Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Marcelod3sign   Rio de janeiro
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
silvaserik   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

axis   bataguassu - MS
Igor   San Alberto Paraguay - AC
Cybershot   Sousel - AC

COMO MODELAR ESTE OBJECTO ? ( 1 )

Por: anonymumm  

Em: 07/11/2021 17:44

Viva Gente,

Hoje trago outro desafio que será o primeiro de uma nova série : 

Imagino que existem várias ferramentas para chegar ao mesmo resultado mas a ideia aqui É encontrar a metodologia mais simples para obter o modelo 3D de uma porta com 50 cm x 65 cm x 3 cm. ( lisa na costa )

Entretanto vou começar do meu lado a modelar um PLANE com o modificador cloth ..... 


Vamos modelar ?

????
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva,

A minha primeira abordagem não parece ser a melhor com o modificador CLOTH...

:(
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Tive uns minutos livre deu para fazer o video, dá para melhorar mas pelo menos fica aí um dos caminhos possíveis.
Se a resolução não estiver boa espere um bocado que carreguei agora o video.
Abraço



Viva Fernando, Mais um grande video !!

De facto a tua abordagem é de longe mais rápida e eficaz...Tenho sempre receio de utilizar o Turbosmooth dado que não domino muito bem essa parte onde « fechas » o obejto com os Edges para que o modificador não seja aplicado no volume todo...

Vou seguir os teus concelhos, Obrigado
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva Fernando,

Resultou e permite-me que simplifique a parte final com menos manipulações :

1 Extrude Edge na lateral da porte
2 Bridge
3 Cap hole

Mais uma vez obrigado

;)
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Com o cap holes perdes o controle da malha, deixa de ficar (quad) e vai trazer vários problemas se quiseres suavizar etc.

Para entenderes bem o que é modelação hard surface eu aconselho os videos do Grant, já tem uns anos mas é uma maravilha conhecer o trabalho dele.

https://vimeo.com/10941211
Oi Anonymumm, tudo bem?

Eu já tinha feito o meu exemplo quando vi a postagem do Fernando, mas ainda não tinha escrito a mensagem, então, fui ver o vídeo e ele modelou exatamente igual, só no início que foi um pouco diferente, mesmo assim, a técnica é a mesma.

Independente da forma como incia, a modelagem é sempre editando vértices, Edges e polígonos, eu iniciei com um Plane com alguns segmentos e movi os vértices para deixá-los na posição que precisava, o Fernando iniciou com um Plane sem segmentos e criou os segmentos já na posição que precisava.

Ou seja, o que importa é você colocar as Edges e vértices onde precisa criar os detalhes, não importa como vai fazer isso, pois o resultado final será muito parecido.

Vou deixar em anexo as 3 imagens que tinha capturado para descrever o procedimento, veja que não fiz o lado oposto, mas poderia espelhar o Plane, unir com o Attach e usar o Bridge para criar as faces juntando os dois.

Inclusive, como o Fernando disse, não é bom usar o Cap para fechar as coisas, use o Bridge!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Brutal ! 
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707599.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1054, sendo 3 membro(s) e 1051 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, Ztesu026, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.