Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Ale   Joinville SC - AC
mdpontes   Macapá - AC
Lucas Rafael   Parana - PR

Portfólios Ver Mais

VFX Daniel   rua das domésticas - SC
Marcelo Sousa   Marabá / PA - PA
ZomignaniVA   itupeva - SP
danilovfx   Marilia - SP

Sombra projetada fundo transparente

Por: vanderabelo  

Em: 04/03/2024 11:50

Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Você testou o esquema que o cara mostrou naquele vídeo que você postou?
Eu acho que pode dar certo e depois do Setup feito, não terá trabalho algum, é só renderizar cada objeto.
 
Com o Chroma Key vai dar certo, mas terá que ajustar em cada imagem, principalmente se tiver objetos reflexivos.
Neste caso o melhor é criar um Shader de Override para modificar os reflexos, não deixando refletir o verde e usando uma HDRI no lugar.
Caso contrário, vai ter mais trabalho para remover o Chroma Key.
 
Infelizmente eu não tenho mais o After Effects instalado aqui, pois não uso há muitos anos, mas ele tem um Keyer para remover Chroma facilmente.
Qualquer compositor de vídeo tem, o DaVinci Resolve é gratuito e também deve ter.
Não sei se o Photoshop mais novo tem estes recursos, porque parei no CS 6, creio que deve ter, pois remover o Chroma no Photoshop CS 6 é um martírio se tiver reflexos, mas no After é facinho.
Mesmo assim, vai ter que fazer ajustes se tiver reflexos.
 
Eu estou sem o meu Nobreak, que queimou no sábado, por isso não estou podendo usar o meu PC de trabalho porque a energia aqui é muito ruim, estou usando o antigo que roda Windows 7 e não aceita o Unreal mais novo, só o Early Access, então, não consigo nem fazer alguns testes para tentar te ajudar.

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi André
Testei sim, não sei porque aos 8:35 no "CGMask" não deu certo interferindo no resultado final apresentado no vídeo.

Ambos os vídeos (o que eu postei e o que você postou)o raciocinio é quase o mesmo,  proximo passo agora e "exportar" a imagem em PNG para ser usadas nos demais processos do trabalho.

Se você acha mais fácil o Chroma Key, vamos optar por ele, o After Effects não será problema.


Este é o arquivo do video (https://cloud.skdrive.com.br/index.php/s/dXY4GdtbXPcEdHg), caso tenha disponibilidade me ajude a achar uma solução para exportar estas imagens em PNG.

Obrigado!
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Hoje, felizmente eu instalei meu novo Nobreak e voltei a usar o PC de trabalho com o Unreal 5.3, então, vou baixar o seu arquivo e dar uma olhada.
Também vou fazer uns testes para ver se consigo criar a sombra com transparência em Alpha e te falo o que aconteceu.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Ontem eu fiz alguns testes para tentar te ajudar, mas sem muito sucesso.
Eu consegui fazer a composição e projetar a sombra na imagem de fundo como mostram os tutoriais e a primeira imagem em anexo.
Porém, a minha idéia era usar uma imagem transparente no fundo para ver se ele salvaria como Alpha, mas não deu certo, ele renderiza a imagem como sendo branca.
 
Eu tinha que testar mais para tentar outras possibilidades e pesquisar um pouco, mas infelizmente eu perdi uma semana de trabalho por causa do meu Nobreak enquanto estava no meio de um projeto grande e importante, então, tenho que pegar firme nele para tirar o atraso.
A cada 15 dias eu posto um vídeo nas redes, mas nem vou conseguir essa semana, pois tenho que terminar este projeto.
 
De qualquer forma, com esse jeito que o segundo tutorial ensina, se você colocar uma imagem verde de fundo ela não vai interferir nos reflexos e no GI da cena, pois será apenas a Backplate, enquanto o ambiente e os reflexos da cena serão gerados pela HDRI aplicada na Skylight, como mostra a segunda imagem em anexo.

