Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
marcomaquetes   Santos, SP - SP
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG
Anderson Leao   São Paulo, SP
alanmatos   Marília-SP - SP
Antonio   São Paulo - AC

Aconselhem-me aonde devo modelar

Por: douglas_stg  

Em: 04/07/2005 22:26

Phy e Pessoal, Foi de grande ajuda sim os comentários, levantei esta questão porque já trabalho com cad, arqui_3d e 3dmax entre outros, mas somente agora resolvi fazer um curso de 3dmax para entender melhor da tecnica, pois antes era tudo no peito mesmo. O meu professoar falou que se modelar direto no max a iluminação tem outro efeito, não concordei muito, mas o cara é o professor, então por este motivo estamos discutindo aqui. Abraço, Douglas ;)
pergunte pra ele qual o motivo da iluminaçao ficar diferente ao modelar direto no max, na opiniao dele. porque quando vc importa do cad o max converte se nao me engano em mesh as geometrias 3d do cad, entao nao teria a principio diferença com um objeto modelado direto no max, o que pode diferenciar é a escala, no cad geralmente o povo modela com 1 unidade sendo igual a 1 metro né, e a unidade padrão do 3dsmax é igual a 1 polegada, entao pode dar diferença nesse caso sim, nas sobras shadow map vai ser mais fácil notar, mas é questão de configurar corretamente o max pra nitegrar com o cad. eu nao sou perito em nitegração de cad/,ax, se falei algo errado quem souber mais sobre o assunto por favor corrija aí, blz??? Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
"douglas_stg" disse: O meu professoar falou que se modelar direto no max a iluminação tem outro efeito.
Bem eu modelo no CAD, pra mim seu professor falou besteira, onde você faz aulas? Como é o nome do professor? :00:
Ai pessoal to com o Sandro, nunca tinha ouvido essa que modelar direto no max a iluminação acarreta outro efeito. O que ele pode ter pensado é em relação a escala, se trabalhar com luzes photometricas precisa trabalhar na escala correta. Sempre modelei direto no max, a partr de plantas em 2d que importo do cad e nunca tive nehum problema
Antônio Carotini Neto
Eu também acho que não influencia em nada. Com relação a escala pode ter algo haver com as photometrics como o Caroti falou e até mesmo para as configurações de GI.
Oi Douglas Como o pessoal falou, tomadas as devidas precauções na importação, ajustando-se os smoothng groups, etc... não há nenhum motivo para que a iluminação seja de alguma maneira diferente. Mesmo usando luzes fotométricas basta ajustar a escala do modelo e eventualmente aplicar um xform para fazer com que as medidas sejam devidamente ajustadas à escala. Phy
Oi Sandro, Meu professor é da cadritech... Abraço, Douglas
"douglas_stg" disse: Oi Sandro, Meu professor é da cadritech... Abraço, Douglas
Pode dizer o nome dele? Conheço alguns professores de lá! :lol:
Oi gente, tudo bem? Esse é um caso muito especial que dá muitas discussões. Eu trabalhei muito tempo com AutoCAD e 3ds max, hoje estou na área de vídeo e não uso mais o AutoCAD, mas posso falar com certeza porque não deixei de acompanhar o programa, pois gosto muito de arquitetura. Só quem conhece bem o 3ds max e o AutoCAD vai entender o que vou falar, e certamente já chegou a essa conclusão muito antes de ler minha resposta aqui. Porque é a coisa mais simples do mundo, mas quem só conhece o Max, não consegue ver de forma alguma. Então, só pode falar quem conhece os dois, já que não tem como comparar uma coisa que não conhece. A questão não está especificamente na precisão, porque com muito trabalho e dor de cabeça, você consegue precisão no 3ds max. É ai que está o ponto, o trabalho e a dor de cabeça. O AutoCAD e qualquer outro programa de CAD oferece centenas de funções e ferramentas para facilitar o trabalho de modelagem de um projeto que envolva medidas. O Max não oferece nenhum tipo de facilidade neste sentido, já melhorou muito do que era antes, mas está muito longe ainda das facilidades que um programa de CAD oferece para isso. Porque ele não foi feito para isso!!!! E o oposto também é verdadeiro. Vai modelar um rosto no AutoCAD!!! Tem que ter um cérebro de 3 Ghz para poder fazer, porque é dificílimo, apesar de possível. Enquanto que no Max faz até vendado, porque ele oferece facilidades para modelagem deste tipo, sem o uso de medidas, só na proporção e na arte. É isso que as pessoas tem que conseguir ver, e só conseguem quando conhecem bem os dois programas. A professora do Neorix está completamente errada, é uma pena que