Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG
Ismael de jesus   Florianópolis - SC
Ricardo 3D   Brasil - BA
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
maxxx   sao paulo

Portfólios Ver Mais

waltergms   Belo Horizonte - MG
Vincius   Salvador - BA
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA

COMO MODELAR ESTE OBJETO ? ( 2 )

Por: anonymumm  

Em: 07/11/2021 17:52

Viva novamente,

Trago aqui o segundo desafio que faz parte de uma nova série exercícios para melhorar a abordagem que possamos ter com a modelagem de um objeto : Porta 50 cm x 65 cm x 2 cm com saliencia de 15mm ( bico ou cone )

Sei que existem várias ferramentas para chegar ao mesmo resultado mas a ideia aqui É encontrar a metodologia mais simples ....

Podemos imaginar Evidentemente as duas situações : Um bico para o exterior ou um afunilamento para o interior da porta...


Vamos modelar ?

????
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Este objeto também é super simples, só precisa criar um círculo de Edges em volta de um vértice, para segurar a suavização, depois pode puxar o vértice para cima e chanfrar com valor bem pequeno para criar a ponta.

Veja as imagens em anexo mostrando o procedimento.

Primeiro selecionei as 4 Edges em torno do vértice e usei o Connect para criar o círculo em volta, como mostra a imagem 1.

Depois movi o vértice para cima e apliquei um Chamfer com valor bem pequeno para manter os vértices próximos, como mostra a imagem 2, assim, cria uma ponta aguda, se quisesse uma ponta suave era só aumentar o valor do Chamfer.

No final apliquei TurboSmooth com 3 no Interations para suavizar, como mostra a imagem 3 em anexo.

Se quiser que fique mais suave e aberto igual o da sua imagem, é só não criar o círculo de Edges do passo 1 e apenas mover o vértice para cima e chanfrar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André,

Ja tinha adiantado serviço com um plane mais detalhado com 400X 300 vertices e uma selecção redonda progressiva dos vertex mas A tua aboradagem é de longe mais simples.

Obrigado por iluminar a minha ignorância com a luz da tua sabedoria !

Ave 
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Lembre sempre que quanto menos polígonos tiver, melhor será para trabalhar.

Crie sempre o menor número possível de polígonos, adicionando mais apenas conforme forem sendo necessários para produzir os detalhes, qualquer polígono a mais que colocar sem necessidade acabará complicando a modelagem e as vezes pode até causar defeitos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707467.

Total de membros registrados: 135140

Últimos membros registrados: Bruma, rivaldosilva1198, [email protected], Herr.eduardo, dsan btha, Sanches550, Herry550, joddjustin.

Usuário(s) on-line na última hora: 656, sendo 14 membro(s) e 642 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jorge Henrique, Henrique Ribeiro, Ronaldo Junior, hovik, Anderson Miguel, Abilio, Pedro Juliato, Lucas Reis, Le_Andro, Thiago Couto, jgarquides3d, Reinaldo Silva, Matheus Gouvea, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.