Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
fernando parreira   Minas Gerais - MG
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE
Garte   Brasilia - AC
daniell_uchiha   Barueri - SP - AC
Andre Bucchioni   São Paulo - SP

COMO MODELAR ESTE OBJETO ? ( 3 )

Por: anonymumm  

Em: 07/11/2021 17:55

Aqui Está o terceiro objeto da série com as mesmas dimensões :

50x65x3cm

Qual seria o método para chegar a este resultado ?


Vamos modelar ?

????
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Esse já é um pouco mais trabalhoso, mas não é difícil, só precisa editar mais vértices manualmente.

Segue o passo a passo mostrando o procedimento.

1- Criei um Plane com 3 x 3 Segments e movi os vértices para deixar os polígonos com a mesma forma da sua imagem, como mostra a imagem 1.

2- Selecionei os polígonos e apliquei o Bevel com a opção By Polygon, assim, cada um formou um gomo, como mostra a imagem 2.

3- Depois, selecionei as Edges de cada fileira e apliquei o Connect para criar uma nova linha de Edges no centro (Loop), como mostra a imagem 3, fiz isso em cada fileira e cada coluna por vez para não dar problema, mas é super rápido, só precisa selecionar uma Edge, clicar no Ring para selecionar todas e clicar no Connect para criar a nova linha.

4- Agora eu poderia selecionar as Edges dos cantos e chanfrar, mas daria muito trabalho, então, apliquei o modificador Chamfer com a opção Tri, como mostra a imagem 4 em anexo, no final converti para Poly de novo para continuar modelando.

5- Pela vista Top eu movi manualmente os vértices de cada lado dos gomos para criar o aspecto de estofamento, como mostra a imagem 5, precisa fazer igual em todos os lados de todos os gomos.

6- Depois, selecionei os polígonos nas pontas de cada gomo, como mostra a imagem 6, e usei o Collapse para converter tudo num único vértice, o resultado depois de colapsado aparece na imagem 7.

7- Agora só precisa arrumar os vértices das linhas de Edges que passam no meio de cada gomo para melhorar o aspecto de estofamento, como mostra a imagem 7.

8- No final precisa deletar os polígonos das bordas, como mostra a imagem 8, pois eles ficam errados e causam problemas.

9- Aplicando o TurboSmooth com 3 no Interations tem o resultado mostrado na imagem 9.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Estou achando muito interessante esta série.
Oi Serpa, tudo bem?

Eu fico feliz que gostou, pois o Anonimumm nem voltou para falar se testou, se deu certo, se teve alguma dúvida.

Modelar é a coisa mais gostosa que tem para fazer no Max atualmente, antes eu achava que era animação até animar no Unreal, dai comecei a passar nervoso animando no Max, mas modelar ainda é uma delícia.

Certamente o Max continua sendo o melhor modelador poligonal do mercado, mesmo velho, ultrapassado, desatualizado, esquecido e com o pé na cova.

Antigamente quando eu estava de saco cheio pegava para modelar alguma coisa, pois é uma terapia, atualmente quando estou de saco cheio pego para brincar nos Blueprints. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Legal mesmo ver como encontrou a solução.  Pena mesmo o max estar caindo em desuso.  Parece que o vray também está ficando pra trás.  Fico triste, pois o mental ray também morreu nos meus braços.  Fui leal até onde deu, aí migrei para o vray.  
Oi Byboca, tudo bem?

Fico feliz que também gostou e agradeço pelo comentário, eu não consigo imaginar outra forma diferente de fazer, pelo menos não com polígonos, pois modelagem poligonal é sempre igual independente do objeto que for modelar.

Eu uso o Max desde a versão para DOS e passei 23 anos dedicado a um site de 3ds max, então, se você está triste com o que está acontecendo, imagina o nível da minha frustração, desânimo e até raiva!
Se eu encontrar um dos vagabundos que fazem parte da equipe do Max pela frente, esteja onde estiver, dou um murro na cara com gosto, com vontade mesmo!!!!

Tem coisas que chegam a sua hora, são ultrapassadas pela tecnologia por mais que invistam nela e coloquem os melhores para trabalhar nela, como é o caso do V-Ray.
Ninguém pode falar que a Chaos não é compentente e não faz de tudo para manter o V-Ray como o melhor Render do mundo, mas a tecnologia que ele é baseado está acabando e não apenas ele que vai acabar junto, todos os outros renderizadores vão acabar também, a renderização não será mais percebida, será em Real-Time.

Diferente do Mental Ray, que morreu prematuramente porque a Nvidia comprou a Mental Images e não quis investir nele, o objetivo deles era pegar a tecnologia para criar o sistema RTX, então, foi sacanagem também, mesmo que tenha sido por um ótimo motivo, pois ele poderia ter sobrevivido até hoje se eles quisessem.