Assim, vai ter uma imagem neutra com fundo verde homogêneo, facilitando muito a aplicação do Keyer no After Effects e sem ter que aplicar Depill para remover o GI e reflexos verdes, dá até para fazer no Photoshop mesmo com esse fundo homogêneo.
Olha o Preview na última imagem em anexo como a sombra não tem verde nenhum e a esfera cromada reflete a HDRI em vez do fundo verde.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi André
Vou refazer o video 2 ( https://www.youtube.com/watch?v=iciJr0Eg5XU&ab_channel=dpredie-ComposureX), e fazer mais alguns testes, posto aqui os resultados.

De qualquer forma muito obrigado pela disposição e boa vontade em ajudar!
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Eu coloquei o meu teste no MediaFire para você baixar, se achar que vai ajudar.
Já está com tudo pronto, só precisa colocar o objeto na cena e incluir ele no Layer Objetos, que é o Layer da máscara.
 
Dentro tem a HDRI que usei de fundo e a Backplate dela, também tem a imagem em Alpha que testei para ver se ficava com fundo transparente e a imagem verde para o Chroma.
 
Se tiver qualquer dúvida no que eu fiz é só falar.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi André 
Fiz alguns teste, mas não alcancei ainda o meu objetivo, máximo que consegui foi separar as camadas dos oabjetos, como mostro na imagens em anexo. 

Vou continuar com as pesquisas e os testes até solucionar esta questão.

Obrigado!
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Você está aplicando a cor verde nos objetos de fundo e precisa ser uma imagem verde adicionada na Backplate.
 
Eu troquei a foto da Backplate no arquivo que te enviei e coloquei a imagem verde no lugar, também já configurei a renderização da composição no Sequencer.
Então, agora realmente está tudo pronto para renderizar, é só trocar o objeto e gerar a imagem.
A única coisa que senti é que no Preview ele não mistura a sombra com a cor da Backplate, mas no render final sim, então, vai ter que remover no Keyer do After.
 
O projeto novo com a renderização configurada está neste link: https://www.mediafire.com/file/66fp8i9wfchckrv/Teste_Composure_3D1.rar/file

Segue o passo a passo para renderizar o seu objeto:
 
1- Abra o meu projeto, abra o Composure e o Movie Render Queue no menu Window. 
Selecionando o Teste_Comp no Composure vai aparecer o Preview da composição, como mostra a imagem 1 em anexo.
 
2- Acesse o Movie Rende Queue e clique no botão para carregar as configurações, vai aparecer a opção Renderizacao_da_Composicao, é só selecionar ela para aparecer na lista do Movie Render Queue, como mostra a imagem 2 em anexo.
 
3- Delete o objeto da cena e coloque o seu objeto no lugar, ainda com ele selecionado, acesse a janela de Layers, clique com o botão direito em cima do Layer Objeto e escolha a opção Add Selected Actors to Selected Layers, como mostra a imagem 3 em anexo.
 
4- Clique no botão Render Local do Movie Render Queue para renderizar um único Frame em EXR, como mostra a imagem 4 em anexo.
Assim, já pode abrir a imagem no After Effects ou outro compositor de vídeo para remover o fundo em Chroma.

OBS: Antes de renderizar, clique na configuração do Movie Render Queue e altere o caminho para salvar o arquivo no Output, pois está configurado para a minha HD no Driver F:

5- Se quiser modificar a vista da câmera é só abrir o Sequencer que está dentro da pasta Testes, clicar no ícone da câmerazinha em frente ao Cine Camera Actor e poderá mover a câmera na Viewport a vontade.
Para sair da câmera é só desligar o ícone da camerazinha ou clicar na setinha do Pilot Actor, como mostra a imagem 5 em anexo.
Não esqueça de salvar o Sequencer depois que modificar a câmera.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Blza André
Vou fazer os testes e posto os resultados ou dúvidas.

Obrigado!


Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707926.

Total de membros registrados: 135494

Últimos membros registrados: emma, Wesnath, marcoguiguer12, View David, reebdasbercebfsdfegrveqgv, allancomdoiselle, erickroseno, amanndalmeida.

Usuário(s) on-line na última hora: 305, sendo 11 membro(s) e 294 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: ferney, marcel.souza, rodolfosantos3d, Thiago, emma, Abilio, magster, luciano3d, Willmitnick, Serginho Fernandes, Wesnath.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.