Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jolivr   BA - BA
Max Idalgo   são paulo - MG
Raphael.   Itararé - SP - AC
lhmaciel   rio de janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Eniack   Tramandaí-RS

Maquete eletronica - modelagem rhino, renderização 3DMAX

Por: Dudamel  

Em: 13/10/2005 00:58

Olá, sou novo no fórum. Sou estudante de arquitetura e inciante em programas de modelagem e renderização. Tenho um professor que me apresentou ao Rhino 3d como um excelente modelador, e estou gostando de mexer com ele. A compatibilização do rhino com o Max é boa? No site oficial do rhino já pude ver alguns trabalhos renderizados no max, no Vray e Cinema 4d. Vi em alguns tópicos, que o pessoal de maquete eletrônica gosta de trabalhar com o Architectural Desktop e renderizar no MAX. Eu, pessoalmente, acho a modelagem 3d no cad um saco... Por isso gostaria de saber do pessoal que conhece, se é viável trabalhar com modelagem no rhino e exportar pro Max, lembrando que o Rhino trabalha com Nurbs, e eu não sei se o max aceita bem (dá prá ver que eu sou INICIANTE, mesmo) Agradeço desde já ajuda e conselho do pessoal que manja, e desculpem por qualquer ignorância da minha parte, quero aprender mesmo.
Eu não conheço o Rhino, mas se tiver precisão na modelagem blz. O pessoal utiliza os softwares da linha Autocad porque ele é para engenharia, portanto oferece precisão, e normalmente se parte de um desenho feito a lápis ou um arquivo 2d do autocad.
Oi Dudamel O Rhino é um dos melhores modeladores para desenho industrial, criação de protótipos, CAD CAM etc... Na verdade para desenho de apresentação de arquitetura é um pouco como matar mosca à canhão, não que não possa ou deva ser usado mas o seu nível de precisão é bastante superior ao necessário. A principal diferença entre o uso de modelagem NURBS e MESHES está na grande precisão que as curvas NURBS oferecem, enquanto que a modelagem em MESH, por mais subdividida que seja sempre será em última análise composta por um conjunto de superfícies triangulares. Entretanto a modelagem NURBS apresenta um problema: Por serem sistemas desenvolvidos independentemente por cada empresa de programação não tem ainda um procedimento padrão para importação/exportação. Portanto na maioria das vêzes os modelos tem que ser convertidos em MESH para poderem ser importados/exportados. Há um pool de programadores trabalhando para encontrar um sistema padrão para esta tarefa, mas ainda se encontra em desenvolvimento: http://opennurbs.org/index.htm Quanto á compatibilidade com o MAX, para modelos convertidos em MESH é total. Espero ter ajudado Phy
Obrigado pelo esclarecimento Phi. Você acha que a renderização do Rhino, exemplo, com o plug-in Flamingo Photometric, tem um nível satisfatório? Eu acho que deixa a desejar um pouco, por isso que eu gostaria de trabalhar com a renderização no Max, mas para compatibilizar com ele, eu tenho que salvar em formato 3ds. O grande problema é o tamanho do arquivo, por exemplo, eu modelei um projeto que estou trabalhando pra faculdade, e a cobertura da edificação é composta por uma grande treliça metálica, só no Rhino, o arquivo ficou com 47Mb; quando salvei no formato 3DS, ficou com 112 Mb. Fico receoso de trabalhar com um projeto mais complexo, e o arquivo resultante em 3DS fique pesado demais.
Tem um plugin para o 3dsmax chamado NPower Translators >> http://www.npowersoftware.com/translators/ptoverview.htm Mas dependendo do projeto o arquivo ficará pesado mesmo, uma vez precisei fazer uma treliça espacial para uma maquete e só consegui trabalhar legal sem ela na cena. Acredito eu que o esquema será vc importar o projeto em partes e deixar como bounding box nas viewports os objetos que não for editar.
