Modelagem de travessiro e colcha...

Por: Hymont  

Em: 18/12/2005 14:38

Dae galera, blz? :D Andei meio sumidão esses ultimos tempos, meio que enjoei...mas voltei a ativa, pois baixei o Max 8... Bom, tenho duas duvidas, ai vão: 1)Modelagem de travesseiro...já me falaram que é com FFD, mas eu não consigo obter resultados satisfatorios... :( 2)Colcha, mas não aquelas certinhas que eu sei fazer pelo Reactor Cloth :-P queria aquelas desarrumadas, tipo essa da foto abaixo(o travesseiro que eu queria fazer tambem é tipo esse): Então galera, é isso...agradeço desde já a ajuda de todos =) Flw [/img]
Fala Hymont, blz!? Para as almofadas tem esse tuto aqui>>> http://www.todddaniele.com/Tutorial-lesson03.htm E para esse tipo de colcha, acho que esse tutorial de cortina deve te ajudar. http://www.archpro.com.br/forum/viewtopic.php?t=2117 Abraços
Ricardo Perussi Parruca Page: facebook.com/MultiPixelBR Profile: facebook.com/RicardoPerussi3D
Dae Primo, blz? Hum, vlw mesmo pelo tuto de almofada, era isso mesmo que eu estava precisando! Quando ao tutorial da cortina, eu queria que fosse um pouco mais desordenada, entende?Mas vou fazer alguns testes.Vlw! Flw
Oi Hymont, tudo bem? Dá para fazer a colcha toda desarrumada com o Reactor também, só precisa conhecer bem ele e ter criatividade. Você até pode "pegar" no tecido e mexer durante a simulação do Reactor, mas eu prefiro colocar objetos animados para fazer os movimentos que eu desejo no tecido, assim, durante a simulação ele vai se dobrar e se enrolar da forma que quiser. Da mesma forma que anexa esferas na cortina para fazer as ondulações. Abraços
Olá Amigos, É isso que eu to procurando como posso mover ou dobrar o tecido em uma cena de arquitetura (estática). Será que é possível você nos dar uma dica de como colocar estes objetos que fazem estes ajustes André? Agradeço antecipadamente. PS.: Primo, aquele endereço que vc informou na Archpro tá retornando como inexistente.
Oi William, tudo bem? O Reactor foi feito para animação, então, tem que animar para fazer essas coisas. Mas depois de animado na posição que deseja, você pode criar um SnapShot da malha ou collapsar o objeto para ter a malha no formato que deseja sem animação. Na janela de Preview do Reactor você pode "pegar" o tecido com o botão direito do mouse. Clique sobre o tecido com o botão direito e arraste, ele vai mover o tecido pelo ponto que clicou. Deve ter acionado a simulação antes, teclando P. A outra forma é usando objetos animados como eu disse. É bem simples, basta usar o Constraint Attach to Rigid Body que está dentro do próprio Modify Reactor Cloth. Ligando o Sub-Object Vertex do Reactor Cloth, você pode selecionar vértices da malha, aplicando o Constraint Attach To Rigid Body você pode anexar esses vértices a qualquer objeto. Animando o objeto, esses vértices serão puxados como se estivessem colados no objeto, então, esse objeto vai servir como "pega" para mover o tecido. Animando corretamente, pode fazer deformações com alto grau de controle. Ainda pode usar objetos animados de colisão para apoiar partes do tecido, como faria na realidade colocando a mão para apoiar uma dobra, você pode usar um Box animado para fazer o mesmo trabalho. Depois da animação pronta, você para no frame que deseja, vai no menu Tools e usa o SnapShop para criar uma cópia da malha nessa posição. Por fim, o Reactor Cloth é um simulador, sendo assim, ele trabalha com poucos polígonos. É normal o tecido ficar todo facetado pela falta de polígonos, então, no final deve aplicar um Mesh Smooth para suavizar a malha. E o mais importante de tudo, o Reactor não faz mágica, então, se é um lençol com uma dobra na parte de cima, você deve modelar dobrado lá antes de simular. Se quer fazer uma toalha em forma de flor na cama, como num motel, não vai usar o Reactor, vai modelar normalmente em Poly como tudo no Max. Se uma lateral do lençol está aberta para a pessoa se deitar na cama, não vai simular isso no Reactor, até pode, só que dá muito mais trabalho do que simplesmente modelar o lençol já assim, pois basta editar alguns polígonos. É importante saber modelar no Max, nem tudo é feito só com simulação. Abraços
Olá André, Desculpe a demora em responder sua mensagem. Antes de mais nada quero agradecer a atenção dispensada a minha dúvida. Sou iniciante na área de 3D por este motivo me atrapalho um pouco com nomenclaturas, ferramentas e procedimentos. Pois bem todas as ferramentas que vc mencionou na sua orientação acima eu consegui encontrar e aplicar na cena, porém após selecionar os vértices e aplicar o Attach to Rigid Body no plane não consegui localizar onde e como seleciono o objeto ao qual quero anexa-lo. Ah! Fiz a animação do box(o objeto ao qual quero anexar o tecido), através das ferramentas normais de animação do 3D Max, porém ele não realiza o movimento no Real Time Preview. Desculpe tantas dúvidas, mas quando se é principiante, e super empolgado com este universo nós queremos aprender muito mais a cada desafio superado. Abraços
Oi William, tudo bem? Assim que você cria o Constraint Attach to Rigid Body, aparece um novo menu no painel do Reactor Cloth, é o Menu Attach to Rigid Body, onde você encontra o botão para indicar qual objeto deseja anexar. Sobre o movimento do Box, eu sugiro que você leia o tutorial "Reactor Rigid Body", porque é neste tutorial que eu explico todos os parâmetros de configuração da cena para o Reactor, é onde eu explico a base do Reactor, no tutorial Reactor Cloth eu não entro nestes detalhes novamente. Um objeto animado deve ser marcado como Uniyielding nas propriedades do Reactor. Dá uma lida no tutorial sobre Rigid Body que os macetes do Reactor estão lá. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1375, sendo 3 membro(s) e 1372 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.