Oi Anderson, tudo bem?
A história é longa e tem bastante coisa envolvida no assunto, primeiro precisa lembrar de quando o V-Ray estava iniciando e a maioria migrou para ele, lá por volta de 2004/2005.
Nesta época a modelagem poligonal não era tão boa igual hoje, então, realmente as primitivas do Max ajudavam bastante pelo menos no início do projeto.
Porém, a primitiva de parede cria um Box na quina que une duas paredes e a malha dele fica sobreposta com as malhas das paredes.
Isso não dava problema no Mental Ray, que fazia parte do Max na época, mas dava problema no V-Ray, gerando manchas nestas áreas sobrepostas.
Como quase todo mundo passou a usar o V-Ray e dava trabalho remover os Boxes para refazer o canto das paredes, elas foram praticamente abandonadas pelos usuários de V-Ray.
Depois a modelagem foi ganhando mais recursos, veio o Editable Poly, que permite modelar com rapidez e facilidade, só que para isso precisa manter os polígonos quadrados.
Então, apesar de ainda ser mais rápido iniciar com as paredes primitivas, elas não são convertidas em Poly adequadamente até hoje, então, dificulta a continuação da modelagem, principalmente se vai criar detalhes finos nas paredes como molduras e tal.
Por exemplo, veja a primeira imagem em anexo, é uma parede primitiva que abri o vão da janela lincando uma Window primitiva.
Quando converti em Poly apareceu um vértice solto na parte de cima onde coloquei a janela e outro na lateral.
Se eu habilitar a triangulação do Mesh para ver as Edges diagonais da malha, como mostra a segunda imagem em anexo, você percebe a zona que está.
Ou seja, vai dar trabalho para arrumar e deixar em ordem a ponto de poder continuar modelando com as facilidades do Poly.
Se é uma parede lisa sem nada, principalmente um interior onde não precisará modelar oitão e nenhum outro detalhe, é mais rápido fazer com a parede primitiva, mesmo com o V-Ray, pois hoje ele não dá mais problema no sombreamento de faces sobrepostas.
Mas se for adicionar qualquer detalhe na parede, é melhor ter um pouco mais de trabalho no início fazendo tudo em Poly do que ter que arrumar a parede primitiva para continuar.
Já as primitivas de portas e janelas são muito simples e feias, são de 1997 e estão no programa até hoje sem nenhuma melhoria.
Também são ruins de converter em Poly para continuar modelando, pois geram várias faces sobrepostas.
Por isso que eu criei as primitivas de batentes e portas com o MCG no 3ds max 2016, assim, poderia oferecer uma porta com mais qualidade gerada proceduralmente e com controles paramétricos.
Mas teria que atualizar para usar nas versões recentes, pois dá alguns defeitos de mapeamento nas versões atuais.
Se você usa o Max 2016, 2017 ou 2018 ainda funciona bem e está neste link:
https://3d1.com.br/recursos/218/mcg-3d1-portaA escada primitiva é a mesma coisa, a única utilidade dela é para definir os degraus e a altura sem precisar calcular manualmente, então, se não tiver o corte da planta baixa para fazer de acordo com o projeto, pode criar a escada primitiva para servir como referência, mas vai modelar a escada final em Poly para criar todos os detalhes.
Abração e tudo de bom.
André Vieira