tenham profissionais assim, e ainda mais se intitulando de professores. Acho que para ensinar tem que ter grande base de conhecimento na área que se propõe ensinar, se ela só sabe Max, é um absurdo ir ensinar arquitetura, porque ela está no programa errado para área dela!!!!!! O principal programa será um software de CAD (Computer Aided Design), e não um soft artístico como o Max. É um absurdo trabalhar com arquitetura e não conhecer um progama decente de CAD, porque é o mesmo que ser mecânico e não conhecer nada de chave de fenda e de chave inglêsa. Sobre o que o Neorix falou de mudar o sistema de coordenadas do Max. Isso deve ser feito para adequar o sistema de unidades do programa com o sistema usado na modelagem no CAD, mas só vale a pena se for para usar iluminação Photometric, e é bom conhecer bem do programa, porque quando muda as unidades, todo o resto do programa continua com as configurações padrões no tamanho do "mundo" padrão do Max, ou seja, vai ter que mudar muitas configurações padrões em diversas áreas para obter o mesmo resultado que obteria usando o tamanho padrão do "mundo" do 3ds max. Quanto a precisão que ele também comentou, chega a 100%, o problema é que uma pessoa num programa de CAD termina uma semana antes do que a pessoa no 3ds max, porque é muito mais trabalhoso lidar com medidas nele, e quanto mais preciso, mais trabalhoso é. No Max precisa se guiar por grids para trabalhar com precisão, num programa de CAD basta entrar com uma coordenada pelo teclado e a medida será precisa. Não tem dificuldade para ser preciso num soft de CAD, enquanto que no Max tem dificuldade para ser preciso. Podem fazer um teste bem simples. Crie uma linha com 10m num ãngulo de 30 graus. Como fariam no Max? Criaria ela reta e depois rodaria? Enquanto está criando a linha com 10m, contando quadradinhos no grid, uma pessoa no AutoCAD já fez 20 linhas com 10m em 30 graus. Porque basta entrar com @10<30. É isso que precisam perceber, a facilidade que um programa de CAD oferece, e isso se traduz em produtividade e desempenho. Portanto, profissionalmente é melhor fazer rápido e bom, porque faz mais trabalhos no mesmo período de tempo. Agora, o AutoCAD e qualquer outro programa de CAD não é bom com render, nem tem animação, não é bom com texturização e iluminação. Porque isso é trabalho para um programa artístico. Por isso que exportam para o 3ds max dar acabamento, nele vai texturizar, iluminar e animar se for o caso. Porque a Autodesk teria os dois programas se pode fazer tudo no Max? Porque a Autodesk aumenta a integração dos dois todo ano? Para facilitar a vida de quem projeta no AutoCAD e dá acabamento no 3ds max. Sobre a representação do Max em polígonos, foi muito bem lembrado pelo Andrei, um programa de CAD tem volumes perfeitos porque trabalham com Solid ou Nurbs. Nenhum programa de CAD trabalha basicamente com Polígonos, os polígonos são gerados apenas para exportar para outros programas ou no render, e quando isso acontece, perde todas as propriedades físicas do objeto. Só com Solid ou Nurbs vai ter medidas precisas de volume e outras dimensões. Num programa como o Max, que é artístico e trabalha com polígonos, nunva vai ter a medida precisa do volume, ela vai variar de acordo com a densidade dos polígonos na malha, o que não acontece num sistema de CAD. Essa é uma questão muito importante para quem trabalha com design de produtos e de embalagens. Concordo plenamente com o Estrazulas, depende do que vai fazer, se vai modelar uma embalagem apenas para visualizar o produto, não precisa de precisão, apenas proporções corretas. Agora, se vai fazer um projeto, seja arquitetônico ou de produto, tem que fazer num sistema de CAD. Agora, uma embalagem é muito mais simples que uma residência, e no projeto 3D pode ver coisas que não poderiam ser vistas no projeto 2D, portanto, se vai fazer, é melhor e mais fácil fazer com precisão do que na proporção, já que é muito fácil modelar num sistema de CAD para essa área. Muito mais fácil do que modelar com polígonos no Max. Quanto ao Hawf, é um caso especial. A maioria dos trabalhos dele são de interiores. Neste caso eu concordo que é melhor fazer no Max. Pois não há necessidade de ir para o AutoCAD modelar apenas um cômodo. Você consegue ótima precisão no Max para um cômodo sem o menor problema e sacrifício. Agora, uma casa completa eu não concordo não. Pode fazer no Max, como disse, mas não vai respeitar fielmente todas as medidas, a não ser que perca muito tempo no projeto, e