Oi Vanderabelo, tudo bem?
Eu assisti o vídeo rapidamente e gostei muito, o cara fez uma gambiarra brava, mas ele é muito engenhoso e critivo, pois conseguiu criar um Shadow Catcher com Render Targets (Scene Captures) sem ter que escrever o Shader.
Eu só não sei se vai aceitar renderizar direto com o fundo em Alpha, pois como pode ver no vídeo, ele usa uma imagem de fundo, mas vale a pena tentar, acho que pode dar certo.
As câmeras que ele usa são nativas do Unreal, são câmeras do Scene Capture para criar Render Targets, elas geram uma textura com a imagem que estão capturando da cena.
Ele usou elas para criar imagens na mesma posição da Cine Camera e dai fez um material de pós-produção para recotar a imagem baseado nos tons de cinza, no final fez a composição da sombra com a esfera e a imagem de fundo usando o Composure.
Sobre o Chroma Key, é só renderizar com um fundo verde no Unreal, dai vai remover o fundo verde nos programas de composição, no After faz isso com 1 clique.
Realmente é a coisa mais simples do mundo renderizar com fundo em Alpha nos renderizadores Offline, porque eles naturalmente separam as sombras do resto, mas não é nada simples fazer a mesma coisa nos renderizadores Real-Time, porque a sombra é rasterizada junto com Diffuse e não fica separada.
Abração e tudo de bom.
André Vieira