktiger   Brasil - AC
RafaelMucio   Monte Alto - SP
macbeni   sao paulo - SP

Maquete eletr?nica em 3D tipo jogo!!

Por: dms79  

Em: 03/07/2005 09:54

Como faço para colocar minhas maquetes com apresentação tipo jogo? Não entendo nada de programação, só modelo. Teria como exportar do Max para um jogo tipo Doom, Quake... tal tal mas sem monstrinhos, só para andar e/ou voar!! Grato pela atenção! Daniel Machado
Ola dms, Bem, eu sou level designer, trabalho com engine de jogos e comecei faz 4 meses soh a mexer com max. Bem, eh o seguinte, o jogos soh aguentam renderizar um certo numero de polys (Ex.: Half-Life 2- 8000, Doom 3-9000), e naum sei se a triangulacao do max vai fikr perfeita para os mapas. Entao, para fazer sua maquete soh tenho a te aconselhar a aprender a programar ou achar um engine que suporte mapas do max. []`s Leon
Ae carinha tudo bem? Existem dezenas de programas que fazem isso, e apesar de funcionarem como games não é assim que agente os chama, chamamos de programas de VR. de Realidade virtual, dentro da 3D1 tem uma matéria sobre isso, entra no menu "matérias", lá embaixo tem "Realidade Virtual", já fala alguma coisa. valeu
Olá dms79. Suponho que você queira fazer maquetes nesse estilo para que o cliente possa andar livremente por dentro de sua casa, não é? Olha, uma saída para esse tipo de coisa é usar o Script GoCubic, que permite você olhar para todos os lados em 360x360 graus, a unica coisa que não da é para você navegar como se tivesse andando, mas esse Script é ótimo pois ele renderiza apenas 6 veses ( Usando Mental-Ray, GI e tudo mais ) assim não fica aquela montueira de arquivos pesadissimos, os arquivos ficam, em Tiff e depois se converte eles em .mov ( Quick Time Player ) Vou te dar uma pequena explicação de como ele funciona ok: O Script Gocubic renderiza a sua imagem 6 veses para poder envelopar em um cubo e assim poder navegar em sua cena em 360x360 graus. É como se fosse um dado, e cada numero é uma imagem. Como se usa o Script? É facil, vou te explicar: Primeiro de tuto, entre na pagina da 3d1: www.3d1.com.br ou www.tresd1.com.br , logo em seguida, click em Scripts no menu da pagina da 3d1; click na pagina 3, logo abaixo você vai ver uma explicação previa do Script, click para dar o Download do Script que se ajuste a sua versão do Max. Você pode dar download na pasta downloads do próprio 3ds Max, no meu caso para te mostrar como funciona, usarei o 3ds max 7: Depois de você ter dado o download aparece-ra o Script zipado, des-zipeo em uma pasta desejada, no meu caso eu criei uma pasta chamada GoCubic. Depois de você ter des-zipado todos os arquivos em sua pasta, você podera ler o Readme.txt que ensina como que se instala e usa o Script: Caso você não entenda muito bem inglês, com certesa centir muitas dificuldades em instalar o Script, mas é muito facil: Copie o arquivo "setup.mzp" para a pasta 3ds max 7, "não" é nescessario colocar em uma Sub-Pasta, como por exemplo c:\3ds max 7\plugins. Depois de você ter copiado a pasta "setup.mzp" para o seu 3ds max 7, abra o seu Max. Depois de aberto vá em MaxScript e click em Run Script... Logo em seguida vai aparecer uma janela escrito Choose Editor File, escolha o Arquivo "setup.mzp" e click em Abrir. Vai aparecer janela Setup do Script, Click em Install, dai ele ira instalar o Script no seu 3ds max, logo depois você vera que na aba tool, aparecer bem lá embaixo menu chamado ml_plugins ( caso ele não aparessa, feche seu 3ds Max e o abra-o novamente ) click nele e aparece-ra o cubicvr, click no cubicvr e aparecera a seguinte janela: Agora vamos colocar a mão na massa! :) Com sua cena criada e uma camera no meio dela, abra o cubicvr e click em pick camera e selecione sua camera. Tando com sua camera selecionada no cubicvr click em Output Folder e escolha a pasta onde você deseja que fique salvo suas 6 renderizações. Depois disso click em render do cubicvr e sera disparado o processo de renderização com a renderizção cetada no menu Render > Render Scene Dilog Depois de ele ter renderizado sua cena no tamanho correto que ele renderiza ( O cubicvr renderiza em um formato padrão por isso, se você escolheu para ser renderizado em 640x480 através do Render Scene Dialog, não vai diantar ) e suas 6 renderizações tiverem sido completadas click em Launch GoCubick e aparecera a janela GoCubick, click em Make Pano > Make pano Movie: Depois disso, vá na pasta onde ficou salvo seus seis arquivos renderizados e click no primeiro arquivo renderizado, e click em abrir. Pronto estara pronta sua cena para mostrar para o Cliente, que pode ser aberta tanto em .mov como através da janela do GoCubic, que eu te aconselho por ser mais rapida! :) Caso você tenha alguma duvida a mais va na pagina: http://www.cgtalk.com/showthread.php?t=153809&page=1 néssa pagina a um forum que é em inglês mas tem muitas questões e pessoas tirando duvidas a respeito do GoCubick. Também você encontrara 3 demonstrações .mov nessa pagina. Boa Sorte, espero que seu cliente fique satisfeito com o seu trabalho! :) Tchau!! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
Oi DMS, tudo bem? Tem dois tipos de VR que pode fazer, um simulado, mas que deixa usar imagens foto-realisticas, e outro com muito mais interatividade, mas sem usar imagens foto-realísticas, fica com qualidade de jogo 3D. A primeira é usando softs de VR, que tem até no próprio Max, pode fazer com Script como o Jonatham mostrou, ou pode render para panorama no Max mesmo e mandar ele criar o arquivo VR. A outra possibilidade é 3D mesmo, e um mínimo de programação precisa saber, apesar que, se exportar em ShockWave para o Director, a programação para animar a câmera pelas setas do teclado é muito simples e já vem pronta, é só indicar a câmera e as teclas. Acho que a melhor opção para você é aprender um pouquinho de Director, dele pode soltar essa apresentação com interface multimídia e tudo mais, porque ele é um programa de autoração. Abraços
Caramba pessoal ... como vcs foram atenciosos!! Grato pelas respostas que mais parecem manuais hehheheh. Vou me virar aqui com as dicas e ver qual vai ser o meio que utilizarei!! Valeu Daniel Machado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707686.

Total de membros registrados: 135292

Últimos membros registrados: tauan, Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected], piry hustiles, William76931, vdsambua.

Usuário(s) on-line na última hora: 621, sendo 16 membro(s) e 605 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, look, Tomas, Moura, Ronaldo Junior, Girleide, tauan, gago, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Le_Andro, Jorge Henrique, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.