Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

wesleiandrade   Natal / RN - AC
n3reu   Fortaleza - Ce
Paulo   GOIANIA

Aconselhem-me aonde devo modelar

Por: douglas_stg  

Em: 04/07/2005 22:26

Boa Noite, Estou com uma dúvida, para trabalhar com renderização externa, o melhor é modelar tudo no max ou importar do autocad ou arqui_3d ? Abraço, Douglas Obs.: Se alguém quiser acrescentar com vantagens e desvantagens ficaria melhor. ;) _________ Editado por Lígia: movi seu tópico parar o fórum mais adequado, e tb deixei mais específico seu título.
bom, o max é artistico, e nao é preciso, se souber ele se-o, saiba que nao vai ficar preciso..... já no cad, fica melhor, caso saiba usá-lo é melhor pra modelar~...... muitas pesoas modelam em autocad e semelhantes e exportam pra 3ds, que é mto bom pra parte artistica
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Não manjo nada de CAD e só fiz uma cena arquitetônica somente de um prédio olhando uma foto de um hospital. Mas, tenho uma amiga que é professora de arquitetura e ela disse que modelar direto no max é melhor, mais rápido e menos confuso. Quanto a precisão das medidas isso é possível, chegando a até 95% de precisão. Basta vc mudar o sistema de unidade do max para metros. Assim é só vc saber a medida das coisas. Por exemplo, uma parede tem normalmente 3 metros de altura, comumente as dimensões de um cômodo é de 4x3 metros, uma porta tem 0,80 metros de largura e 2,10 metros de altura, a expessura de uma parede é de +- 20 cm. Depende do tipo de tijolo e por aí vai. Quando for modelar em mesh e precisar saber a área que o objeto está ocupando basta selecionar o objeto, clicar com o botão direito do mouse e ir em Propriets... Vc vai ver a dimensões do objeto selecionado logo no início.
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Oi Neorix, Entendo oque o Andrei escreveu, realmente, é rápido no arqui_3D para modelar, é que estou começando a modelar no max porque acredito que ele seja melhor na parte de iluminação e textura, daí também concordo com você. Vamos ver se surge mais algumas opiniões. Abraço, Douglas
ei, neorix, acho q o que disse de unidades tá errado, o certo seria milímetros, posi daria casas à direita e esquerda para manipulação... a precisao na realidade errei, são os métodos que são ruins no 3ds, 1º, o sistema de coordenadas, nao dá pra desenhar a linha digitando, etc... a não precisão também está na forma das faces, que representam um modelo por facetas, nao uma superficie totalmente curva.... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
esse assutno ja rolou inumeras vezes aqui no forum. o bom do max é a flexibilidade, por ser um programa artístico ele apoia a liberdade, nao necessariamente a precisão. o que muita gente faz num caso como esse é modelar a alvenaria no autocad e criar os detalhes no max, importando a alvenaria do cad que é bem mais preciso e fácil de vc lidar com as plines e contem muito mais recursos para facilitar esta etapa. o fraco do cad é o render que é bem ruinzinho, nao é a toa que a maioria do povo exporta pro max ilumina texturiza e renderiza a versao final. de uma procurada por aqui no forum, vai encontrar algumas mensagens sobre este assunto e pode tb dar uma olohada no tutorial modelando uma maquete digital no autocad, ele vai mostrar os procedimentos necessários à construção 3d no cad. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
e nao chame o andré pra discussão sobre qual é o melhor, q ele vai infartar aqui, heauehauheaea exatamente, concordo, pq as artes nao necessitam de tanta precisao, e os metodos pra faze-las no 3ds sao vantajosas, entao aconselho a fazer como o aabb disse... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Concordo com todos... Depende da utilização que sera dada a maquete, por exemplo, se for usada para compor um cenario realista em um filme, pode ser modelada no Max sem problema, tendo o cuidado com a escala, e modelando apenas o que vai aparecer na cena. Já para uma maquete arquitetonica, a coisa muda totalmente de figura, deve ser usado programas tipo cad para respeitar com precisão as medidas das plantas do projeto.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Eu sempre modelei os meus trabalhos no max, a partir de plantas de fachadas/cortes enviadas pelos arquitetos. Acho que não tem nenhum problema modelar no 3dsmax, ele oferece ferramentas de precisão para modelar perspectivas. O que necessita de precisão ja estamos usando, que são as plantas enviadas pelo arquiteto. O que temos de ter em mente é que as maquetes eletrônicas são projetos visuais, é impossível uma pessoa pegar uma fita métrica e medir na tela do computador ou em uma folha impressa os ambientes, portanto se uma parede tiver 10cm a mais ou a menos vai passar batido. Pra modelar no max eu sempre importo a planta baixa, de fachada/cortes posiciono elas corretamente e uso as ferramentas de snaps para modelar. Nunca um cliente reclamou da escala.
Oi Douglas A transferência de modelos entre programas (importação/exportação) está de tal forma facilitada que indifere em qual programa o "objeto" tenha sido modelado, raríssimas vêzes é preciso algum ajuste. Não ficou muito claro para mim o que você quis dizer com "renderização externa". Se você se refere ao render de uma cena externa ou se você se referiu ao uso de renderizadores externos (Radiance, Lightscape, etc..) ? Se foi o segundo caso é preciso verificar o padrão de modelo que o renderizador lida, e apenas isto. Por falar no assunto, uma dica: Para usuários avançados de CAD ou modeladores profissionáis em geral, vale a pena dar uma olhada na página do Radiance é um software aberto e free, extremamente poderoso e profissional. Não recomendo para principiantes ou curiosos devido à complexidade do programa. O sistema base de uso é UNIX mas existem versões para Linux, MacOSe FREEBSD, Também existe interface com o Windows para usuários de CAD. http://radsite.lbl.gov/radiance/ Espero ter ajudado Phy

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707688.

Total de membros registrados: 135295

Últimos membros registrados: bunta02, Bunta026, jeffshaw, tauan, Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 566, sendo 3 membro(s) e 563 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: piry hustiles, Tomas, bunta02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.