Oi Duda, tudo bem?
Deixa eu te dar uma dica específica sobre esse problema da cobertura, porque o pessoal já te ajudou super bem, mas lembrei de um lance que pode ser útil neste caso.
Você pode fazer só as linhas dessa cobertura no Rhino, sem gerar a malha 3D da tubulação, depois exporta essas linhas para o Max, pode ser em DWG por exemplo, 3DS não, porque não aceita linhas.
Chegando com as linhas no Max, você pode usar o Renderable nelas para gerar a tubulação 3D de forma bem mais leve do modelo importado do Rhino, e podendo ter essa malha da tubulação apenas no Render, deixando as linhas na exibição das Viewports.
Do Max 7 em diante você pode escolher entre perfil circular e retangular.
Quanto ao Power Translator, é ótimo, só que o modelo em Nurbs no Max fica muito mais pesado do que no Rhino, o Max é bom com polígonos, então, com certeza absoluta ficaria muito mais pesado em Nurbs do que em Mesh.
Só mais uma dica, se é para modelar maquete eletrônica, é melhor procurar um programa específico para isso, porque certamente um programa específico para modelagem arquitetônica vai oferecer mais facilidade e velocidade, que é importante se for trabalhar profissionalmente.
O Architectural Desktop da Autodesk por exemplo, tem integração total com o 3ds max, atualiza qualquer modificação em tempo real entre os dois, as paredes e portas já vão com texturas aplicadas e mapeadas para o Max, entre muitas outras facilidades.
Você clica na parede e insere uma janela, sem ter que abrir buraco nenhum, depois pode mover a janela pela parede se tiver que modificar, são facilidades que só um programa específico para arquitetura oferece.
Abraços