Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sarandini   Joinville - SC
R3D   Rio de Janeiro - AC
Henry Rietra   Brasil - Ceará
Fabio   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Roger   Pinhais PR
Fabiano C S   São Caetano do Sul - SP
Matheus   RS - AC
Lucas   Porto Alegre - RS - RS

Vray: Pré-cálculo Irradiance Map e Photo Map! Animação.

Por: loj  

Em: 25/01/2006 19:58

Aê pessoal. Na última sexta-feira, eu fiz os testes do pré-cálculo em 20 máquinas com o backburner do Max. Os computadores eram, processadores Sempron de 1.8 se não me engano, e cada 1 com 512 de Ram. Eu queria saber qual a lógica desse backbuner, pois eu pensava que ele compartilhava a memória e o processador dos outros computadores, ou seja, se tinha 20 máquinas com 512 de ram cada 1, entendo que a cena iria ser renderizada com pouco mais de 10GB de ram e iria se ter um render rápido em cada frame. O problema foi que além do Max ter consumido a memória ram toda em cada máquina, ainda ficou com memória virtual esgotada já passando dos 1GB!!! Ou seja, em todas as máquinas, dando aquela velha msg de memória virtual baixa. Quando foi no sábado, colocamos em 14 máquinas com os mesmos processadores, só que em vez de 512, cada máquina tinha 1GB de Ram. Ficou bem melhor, pois as máquinas não ficaram sobrecarregadas nem ficou dando a msg de memória virtual baixa! Na verdade, oq o Backburner faz? Ele compartilha memória e processador, ou divide apenas os buckets de cada frame, tendo o mesmo peso para cada máquina? Ou se não for nada isso, se alguém pude ajudar eu agradeço. Valeu.
ehhe, nem um, nem outro, ele não divide nem compartilha os recursos do PC, ele só faz aquele trabalho de chegar em cada pc um por um e abrir a cena e dividir a contagem de frames pra cada um, claro que tem mais recursos quando se usa o scanline por exemplo, dividir a tela (split) Mas no caso do vray, pra dividir em buckets, soh usando DR (distribuited render)
www.greenlamp3d.com
Oi Joelyton, tudo bem? Esse recurso do V-Ray é maravilhoso e uma mão na roda para quem trabalha com arquitetura, é nestes pontos que você percebe porque os profissionais dessa área preferem o V-Ray. Em nenhum outro render você poderá fazer isso. Só que veja bem, isso só funciona quando nada se move na cena, apenas a câmera, não pode ter uma cortina tremulando, uma luz se movendo ou acendendo, nada disso, só a câmera pode se mover, caso contrário, vai gerar defeitos no render. Quanto ao Backburner, é uma ótima solução para quem trabalha com animação, porque cada computador pega um framne da animação para renderizar. Eu não sei como o V-Ray trabalha com o Backburner, mas o Mental Ray calcula o GI e o FG de cada frame na máquina que for renderizar este frame e não ocupa o servidor, só pega as texturas nele. Dessa forma, se cada frame leva uma hora e tem 20 frames para renderizar, levaria 20 horas para renderizar todos na mesma máquina. Se tem 20 máquinas, renderizaria todos os 20 frames em uma hora. É ótimo. Para que todas as máquinas renderizem o mesmo frame, tem que usar o Distribuite Render como o Malucow explicou, mas isso só vale a pena em algumas situações, em animação pode não valer a pena, porque os mapas serão calculados numa máquina só e todas as outras vão ficar esperando, elas só serão usadas na hora de renderizar os Buckets, o que acaba sendo um desperdício de desempenho e de tempo. Vale a pena numa imagem grande para impressão, por exemplo. Abraços
