Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP
onjackstallback   Mauá-SP - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

Rene   Pedro Leopoldo MG - MG
Erick   Rio de Janeiro
GARGAMEL   Maceio - AL

Sombra projetada fundo transparente

Por: vanderabelo  

Em: 04/03/2024 11:50

Boa tarde Pessaol
Preciso fazer uma imagem no Unreal, que o objeto projeta sombra em um fundo transparente.
Alguem pode me ajudar?
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Mesmo no V-Ray não vai aparecer a sombra de um objeto num vidro transparente, por exemplo, só se o vidro for jateado ou com alguma película, mas não totalmente transparente.
 
Agora, se o seu objetivo for composição com foto ou vídeo de fundo, dai é outra história e este vídeo tutorial ensina a fazer: https://3d1.com.br/noticia/72643

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi André, obrigado pelo retorno!
Na verdade eu não quero fazer composição, quero gerar uma imagem PNG de um objeto com a sombra sem o fundo.

André, 
Segui o tutorial que você me passou, acho que é isso que eu preciso

Minha dúvida agora é renderizar a imagem em PNG, com os objetos e a sombra.

Tentei adicionar layers no "Deferred Rendering" mas não sai duas layers juntas, o que eu estou fazendo de errado?




Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Em PNG não vai dar certo, pois o Unreal só salva os Layers no formato EXR, já que PNG não aceita Deep Compositing e não suporta múltiplos Layers na mesma imagem.
 
Entretanto, eu não tenho experiência com renderização de imagens com fundo em Alpha no Unreal, nunca tentei porque nunca precisei, mas imagino que se salvar em EXE vai com todos os Layers para o programa de composição.
 
A outra opção é fazer a composição com o fundo que deseja já no Unreal e sair com a imagem pronta.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Mesmo com a imagem em EXR não estou conseguindo, a sombra não vem junto com o abjeto.

A idéia é usar estas imagens em um fundo branco em catálogos de produtos. Como as imagens não terão um lugar definido, seria bom o fundo tranaparente com sombra.
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
A forma do Unreal renderizar é diferente dos renderizadores Offline, então, ele não gera os mesmos tipos de Passes que os outros.
Tem alguns Passes que são iguais, outros são completamente diferentes e outros não existem.
 
Eu dei uma breve pesquisada sobre isso para tentar te ajudar e descobri que para funcionar o Alpha tem que habilitar uma opção no Project Settings > Rendering, como mostra a imagem em anexo.
Entretanto, não vai renderizar a sombra com o fundo em Alpha se não tiver um Shadow Catcher para capturar a sombra, dai você pode usar o esquema ensinado naquele tutorial que indiquei para ver se funciona.
 
Se não funcionar, a única opção é colocar um fundo verde puro e usar Chroma Key no After Effects ou outro compositor para remover, deixando apenas o objeto e as sombras igual faria numa gravação de vídeo real.

Entretanto, na minha pesquisa eu encontrei este vídeo do Atlux, um Plug-in para simular estúdio fotográfico que renderiza com sombras em Alpha, eles devem ter escrito um Shader de Shadow Catcher.
Olha o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=w3SmqyIJ-bw

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi André 

No vídeo anterior tem esta configuração "Project Settings > Rendering" mesmo assim não consegui
 
O Shadow Catcher eu encontrei esta vídeo https://www.youtube.com/watch?v=iciJr0Eg5XU&ab_channel=dpredie-ComposureX, As câmeras adicionadas no projetos são Blueprint? Pelo seus conhecimentos(que não é pouco) acha que pode dar certo?
 
O Chroma Key eu só encontrei vídeos que leva mídia para dentro do Unreal, nada ao inverso.
 
O plugin Metashot achei bem interessante, porém vou insistir em uma solução nativa do Unreal por enquanto, sei que meus conhecimentos são bem limitados nele (Unreal), mas acho que isso que preciso é coisa bem simples que talvez possa ser resolvido com este vídeo acima. 
Oi Vanderabelo, tudo bem?
 
Eu assisti o vídeo rapidamente e gostei muito, o cara fez uma gambiarra brava, mas ele é muito engenhoso e critivo, pois conseguiu criar um Shadow Catcher com Render Targets (Scene Captures) sem ter que escrever o Shader.
 
Eu só não sei se vai aceitar renderizar direto com o fundo em Alpha, pois como pode ver no vídeo, ele usa uma imagem de fundo, mas vale a pena tentar, acho que pode dar certo.
 
As câmeras que ele usa são nativas do Unreal, são câmeras do Scene Capture para criar Render Targets, elas geram uma textura com a imagem que estão capturando da cena.
Ele usou elas para criar imagens na mesma posição da Cine Camera e dai fez um material de pós-produção para recotar a imagem baseado nos tons de cinza, no final fez a composição da sombra com a esfera e a imagem de fundo usando o Composure.
 
Sobre o Chroma Key, é só renderizar com um fundo verde no Unreal, dai vai remover o fundo verde nos programas de composição, no After faz isso com 1 clique.
 
Realmente é a coisa mais simples do mundo renderizar com fundo em Alpha nos renderizadores Offline, porque eles naturalmente separam as sombras do resto, mas não é nada simples fazer a mesma coisa nos renderizadores Real-Time, porque a sombra é rasterizada junto com Diffuse e não fica separada.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
André
Pelo visto o caminho mais curto para chegar onde preciso é o Chroma Key, como disse anteriormente todos vídeos que encontrei são o inverso do que preciso. 

Com meus conhecimentos limitados no assunto fiz alguns teste com este fundo verde, porém sem sucesso. 
- A cor do fundo(Verde) esta influenciando nas cores dos objetos.
- A sombra se mistura com a cor do fundo.

O material usado no fundo é básico.


Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707730.

Total de membros registrados: 135327

Últimos membros registrados: Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq.

Usuário(s) on-line na última hora: 455, sendo 1 membro(s) e 454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Brinkmantyson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.