Agora, o caso do Max é o mais absurdo de todos, a Autodesk, conhecida por matar programas bons, aprendeu depois de muitos erros e resolveu acabar com o Max aos poucos, colocando ele na mão de uma equipe de idiotas de propósito para o programa perder usuários até não ter ninguém para reclamar quando anunciarem o EOL.
Não sei se é melhor ou pior do que matar de vez, pois é agonizante ver o programa morrer aos poucos desta forma.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Realmente estou no mesmo barco que você, apesar de não ter tanta experiência quanto você sobre o mundo da Computação gráfica, pois comecei bem mais tarde do que você... rsrs, enquanto você tem em média 23 anos mais ou menos que trabalha só com isso, tenho apenas 16 anos mais ou menos que tento trabalhar com isso, apesar das dificuldades dessa área no meu estado, devido ao monopólio de profissionais que fazem só isso...

Realmente o seu relato descreve perfeitamente todo o meu sentimento com relação ao 3ds Max. É muito triste ver a forma como a empresa americana Autodesk trata os seus softwares e ainda é pior a forma "desrespeitosa" que ela trata os seus usuários ( assinantes do software original+ pacotes de subscription ).

E quando você vê a forma como a Chaos ( antiga Chaos Group ) trata o V-Ray sempre tentando melhorá-lo ano após ano, é de certa forma bonito e motivador ver todo o empenho dos donos da Chaos em tentar manter o V-Ray sempre atualizado, dá para ver nitidamente toda a preocupação e o grande esforço que eles tem com o V-Ray render. Basta ver as melhorias ou mesmo as pequenas melhorias que eles sempre colocam, a cada nova versão que eles lançam do V-Ray...

Acho que tudo na vida é um ciclo, e para nós que trabalhamos diretamente ou indiretamente com tecnologia, essa parte específica da Computação Gráfica, que é a parte de renderização, é mais dinâmica ainda e mais efêmera também.

** Passamos por várias transições no mundo da computação gráfica, desde a criação do Substance Designer, Substance Painter, que antes eram da Allegorithmic e depois foram comprados pela Adobe. A aquisição do renderizador Mental Ray pela NVidia só pra "matar" de propósito mesmo o renderizador e sugar toda a tecnologia dele para criar as placas de vídeo RTX deles (Nvidia).

As empresas todas são capitalistas e visam o lucro sempre, normal desde que o mundo é mundo, agora o que acho errado é a falta de atualização do software, falta de atenção e respeito com todos os usuários e artistas gráficos que investiram dinheiro pesado há anos em comprar 3ds Max original.

Claro que nada dura pra sempre, mas a Autodesk escolheu tomar um rumo das coisas, acho que de forma anti ética e inidônea mesmo ( agindo de má fé ), porque basta você pegar a história do Blender 3d e do 3ds Max e fazer um breve paralelo da história e evolução desses 2 softwares...

Que você vai notar uma diferença muito grande mesmo entre o Blender 3d e o atual 3d Max ( na sua versão mais nova ). Lembro bem a 1a. entrevista que assisti no youtube com o Tom Rosendal, o criador e o idealizador do Blender 3d, para o canal do Blender Guru, que ele mesmo disse que a motivação dele nunca foi dinheiro, e sim em transformar o Blender 3d no melhor software 3d do planeta...

Nota-se claramente uma preocupação muito maior do Tom Rosendal em estar sempre atualizando o Blender 3d com novas ferramentas, em sempre atualizá-lo para sempre ficar concorrendo em termos de igualdade, para os demais softwares 3d high-end do mercado mundial de Computação Gráfica.

Claro que a Blender foundation não tem a mesma grande linha de softwares que a Autodesk tem, a Autodesk tem que gerenciar e manter de pé uma gama muito grande de todos os seus softwares 3d, enquanto que a "Blender foundation" tem a preocupação em sempre manter atualizado o seu software e ter retorno financeiro para os acionistas que investem volumosas ações na Blender...

Mas também acho que a Autodesk deixa muito a desejar em vários softwares dela; lembro bem na época quando o SoftImage foi descontinuado pela Autodesk, por falta de atualização dela e de implementação de novas melhorias no programa, e infelizmente estamos vendo as mesmas coisas acontecendo com o 3ds Max gradativamente.

Eu vejo, André, um caminho diferente e pelo menos melhor à priori pelas boas estratégias da Chaos com o V-Ray render do que para o 3ds Max que depende da Autodesk. A Chaos tem o Chaos vantage, então eles já tem todo uma plataforma voltada para renderização raytracing, apesar de sabermos que de fato, ainda não é 100% raytrace, mas já é um grande avanço da Chaos...