se estivesse num programa de CAD faria pelo menos 10 vezes mais rápido, com mais precisão e qualidade. A visualização de um projeto arquitetônico em 3D é muito importante que esteja correta, porque tem coisas que só são possíveis de perceber em 3D, antes da casa começar a ser contruida e ter que mudar o projeto no campo. Tem muitas coisas que podem ser estudadas, e se o projeto não estiver preciso, não serve para nada disso, por exemplo, pode estudar a ensolação da casa, se o telhado vai projetar sombra na piscina, pode saber até em quais dias do ano isso vai acontecer, usando o sistema Day Light do Max, mas se o telhado não estiver na altura certa e na inclinação certa, essa informação será errada também. Mesmo que seja puramente uma ilustração, de 10 em 10 cm por cômodo, a casa sai fora do terreno no final. De 10 em 10 cm, o quarto do fundo pode parar dentro da piscina. Não é uma questão do cliente medir, é uma questão do cliente ter a exata noção das proporções do projeto e de como vai ficar na realidade, até para o próprio arquiteto, que a maioria não tem nem noção do que está fazendo até ver o projeto em 3D. Caso contrário, nem valeria a pena fazer o projeto 3D, se for apenas para visualizar a fachada, é muito mais fácil e mais rápido desenhar a perspectiva a lápis. Importar a planta baixa ajuda muito na precisão, mas só em x e y. Como será em z? Que é a parte mais complicada, como manter sempre certo as portas a 2.10 de altura, como criar corretamente a inclinação do telhado, como saber exatamente a altura do Oitão. São questões que podem ser resolvidas no Max, mas com muito mais trabalho do que num programa de CAD, levando o dobro do tempo e não respeitando fielmente as medidas. O pior de tudo é que é muito mais fácil modelar num sistema de CAD depois que conhece, porque é bem fraquinho perto do sistema do Max, mas é ótimo para essas coisas. Com Arqui 3D ou ADT então, em meia hora faz uma casa completa tendo prática. Agora o Hawf vai começar a aprender AutoCAD no trabalho novo dele, tenho certeza que dentro de um ano ele vai me dar razão em tudo que falei. Sobre o comentário do professor do Douglas, sinto muito, mas é outro professor que não tem a mínima idéia do que está falando, e tenho certeza que não conhece de AutoCAD, porque quem conhece não falaria um absurdo deste. Como o Phy disse muito bem, não muda nada se modelar em qualquer programa, nem na iluminação, nem na texturização, nem no render. Pode mudar na animação se for um Mesh deformável, só neste caso. Porque os Loops de Edges são muito importantes nesta situação. Você pode modelar no AutoCAD, no ADT, no Arqui3D, e a iluminação será a mesma, seja com luzes Standard, Photometrics e seja também em qualquer renderizador que for usar. Inclusive, é muito melhor modelar nestes programas de CAD se for usar luzes Photometrics, porque precisa ser em escala real para ficar perfeito. E a qualidade da iluminação só depende da sua habilidade com o renderizador que estiver usando. Mesmo que modele em unidades diferentes, como o aabb disse, não mudaria a iluminação. Basta modificar as unidades do Max para ficar igual a do projeto. E quando importa algo do AutoCAD, vem em escala real, isso é importante em iluminação Photometric, porque a escala tem que ser real. Não interessa onde modelou, interessa como configurou o Max para receber esse modelo na escala correta e real. Mas agora que o Douglas disse que o professor dele é da Cadritech, está explicado. Porque a Cadritech só tem nome mesmo. Se tem uma escola que eu não indico, é a Cadritech. A não ser que seja para um inimigo. :) A muito tempo que eu indico a Impacta em São Paulo para cursos, porque é a maior escola de TI do Brasil, mesmo sem ter parceria com eles, sempre indiquei quando me perguntavam sobre curso de 3D em São Paulo. Porque é uma escola decente, e não preciso de parceria com eles para indicar o melhor para meus leitores. Nada contra alguns professores da Cadritech, que são gente boa e estão lá para ganhar uma grana, mas do resto, é o fim do mundo. Por fim, se trabalha com maquete eletrônica, aprenda um programa de CAD, de preferência o Arqui 3D ou o ADT, seu rendimento será muito superior a qualquer pessoa que trabalhe apenas no Max. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 319, sendo 10 membro(s) e 309 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel, marcola, look, Saviel, Baldo, Fabio Catelleno, claro_lima, HALTTEMBERG, new, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.