Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
clebercmds   Timbó - SC - SC
waltergms   Belo Horizonte - MG
Rafa Gare   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Raphaelporto   Belo Horizonte - MG
Ramiro4655   aruja - AC
O Alquimista3D   Pernambuco - PE
estebanXRK   Brasilia - DF

REFLEXO

Por: Juarez  

Em: 28/08/2023 19:00

 Olá André, boa noite, tudo bem?
André, estou tendo umas dificuldades com o reflexo dessa bancada, ela está refletindo a parte de fora da maquete, ao invés de dentro. estou usando a planar e a esfera. poderia me ajudar?
Oi Juarez, tudo bem?
 
Imagino que está configurando a iluminação com o sistema de Bake usando o Lightmass em vez do Lumen e sem Ray Tracing, certo?
 
Neste caso o segredo dos reflexos está na configuração das Reflection Captures, até pequenas mudanças na posição podem alterar bastante o resultado.
 
O ideal para ambientes internos de arquitetura é usar a Box Reflection em vez das Spheres, porque se encaixam melhor dentro do cômodo, dai usa as Spheres apenas para os detalhes, pois a técnica é criar uma captura de reflexão grande para pegar todo o ambiente e depois criar capturas menores para os detalhes, porque as menores se sobrepões as maiores, ou seja, ficam em cima delas.
 
Portanto, o correto seria criar uma Box Reflection Capture envolvendo o cômodo e outra menor bem em cima da bancada, pegando a parede do fundo e os objetos em cima da bancada, como mostram as imagens 1, 2 e 3 das vistas Top, Left e Front respectivamente.
 
Você ajusta o tamanho da Box Reflection Capture pelo valor do Scale e pode controlar o tamanho da mesclagem no Box Transition Distance, o primeiro parâmetro dela, como mostra a imagem 3 em anexo.
Nas Reflection Captures maiores você deixa uma transição maior, mas menores coloca uma transição menor, eu usei 50 na grande e 20 na pequena neste teste.
 
Assim, quando fizer o Bake da iluminação ou apenas o Build das Reflection Captures, ele vai conseguir capturar o reflexo corretamente refletindo tanto a parede do fundo como os objetos, igual mostra a imagem 4 em anexo.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707730.

Total de membros registrados: 135327

Últimos membros registrados: Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq.

Usuário(s) on-line na última hora: 454, sendo 1 membro(s) e 453 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Brinkmantyson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.