O render V-Ray é um renderizador hegemônico por ser constantemente atualizado pela Chaos, mas sabemos que ele não foi feito para times de render muito baixos, como o Enscape, o Lumion apesar de ainda ter muita coisa para melhorar também, o Redshift, o D5 Render, Twinmotion, F-Storm renderer... etc

Acho que mesmo que a Chaos viesse algum dia a "descontinuar" o V-Ray render, e isso pode acontecer por causa da rápida evolução de novos renderizadores GPU (placa de vídeo), mas a Chaos fez a fusão com o Enscape e as 2 empresas vão trabalhar pesado pela evolução do Enscape, que com certeza vai ficar muito melhor ainda...

Pode ser que a Chaos não tenha interesse no futuro em avançar com o desenvolvimento do V-Ray Next, por conta do Enscape, mas eles já tem o Corona renderer, que atualmente é um dos renderizadores mais rápidos do mercado para CPU.

Então a Chaos tem o Corona renderer ( que por enquanto só tem versão CPU), e ela também fez a união (fusão) entre empresas, com o Enscape indo pro time da Chaos, então pode ser que o V-Ray futuramente já não tenha tanta força...

** A não ser que a Chaos decida implementar com força total o Chaos Vantage e migrar o V-Ray para ficar 100% GPU no futuro. Muita coisa pode acontecer, pois depende muito das estratégias que as empresas de tecnologia do mercado vão adotar daqui pra frente...

Pelo menos tenho a impressão que o mercado da Autodesk não chega bem a ser a indústria de jogos, porque ela nunca se preocupou em avançar o Stingray, que foi descontinuado pela Autodesk em 2018.

O mercado mesmo "forte" da Autodesk é o AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Ainda bem que ela é detentora do Revit, apesar de ter bons concorrentes como o ArchiCAD, o Vectorworks, o Allplan Architecture... etc, porque a Autodesk já perdeu o mercado de games e perdeu faz tempo o mercado de animações e vinhetas também em algumas áreas de comerciais...

Desculpe pelo texto longo, mas achei o seu comentário muito interessante... hehe

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu iniciei na computação gráfica com o AutoCAD em 95 quando tinha 21 anos e no ano seguinte comecei a usar o 3D Studio R4 for DOS, pouco tempo depois migrei para o 3D Studio Max 1, então, está fazendo uns 27 anos que estou nessa.

Sobre a Autodesk, sempre tive as minhas críticas por privilegiarem o Maya, mas também sempre fui muito grato por terem desenvolvido o 3ds max até 2015, quando resolveram obrigar todo mundo a pagar Subscription anualmente, fazendo os custos com o Soft subir absurdamente sem dar nenhuma outra opção para os usuários.

Foi ai que passei a meter o pau no programa, comparei ao tráfico de drogas e muitos leitores ficaram bravos comigo, alguns deixaram de acessar o site, mas qual é o outro negócio que triplica o preço sem mais nem menos depois que sabe que os usuários estão dependentes do programa e não poderão mudar facilmente?
Eu só conheço o tráfico de drogas que consegue fazer isso pela dependência química dos usuários, no caso da Autodesk foi pela dependência tecnológica e profissional das pessoas, pois não é fácil migrar de programa 3D do dia para a noite.
Para mim essa foi a gota d'água e por isso pretendo aprender o Blender para nunca mais usar um programa da Autodesk.

Junto com isso veio outras coisas que só me fizeram ter mais certeza como a destruição da equipe do 3ds max colocando um bando de moleques idiotas e presunçosos no lugar, o Product Manager do 3ds max é um energúmeno incapaz, o programa parou de ser atualizado decentemente e parou de ser promovido, nem vídeos fazem mais mostrando as novidades, pois nem tem quase o que mostrar, ou seja, largaram a mão.
Portanto, a pessoa não perceber estas coisas e se preparar é pedir para ser pego de surpresa quando anunciarem o EOL (End Of Life).

Sobre a Chaos, um cara que fez um Render num quarto, numa época que estavam surgindo diversos renderizadores, e além de sobreviver até hoje tornou o seu Render o melhor do mundo, tem que ser respeitado, não é qualquer um.
O Vladimir Koylazov não é só bom com códigos, foi um ótimo empresário também e transformou a Chaos numa potência, portanto, ele sabe que a tecnologia do V-Ray e do Corona vão acabar ou mudar radicalmente, tanto é que investiu pesado no Vantage para ter um renderizador por Ray Tracing Real-Time e comprou a Enscape para ter um renderizador Real-Time de verdade.
Com estas tecnologias eles podem fazer um renderizador realista em Real-Time igual o D5 Render, Unreal e Unity HDRP, eles têm grana e conhecimento para isso e aposto que é o objetivo, mas sem perder os usuários destes Sofs, melhor ainda, fazendo eles migrarem suavemente para o novo sistema, então, não é fácil.
Se eles conseguirem misturar o Vantage com o Enscape e tornar totalmente compatível com o V-Ray e Corona, para os usuários migrarem suavemente, pode dar certo.

