Oi Serpa, tudo bem?
Desculpe a imensa demora para responder.
Sobre criar os passeios de câmera, é muito melhor fazer isso no Unreal com o Sequencer, o Blender e o 3ds max são usados apenas para corrigir problemas nos Meshes, aplicar Material ID, mapeamento, criar Sockets para alinhar as coisas facilmente lá no Engine, também para criar simulações como tecidos e fluidos, mas neste caso vai exportar em Alembic.
Já a alvenaria, depois que preparar ela no programa 3D pode exportar em FBX, OBJ, glTF, USD, o Unreal aceita um monte de formatos, mas se estiver no 3ds max com materiais e luzes do Corona ou V-Ray, é melhor exportar em Datasmith, porque dai ele preserva estas coisas.
Sobre substituir os materiais, é o maior gargalo no momento, mas isso vai acontecer em qualquer programa, pois quando troca o Render também troca os materiais.
Porém, existem formas de preservar os materiais, uma delas é o Datasmith, mas não tem para o Blender, eu acho que glTF e USD preservam bem os materiais a partir do Blender, entretanto, o Unreal oferece muitos recursos para criar ferramentas personalizadas facilmente, então, você pode criar um sisteminha para substituir ou aplicar os materiais automaticamente igual eu mostro neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=RpeXaTafYqQ
O problema de levar materiais do Revit é que são materiais muito simples, então, vai perder em realismo.
Para visualização precisamos de materiais mais realistas com imperfeições, arranhões, manchas de dedos, sujeiras nas reentrâncias e tal, entende?
Portanto, o ideal é que deixe para texturizar no Unreal, onde vai visualizar, só precisa criar uma boa biblioteca de materiais lá e tem um monte de materiais prontos que pode baixar no Marketplace.
Sobre as portas animadas do Twinmotion, você pode criar a porta que quiser no Blender e transformar ela num Asset animado e interativo no Unreal, ainda com um monte de recursos que não tem no Twinmotion, como você pode ver a partir dos 27:18 minutos deste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jL907oR3Rek
O Twinmotion foi feito com o Unreal, então, só isso já dá para ter uma idéia da diferença de nível, tudo que existe no Twinmotion você pode fazer no Unreal e muito mais.
Abração e tudo de bom.
André Vieira