vc poderia ler pra começar a matéria sobre gi aqui na 3d1, esta um pouco desatualizado mas ja dá pra ter um bom entendimento. uma coisa que vc precisa ajustar bem em ambientes internos é o gi do mental ray. primeiro ajuste o tamanho dos photons pra ficar bem pequeno e vc conseguir ver o granulado deles. o numero de photons tb influencia no efeito, se colocar pouco a qualidade ser´´a reduzida e pequenos detalhes tb. tente alcançar um equilibrio na sua cena. depois que diminuir o tamanho dos photons comece a aumentar e renderize para ver os resultados. quando os photons estiverem começando a se tocar pelas bordas está bom para utilizar com a segunda etapa o final gathering. mas antes disso, verifique se nao ficaram buracos na cena sem nenhum photon, se isso acontecer vc pode aumentar o numero de photons ou o tamanho. aumentando o numero de photons aumentara a qualidade, aumentando o tamanho perdera qualidade. o final gathering do mray eu nunca consegui configurar e entender muito bem os parametros, mas o básico é o tamanho dos samples, que se aconselha a deixar com 1 décimo do tamanho total da cena, tipo se ela fosse envota por uma esfera, 1/10 do diametro dessa esfera. o numero de samples tb influencia na qualidade final, experimente por exemplo colocar uns 30 samples e depois uns 300, a diferença é razoável. por último e nao menos importante, tem um grupo la em cima para estudo do mental ray, pode juntar-se ao pessoal de la e postar duvidas e imagens para auxiliar na resolução dos problemas.
um abraço