Valeu, Hawf. A treliça que modelei é também espacial plana. E eu trabalho o arquivo dando um Hide nela, senão fica muito lento. Entrei no link do NPower Translators, e não entendi muito bem essa conversão. Esse plug-in converte NURBS em Mesh? Por que se for, seria mais prático salvar o arquivo do Rhino (3DM) em 3DS, que já converteria as surfaces Nurbs em Meshs, resultando um arquivo mais pesado.
Não sei o que exatamente faz esse plugin, mas um amigo que usa disse que ele importa tudo certinho.
ele abre diretamente o arkivo do rhino não precisa convertar nada!!! quando instalar o power nurbs vai ter o brepobjetc ele abre tb o arquivo do catia e solidworks
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi Dudamel Apesar de ser usuário registrado do Rhino, não tenho usado o programa há bastante tempo porque o Max tem suprido bem as minhas necessidades de trabalho. Então eu desconhecia o Power Translator. Me parece que o plugin recomendado pelo HAWF e esclarecido pelo roger vai resolver qualquer necessidade de importação/exportação.Ele é dedicado a importar o modelo original do Rhino em NURBS para o Max. [quote:c161b28fb4]Você acha que a renderização do Rhino, exemplo, com o plug-in Flamingo Photometric, tem um nível satisfatório? Eu acho que deixa a desejar um pouco, por isso que eu gostaria de trabalhar com a renderização no Max[/quote:c161b28fb4] Para ser franco acho que o Flamingo é um ótimo renderizador, entretanto pode ser que você se sinta mais confortável usando os recursos do Max seja com o Mental Ray ou com os recursos de Radiosity. Para futuros trabalhos recomendo que, conforme sua preferência, você procure optar por um ou outro programa, para facilitar o fluxo de trabalho. Acho muito mais confortável trabalhar apenas com um programa evitando assim os inconvenientes decorrentes da imprtação/exportação. Para o atual trabalho além das dicas do HAWF, recomendo que você use os recursos de otimização seja no Rhino ou no Max para tentar reduzir a quantidade de informação do arquivo. Não sei quais as características da treliça que você está modelando (tipo de perfil etc..) mas provavelmente poderá ser otimizada. Espero ter ajudado Phy
Oi Phi, obrigado pelas dicas. Realmente eu teria preferência em trabalhar com um programa só, basicamente. É que eu me interessei bastante pela interface do Rhino, tenho o manual, estudei um pouco sobre as possibilidades das ferramentas Nurbs, e o MAX quase nem mexi direito ainda, pois estou em época de entrega de projeto na faculdade, e não tenho tempo de estudar o MAX (pretendo fazer isso nas férias). Quanto ao Flamingo, eu vi boas renderizações na galeria do site do Rhino, mas, em maquetes eletrônicas, a qualidade é inferior e os recursos menores em relação ao Max e seus plug-ins como o Mental-Ray. A treliça que fiz é do tipo espacial plana - aquela combinação de tetraedros - muito comum na cobertura de algumas rodoviárias. Num primeiro momento eu tentei dar um JOIN nos perfis tubulares que compõem a treliça, para diminuir o número de SURFACES, mas praticamente não funcionou, tentei dar outros comandos parecidos, mas não me aprofundei na questão por ter que desenvolver o restante do projeto. Tentei exportar em DWG, mas o AutoCad não lê Nurbs, no fim fiz um bloco com a treliça inteira e trabalhei com ela escondida - Hide. Outro problema que está persistindo no Rhino aqui em casa (Rhinoceros 3.0 c) é o excesso de "pau", ele tá travando muito quando estou aplicando materiais e renderizando.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 469, sendo 20 membro(s) e 449 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nandao, zuanon82, look, gima47, edificar-3d, Frederico Wagner N. R., Thiago, Ale Marques, Lisandro, JMDesign, Fabio Catelleno, Gabriel.C, Pedro Juliato, Victor Mendonça, Tomas, claro_lima, Paulo Rodrigues Lima, Eber.Silva, Roberto Movanni, Baldo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.