Ok André. Só algumas dúvidas. Quer dizer que não adianta fazer animação com o vray, animação de personagens por exemplo? Isso é um bug do Vray? Quanto ao trabalho que tava fazendo, usamos dois softs, o LW para animação dos personagens e o Max para renderizar o ambiente com vray. Quais problemas enfrentamos: 1º Usamos 20 máquinas, cada uma com 512 de Ram e processadores de 1.8 Sempron. Usando o Backburner com Scanline (cada máquina pegando 1 linha do frame), ocasionou erro de memória virtual em cada uma, acho pq a cena estava pesada demais para as máquinas. Tinha duas plantas, uma grande em um jarro, e uma pequena em cima da mesa, displacements nos tapetes e almofadas, reflexões, e outros detalhes da cena; 2º Em função desses problemas de memória virtual, passamos para 14 máquinas, com 1 Giga cada uma. O problema da memória virtual esgotada foi resolvido. Mas observamos, e esse foi o erro, e o Malucow explicou, que o Backburner não faz distribuição do render, ou seja, pensávamos que teríamos aí, teoricamente, 14 Giga de ram, processando cada frame! Mas não funciona assim, pelo que entendi. 3º Fizemos primeiramente o cálculo com Irradiance Map e LightCache, que por sinal, agradeço a Malucow pela força que deu. Muito interessante fazer esses pré-cálculos. Acontece que outro problema surgiu. A cena estava em uma máquina Gerente, e o pré-cálculo foi feito com o Backburner. Em todas as máquinas aparecia fazendo o cálculo, mas na hora do render, as imagens não estavam sendo salvas na máquina gerente. Colocamos para que as imagens fossem salvas apenas nessa máquina. A pasta compartilhada estava com todas as permissões, porém vc via fazendo cálculo e render nas 14 máquinas, mas quando terminava, nada era salvo, mesmo sendo especificado em cada máquina o local para onde deveria ser salvo. 4º Com isso, tivemos que distribuir o render manualmente entre as 14 máquinas! Do 1 ao 80, por exemplo, máquinas tal renderizava, 81 ao 160 outra máquina, e assim por diante. Pq Malucow falou que nessa parte da Distribuição do Render do Vray, está com um BUG, e esperamos que na versão 1.5 venha com melhoras quanto a isso. 5º O último problema que estamos dos debatendo agora é o tempo de render em algumas cenas. Estão levando 12hrs em algumas máquinas, 6hrs em outras, e 4hrs em outras. Com um pouco de sofrimento, espero que fique pronto até o dia 11 desse mês! Quero agradecer aqui, a ajuda dos amigos Malucow, Sandro e André, pelas dicas e informações. Valeu.
Oi Joelyton, tudo bem? Não, você pode animar perfeitamente no V-Ray, não tem bug nenhum, só que terá que calcular a radiosidade em todos os frames, como acontece em qualquer outro renderizador. O V-Ray é o único render que deixa você fazer esse esquema de calcular apenas alguns quadros e renderizar depois sem calcular mais, mas só funciona se nada se move na cena, apenas a câmera. Em qualquer outro render, mesmo que só a câmera se mova e tudo fique parado na cena, terá que calcular a radiosidade em todos os frames. Sobre o seu trabalho, 512 MB de RAM é pouco mesmo para renderizar pra valer, ainda mais se tiver rodando o Windows XP. Sobre o que pensou de renderizar com 14 GB de RAM, realmente não é assim, isso só aconteceria se as máquinas estivessem ligadas em cluster, formando um único super computador. Renderizar em rede com o Backburner é diferente, cada máquina pega um frame, e isso já é ótimo para animação. O Distribuite render também não faz render com 14 GB de RAM na mesma máquina, só um cluster faria isso, o Distribuite Render divide a imagem em pedaços e cada máquina renderiza um pedaço deste. O Distribuite Render é melhor quando a imagem é muito pesada, geralmente é usado em renderização de imagem em alta resolução para impressão. Sobre o problema de salvamento, eu não manjo muito de V-Ray, faz tempo que não uso ele, não sei se ele vai aceitar fazer o cálculo de irradiance em todas as máquinas e salvar no mesmo lugar com DR. Parece que o V-Ray tem alguns problemas ainda com DR e prometem resolver na versão 1.5. No caso do render em si, a imagem final é para ser salva num lugar só pela rede numa boa. É chato renderizar assim como disse heim, colocando um grupo de frames em cada máquina. