Mental ray cantos sombreados

Por: Diogo  

Em: 21/08/2005 07:45

Bem galera kero dar saudações a todos, pois sou novo por aki , e parabenizar todos vcs tb por se dedicar tanto ao nossos estudos e sempre estar nos ajudando com macetes novos , dando um help tb. André gostaria de lhe fazer uma pergunta, estou começando agora com o mental ray, ja sei algumas coisinhas mas creio q ñ é nem 10% que esse poderoso renderizador fornece, mas minha duvida é, como que eu faço para uma ambiente fechado como essa sala de estudo os cantos fiquem sombreados sem ter q usar o shader dirty map ou coisa assim , pelo q percebi o V-ray faz essa sombra perfeitamente , mas ja como Mental ray está dificil de gerar esse tipo de sombra , será q com o aumento do gi ele faz isso?Me corrija se eu estiver errado...tanto o sombreamento na parede como nos objetos tb como sofá nos cantos boleados.. Bem aguardo uma resposta sua e logo irei postar uma imagem minha q fiz com mental.... Abraços!! Diogo!
Oi Diogo, tudo bem? Só passei aqui para lhe informar que o André está meio OFF do fórum. Mas acredito que outras pessoas que possam lhe ajudar. Valeu! :joiad:
Fala Hawf blz? Espero q sim... Bem espero q alguem possa me ajudar então, pois esta difícil de mexer com esse mental viu, mas..se alguem poder me da uma ajuda ai ficaria muito grato. Agora viuns trabalhos seus e eu vi q vc manja muito do V-ray heim ,parabéns seus trabalhos ficaram louko, espero um diaainda poder atingir esse nivel , tava quase começandoa estudar o v-ray , mas ñ sei ainda. Ha Hawf se ñ for pedir muito e nem abusar , tem como vc me passar aquela textura q vc usopra salade estudo o piso de madeira bem clarinho e outro q vc uso pra uma sala de arquitetura q vc tb, q vc ateutilizo o textureshake, o textureshake ñrola com mental ñ sei pr mas tudo bem , se vc podermepassar ou pelo oumenos o site a ondeeu posso encontrar essas texturas ficaria muito grato. Mas bem é isso ai, agente vai se falando e valeu pela atenção, se alguem puder me ajudar ficaria grato. Abraços! Diogo!
vc poderia ler pra começar a matéria sobre gi aqui na 3d1, esta um pouco desatualizado mas ja dá pra ter um bom entendimento. uma coisa que vc precisa ajustar bem em ambientes internos é o gi do mental ray. primeiro ajuste o tamanho dos photons pra ficar bem pequeno e vc conseguir ver o granulado deles. o numero de photons tb influencia no efeito, se colocar pouco a qualidade ser´´a reduzida e pequenos detalhes tb. tente alcançar um equilibrio na sua cena. depois que diminuir o tamanho dos photons comece a aumentar e renderize para ver os resultados. quando os photons estiverem começando a se tocar pelas bordas está bom para utilizar com a segunda etapa o final gathering. mas antes disso, verifique se nao ficaram buracos na cena sem nenhum photon, se isso acontecer vc pode aumentar o numero de photons ou o tamanho. aumentando o numero de photons aumentara a qualidade, aumentando o tamanho perdera qualidade. o final gathering do mray eu nunca consegui configurar e entender muito bem os parametros, mas o básico é o tamanho dos samples, que se aconselha a deixar com 1 décimo do tamanho total da cena, tipo se ela fosse envota por uma esfera, 1/10 do diametro dessa esfera. o numero de samples tb influencia na qualidade final, experimente por exemplo colocar uns 30 samples e depois uns 300, a diferença é razoável. por último e nao menos importante, tem um grupo la em cima para estudo do mental ray, pode juntar-se ao pessoal de la e postar duvidas e imagens para auxiliar na resolução dos problemas. um abraço
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Fala aabb2003 blz? Bem cara eu ja li e reli la umas 300 vezes , na teoria funciona agora na pratica ta triste viu..rs. Tem um site italiano que esta explicando um tutorial com mental com uma sala mas é com maya, ñ sei se muda muito do Max para o Maya, mas la as configurações rolam perfeitamente agora qdo chega no Max fica difícil entra nesse site ai da uma olhada http://www.treddi.com/forum/index.php?showtopic=8436&st=0 Bem irei postar minha imagem e olhaadiferença entre elas as sombras de gi que geram dos objetos qdo estão perto da parede , entre os cantos das paredes etc, enfim , to quase desistidno do Mental pra estudar o V-ray, mas irei mais algumas tentativas. Valeu pela ajuda. Abraços!
Ha vcs poderiam me ajudar como eu faço pra postar as imagens aki? Bem é isso ai... Valeu![/url]
Oi Arqtº Diogo Para postar imagens escreva o link para a imagem Por exemplo: http://news.dds.dk/uploads/tx_discpagemulticats/kom.jpg Depois selecione-o e clique no botão Img acima na página de respostas. O resultado: OBS: A imagem deve estar em um local na rede que permita seu download. Abraço Phy
Fala Phy blz? Obrigado cara , vou postar uma imagem minha feita pelo mental... Valeu... Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1194, sendo 13 membro(s) e 1181 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.