OBS: O Chaos Vantage é 100% Ray Tracing e este é justamente o problema, pois fazer tudo por Ray Tracing ainda não roda em Real-Time, precisa misturar Ray-Tracing com rasterização (Enscape) para rodar em Real-Time com alta qualidade igual fazem o D5 Render e os Engines de Games.

Realmente a renderização vem se desenvolvendo há mais de 30 anos e o sonho sempre foi visualizar cenas 3D em Real-Time, antigamente era dificílimo obter imagens realistas, hoje qualquer um faz até em renderizadores no Browser de internet como o Light Tracer, por exemplo, então, é uma tecnologia bem conhecida.
A novidade agora é a renderização Real-Time, mas depois disso não terá mais nenhuma nesta área, não tem um outro objetivo depois de se tornar ultra-realista em Real-Time.

As pessoas não gostam das mudanças nos Softs e tecnologias 3D porque ficam acostumadas com o que usam há anos, mas eu gosto, porque sempre são para melhor.

Sobre o Blender, é o mesmo caso da Chaos, o cara começar sozinho, competir com grandes empresas estabelecidas, durar até hoje e agora conseguir chegar no patamar que está, superando o 3ds max em muitos aspectos, merece respeito, mesmo que seja porque a Autodesk abandonou o Max.

Concordo plenamente com o que você falou sobre o Tom Rosendal ser completamente dedicado ao programa por décadas e só ter ele para cuidar, enquanto a Autodesk monopolizou tudo comprado os concorrentes e tem que cuidar de trocentos programas, alguns que são concorrentes entre si como Max e Maya.
Porém, a culpa é deles mesmos, da ganância e falta de gerenciamento deles mesmos, que compraram mais do que podiam gerir, nunca deram a mínima para os usuários, mentiram diversas vezes, extorquiram com o Subscription e acham que somos todos idiotas, falando que iria melhorar as atualizações quando na verdade piorou.

Neste caso é melhor comparar com a Maxon, do Cinema4D, uma empresa decente que tem trocentos Softs e gerencia bem, atende bem os usuários e não extorque ninguém do dia para a noite.
Ou seja, não é a quantidade de Softs que a empresa tem, é a índole dos administradores que conta e a Autodesk sempre foi administrada por uma corja.

Antes a gente primeiro via as novidades do Soft e analisava se iria ou não fazer o Update, dai resolveram obrigar a comprar o Soft antes de ver as novidades e você só sabe o que vai receber durante o ano, falando que era vantagem para o usuário, então, vigaristas deste nível tem que se #!@%*# mesmo, tem que todo mundo migrar para Softs de outras empresas para aprenderem, queria que o mesmo acontecesse com a Adobe, pois estas são as duas empresas mais nefastas da computação gráfica, as que inventaram e incentivaram o Subscription.

Sobre os mercados que a Autodesk atua e os Engines de Games, é ai que está a questão, tudo está se tornando Real-Time e em qualquer área, principalmente no desenvolvimento de produtos, que é o principal mercado da Autodesk.
O lance hoje é o que chamam de gameficação, ou seja, a transformação de sistemas complexos em praticamente um jogo, onde os administradores podem acompanhar tudo que acontece como se fosse um Game.

Até agora a computação gráfica 3D era usada apenas para visualizar projetos por meio de imagens e animações, era usada para fazer filmes e para modelar peças em indústrias, mas nos próximos anos será usada em tudo que imaginar, desde vender comida e roupas até aviões, a internet será 3D, todos os sites serão 3D, o 3D estará em tudo e será interativo em Real-Time, é o que chamam de Metaverso.

Portanto, dominar programas como Blender e 3ds max será o mesmo que dominar o AutoCAD hoje em dia.
A Autodesk não ter investido pesado no Stingray foi mais uma das trocentas imbecilidades que cometeram durante todos estes anos, nunca vi uma empresa tão burra, só não quebram porque são grandes demais, qualquer outro que cometesse tantas imbecilidades teria falido.
Quem vai desenvolver as coisas para todas as áreas nos próximos anos serão as pessoas que dominam algum Engine de Game.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135239

Últimos membros registrados: charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed.

Usuário(s) on-line na última hora: 795, sendo 26 membro(s) e 769 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Joao Barreto, Ale Marques, Sergio1987, Reinaldo Silva, mastermax, Junior, Osvaldo Arquiteto, gago, Daniel Monteiro, João Von Rondow, Geraldo Nunes, charles.chaves, Roberto Movanni, JMDesign, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, emersonforentin, Gabriel.C, Augusto Peixoto, wdesign2006, cristian rocha da silva, Felipe Duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.