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Estudo de luzes e ambientes com VRAY

Por: danieldt  

Em: 14/12/2005 09:24

Olá a todos! Eu gostaria de propor um tutorial de estudo de luz e ambiente. Quero dizer o seguinte: uma cena externa ( casa) com duas ou tres lampadas externas, mas a noite. como seria a iluminação desta cena, onde só as lampadas seriam as luzes? Outra: noite, mas uma cena interna ( sala) eu só vi um turorial deste na evermotion com luzes photométricas, e muitas duvidas surgiram. quando posso usar ominis, quando uso photometricas? qual é a melhor ocasião, qual o render é mais rápido ( pois com luz fotométrica..aff! que demora! rs) e por ai vai. bem... quem tiver já alguma info para estar colocando, mãos a obra! Um grande abraço a todos! Daniel kroll
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista
Oi Daniel, tudo bem? É muito dificil responder tudo que perguntou, daria para escrever um livro sobre isso. Mas tentando ser bem resumido. Anter de correr tem que aprender a andar, você não vai sair fazendo cena foto-realista em pouco tempo, depende de estudo e prática, não só nas luzes mas também nos materiais. Render é a forma como a luz reage aos materiais da cena e forma a imagem. Então, precisa saber tudo de materiais e tudo de luzes para conseguir uma iluminação legal em qualquer situação, no fórum tem 4 grupos de estudo que tratam disso, porque são sobre renders e renders tratam de luz e materiais. O primeiro passo é dominar isso no Scanline, o render padrão do programa, que como você viu, é bem mais rápido. Mas é difícil de conseguir uma imagem foto-realista nele, com uma boa técnica em materiais e iluminação você consegue cenas maravilhosas. Depois de aprender essas coisas no render padrão, pode se contentar com ele e usar o Radiosity e o Light Tracer, que trabalham com ele para criar efeitos mais avançados de iluminação, premitindo uma cena foto-realista. É bom para arquitetura, mas não permite todos os efeitos modernos de materiais e iluminação. Ou então, pode escolher um renderizador profissional e começar a estudá-lo, vai levar um ano se for dedicado, nada se aprende do dia para a noite. Pode escolher entre Mental Ray, V-Ray, Brazil Render e Final Render. As luzes Photometricas são usadas com o Radiosity ou com um render profissional quando você deseja simular com precisão fotometrica a iluminação de um ambiente, permitindo usar configurações que deixam a luz idêntica a uma luz real vendida comercialmente. Na Três D1 tem um tutorial mostrando todos os detalhes das luzes Photometricas. Mas não vale a pena usá-las sem conhecer muito bem as luzes comuns, e na maioria dos casos você pode resolver sem problema com as luzes comuns, é até mais fácil, ainda mais num render profissional. O render mais rápido é o render que você domina, quem manja de V-Ray faz cenas super rápidas nele, quem manja de Mental Ray faz cenas super rápidas nele, quem manja de Brazil faz cenas rápidas também. Ambos tem o tempo de render parecido se a pessoa que for usar tiver o mesmo grau de experiência em cada um. Qualquer renderizador com efeitos modernos de iluminação demora, é normal. Exige muito do PC. A Pixar tem 2600 processadores e 4 TB de RAM, e esperaram 6 meses renderizando o Find Nemo. :) Sobre a sua cena noturna, o céu ilumina!!! Coloca uma SkyLight na cena com a cor azul marinho!!! Precisa do Radiosity, ou do Light Tracer, ou do Mental Ray com Final Gather para essa luz iluminar. O V-Ray não trabalha dessa maneira, ele tem seu próprio environment que emite luz. Abraços

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