Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!
André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Realmente estou no mesmo barco que você, apesar de não ter
tanta experiência quanto você sobre o
mundo da Computação gráfica, pois comecei bem mais tarde do que você... rsrs, enquanto você tem em média
23 anos mais ou menos que trabalha só com isso, tenho apenas
16 anos mais ou menos que tento trabalhar com isso, apesar das dificuldades dessa área no meu estado, devido ao monopólio de
profissionais que fazem só isso...
Realmente o seu
relato descreve perfeitamente todo o meu
sentimento com relação ao
3ds Max. É muito triste ver a forma como a
empresa americana Autodesk trata os seus
softwares e ainda é pior a
forma "desrespeitosa" que ela trata os seus
usuários ( assinantes do software original+ pacotes de subscription ).E quando você vê a forma como a
Chaos ( antiga
Chaos Group ) trata o
V-Ray sempre tentando melhorá-lo ano após ano, é de certa forma
bonito e motivador ver todo o empenho dos donos da
Chaos em tentar manter o
V-Ray sempre
atualizado, dá para ver nitidamente toda a preocupação e o grande esforço que eles tem com o
V-Ray render. Basta ver as melhorias ou mesmo as pequenas melhorias que eles sempre colocam, a cada
nova versão que eles lançam do
V-Ray...Acho que tudo na
vida é um ciclo, e para nós que
trabalhamos diretamente ou indiretamente com
tecnologia, essa parte específica da
Computação Gráfica, que é a parte de
renderização, é mais
dinâmica ainda e mais
efêmera também.
** Passamos por várias
transições no mundo da
computação gráfica, desde a criação do
Substance Designer, Substance Painter, que antes eram da
Allegorithmic e depois foram comprados pela
Adobe. A aquisição do renderizador
Mental Ray pela
NVidia só pra
"matar" de propósito mesmo o
renderizador e sugar toda a tecnologia dele para criar as
placas de vídeo RTX deles
(Nvidia).
As empresas todas são capitalistas e visam o lucro sempre, normal desde que o mundo é mundo, agora o que acho errado é a
falta de atualização do software,
falta de atenção e respeito com todos os usuários e
artistas gráficos que investiram dinheiro pesado há anos em comprar
3ds Max original.Claro que nada dura pra sempre, mas a
Autodesk escolheu tomar um rumo das coisas, acho que de forma anti ética e inidônea mesmo ( agindo de má fé ), porque basta você pegar a história do
Blender 3d e do
3ds Max e fazer um
breve paralelo da história e evolução desses
2 softwares...Que você vai notar uma diferença muito grande mesmo entre o
Blender 3d e o atual
3d Max ( na sua versão mais nova ). Lembro bem a
1a. entrevista que assisti no youtube com o
Tom Rosendal, o criador e o idealizador do
Blender 3d, para o
canal do Blender Guru, que ele mesmo disse que a motivação dele nunca foi dinheiro, e sim em transformar o
Blender 3d no melhor
software 3d do planeta...
Nota-se claramente uma preocupação muito maior do
Tom Rosendal em estar sempre atualizando o
Blender 3d com novas
ferramentas, em sempre atualizá-lo para sempre ficar concorrendo em termos de igualdade, para os demais
softwares 3d high-end do
mercado mundial de
Computação Gráfica.Claro que a
Blender foundation não tem a mesma
grande linha de softwares que a
Autodesk tem, a
Autodesk tem que gerenciar e manter de pé uma gama muito grande de todos os seus
softwares 3d, enquanto que a
"Blender foundation" tem a preocupação em sempre manter atualizado o seu software e ter retorno financeiro para os acionistas que investem volumosas ações na
Blender...Mas também acho que a
Autodesk deixa muito a desejar em
vários softwares dela; lembro bem na época quando o
SoftImage foi
descontinuado pela
Autodesk, por falta de
atualização dela e de implementação de novas
melhorias no programa, e infelizmente estamos vendo as mesmas coisas acontecendo com o
3ds Max gradativamente.
Eu vejo,
André, um
caminho diferente e pelo menos
melhor à priori pelas boas estratégias da
Chaos com o
V-Ray render do que para o
3ds Max que depende da
Autodesk. A
Chaos tem o
Chaos vantage, então eles já tem todo uma plataforma voltada para
renderização raytracing, apesar de sabermos que de fato, ainda não é
100% raytrace, mas já é um grande
avanço da
Chaos...O render
V-Ray é um
renderizador hegemônico por ser constantemente atualizado pela
Chaos, mas sabemos que ele não foi feito para
times de
render muito baixos, como o
Enscape, o
Lumion apesar de ainda ter muita coisa para melhorar também, o
Redshift, o
D5 Render,
Twinmotion,
F-Storm renderer... etc
Acho que mesmo que a
Chaos viesse algum dia a
"descontinuar" o
V-Ray render, e isso pode acontecer por causa da
rápida evolução de novos
renderizadores GPU (placa de vídeo), mas a
Chaos fez a fusão com o
Enscape e as 2 empresas vão trabalhar pesado pela evolução do
Enscape, que com certeza vai ficar muito melhor ainda...
Pode ser que a
Chaos não tenha interesse no futuro em
avançar com o desenvolvimento do
V-Ray Next, por conta do
Enscape, mas eles já tem o
Corona renderer, que atualmente é um dos
renderizadores mais
rápidos do mercado para
CPU.Então a
Chaos tem o
Corona renderer ( que por enquanto só tem versão
CPU), e ela também fez a união (fusão) entre empresas, com o
Enscape indo pro time da
Chaos, então pode ser que o
V-Ray futuramente já não tenha tanta força...
** A não ser que a
Chaos decida implementar com
força total o
Chaos Vantage e migrar o
V-Ray para ficar
100% GPU no futuro. Muita coisa pode acontecer, pois depende muito das estratégias que as empresas de
tecnologia do mercado vão adotar daqui pra frente...
Pelo menos tenho a impressão que o mercado da
Autodesk não chega bem a ser a
indústria de jogos, porque ela nunca se preocupou em avançar o
Stingray, que foi descontinuado pela
Autodesk em
2018.O mercado mesmo
"forte" da
Autodesk é o
AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Ainda bem que ela é detentora do
Revit, apesar de ter bons concorrentes como o
ArchiCAD, o
Vectorworks, o
Allplan Architecture... etc, porque a
Autodesk já perdeu o mercado de games e perdeu faz tempo o mercado de
animações e
vinhetas também em algumas
áreas de comerciais...Desculpe pelo texto longo, mas achei o seu
comentário muito
interessante... hehe
Abraços e
sucesso a todos!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...