Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Ali   Caxias do Sul - RS - RS
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
renatoconti   Londrina - PR - AC

Portfólios Ver Mais

rudieriel   Gravataí - RS
Bergi   Manhuaçu / MG
Matheus   Itapetinga - BA
Walk   Uberlândia - AC

Quando salvar mapas Light e Irradiance?

Por: Ramon F. Zancanaro  

Em: 21/10/2005 17:47

Ae... masuma duvida hje.. eu sendo um super novato no Vray sempre renderizava os mapas irradiance e light e agora só lendo um tuto vi que dava de salvar isso :? .. Mas agora pergunto..: Quando eu salvo esses mapas?? Se eu incluir mais objetos na cena preciso recalcular tdo?? Qdo mudo a pisição da camera? Qdo altero alguma material? Qdo incluo mais luzes?? Grato pela ajuda!!
1ª = normalmente em animações estilo "Fly through" ou normais msm... 2ª sim, a não ser que queira o objeto sem GI 3ª se vc ativar o modo "ly through" no lightcache e o "Incremental add to current map" no irradiance ele funca normal, mas soh em anims modo Flytrough 4ª recalcular, ou usa incremental 5ª recalcular Isso eh meu ponto de vista iniciante
www.greenlamp3d.com
Valew cara... vo da uma testadenha ake!! conto o resultadpo se der algo diferente Abraço
Oi Ramon, tudo bem? Sempre que modificar qualquer coisa na cena tem que calcular o Irradiance de novo. Porque se mudar uma textura, a iluminação do ambiente muda também. A não ser que seja uma textura numa área muito pequena que nem tem influência sobre a imagem. Mas imagine uma parede azul trocada para amarelo, tem que calcular o GI de novo. Se mudar luzes também, porque são elas que criam a iluminação da cena. Se colocar objetos novos na cena e se mover objetos de lugar também tem que calcular de novo, caso contrário vai aparecer defeitos de iluminação neles. E se mover a câmera também tem que recalcular, porque o Irradiance é View Dependent, ou seja, depende do que a câmera está vendo para ser calculado, se mudar ela de posição, tem que calcular de novo. Numa animação, se nada se mexer e apenas a câmera pessear pela cena, você pode usar o Photon Map para isso. O Photon Map não é View Dependet, ele calcula a cena toda. Mas o resultado só com ele não fica muito bom. Então, precisa também do Irradiance, neste caso poderia usar o Incremental dele. Vai precisar calculcar apenas alguns frames da animação para gerar o mapa completo com toda a cena. Dessa forma vai poder render a animação com GI no tempo do Scanline depois que tiver o Photon Map e o Irradiance com Incremental calculado. Este é um recurso fantástico do V-Ray para quem trabalha com maquete eletrônica, porque nesse tipo de animação apenas a câmera se move. Abraços
Eh.. eu uso o Vray mesmo.. mas.. no fim das contas vi que sempre vo t q recalcula =S.. mas tdo beim.. ehe.. voltamos a estaca zero na redução dos tempos de rende!! Valew amigo, abraço
uma coisa que vc pode fazer é salvar esses mapas em uma resolução menor do que a imagem...mas não muito menor...heheh habilitar a opção dont render final image na aba global settings enquanto caucula o mapa..habilitando essa opção o vray só caucula o irradiance e não renderiza a imagem... depois do mapa cauculado desabilita essa opção e manda render com o mapa
Aproveitando o embalo, eu to precisando fazer uma animação de 3min para dia 9, trampo, urgente, sou inexperiente com animação , mas por sorte ela é estilo Walkthrough (passeio de camera), eu tenho a base de como fazê-la no vray, configuração de GI e afins, mas eu queria umas dicas e soluções para eventuais problemas que possam aparecer, o que vocês fazem ao acontecer, etc... A anim varia de externa > interna, desde já agradeço, valeu!
www.greenlamp3d.com
fala malucow blz? bem aqui procuramos não usar gloss..heheh..pra não pesar na animação... o maior problema é com flicks na animação.. normalmente usamos um mapa medio animation que tem uma boa solução de GI.. geramos o mapa de de 5 em 5 frames dependendo da velocidade da animação..pra cameras mais rapidas de 3 em 3..isso depende muito..e sempre usando o incremental!! qualquer coisa é só perguntar
Boa idéia esse treco dos mapas menores!!! vo tenta.. O maior problemas eh que eu dexo a cena prontenha e quero renderizer varias cameras. N sei se eu intedi, se eu usar o photon map eu posso aproveitar esse mapa para otras cameras ja que ele considera todos os objetos da cena para o calculo de gi? =S... ou eu q so um banana e n intendo nada??? haha..
Oi Ramon, tudo bem? É isso mesmo. O Photon Map considera a cena toda, ele não é view dependent. Só que apenas o Photon Map não consegue um bom resultado, isso em qualquer renderizador. O melhor Photon Tracer do mundo é do Mental Ray, e nele também não fica bom apenas com Photon Map. Então, você vai ter que usar o Irradiance no First Bounce do V-Ray e o Photon Map no Secondary Bounce. Sendo assim, vai ter que calcular o Irradiance em cada câmera, e o Irradiance que é demorado, o Photon Map é bem mais rápido. Você poderia usar o Incremental do Irradiance, mas só valeria a pena numa animação, em Still dá na mesma, vai ter que calcular cada câmera. Agora, veja bem, eu não manjo do V-Ray novo, eu usei muito o V-Ray antigo, e não tinha o Light Cache, esse parece que é um recurso muito legal, mas não saberei falar sobre ele, o Hawf e o Sandro manjam tudo sobre isso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1220, sendo 8 membro(s) e 1212 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, Roberto Movanni, Negreiroscg, billypaul, Gebio, Starter, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.