MOVER OBJETO

Por: Massaranduba  

Em: 12/08/2021 18:26

Boa noite.
Quando importo a planta do Auto Cad para o 3dmax acorre um problema.
Quando arrasto um objeto ele fica pulando de ponto a ponto como no grid do Autocad quando habilitado.
Para conseguir mover com precisao tenho que usar o Move Transform.
Diminui a unidade de medidas no 3ds que deve resolver.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Boa noite.
Estou trabalhando em cm mas vou tenta.

Tks
Esse tipo de coisa (mover como se tivesse em snap de grid sem estar, ou a camera dar cull (cortar, na viewport) se chegar perto com o zoom) geralmente acontece quando as coisas estão "muito pequenas" pro 3ds... Vc pode ver tbm se tá exportando do cad com o mesmo padrão de medidas (que o 3ds ta usando), pq isso pode fazer essa proporção relativa diminuir tbm.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Massaranduba, tudo bem?

Você tem certeza que o Snap Grid não está habilitado?

Pois ele faz você mover o objeto de acordo com o Grid do Max.

Outra coisa importante é a distância do objeto até a coordenada 0,0,0 do 3ds max.

Geralmente quando importa do AutoCAD vem bem distante do 0,0,0 e isso causa todo tipo de problema maluco, porque o Max aumenta a taxa de erro nos cálculos de tudo conforme a distância do centro do mundo 3D.

Se os objetos estiverem distante do centro, é só agrupar e mover para o centro que resolve.

No caso pode ser melhor você mover para o centro no projeto do AutoCAD antes de importar, assim manterá a referência com o arquivo Max se precisar fazer alterações no projeto e reimportar apenas partes dele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Respondendo.
Estou trabalhando com as mesmas medidas tanto no cad como no 3d.
Mesmo desabilitado todos os Snaps ainda persiste.
Vou tenta deizar no zero absoluto em ambos programas como comentado.
Obrigado pelas dicas. 
Agradeço pela atenção de todos ai que colaboraram.
Deu certo grande mestre Andre, colocoquei no zero absoluto do cad a planta e resolveu, nao fica mais saltando de ponto aponto.
Ter posicionado no ponto 0 corrigiu outro problema na Viewport, a cena esta toda certa modelada mas quando rotaciona qualquer objeto, dava um Bug das paredes estarem atravessadas ou objetos sobrepostos.  
Oi Massaranduba, tudo bem?

Eu fico feliz que deu certo.

O 3ds max aumenta a taxa de erro nos cálculos de tudo conforme a distância do centro do mundo 3D, então, realmente acontecem problemas muito loucos de objetos piscando, aparecendo distorcidos, câmera pulando, animação dando socos, sombras com defeito, entre muitos outros.

Porém, tudo depende da unidade que estiver trabalhando, então, se está modelando uma casa ou um prédio, é bom trabalhar numa unidade confortável como centímetros ou metros, pois se trabalhar numa unidade muito pequena igual milímetros vai acabar com partes do projeto muito distantes do centro do mesmo jeito.
Por exemplo, se for fazer uma rodovia com vários KM é melhor trabalhar em KM do que em metros, porque mesmo centralizada, vai ter partes distantes do centro, entende?

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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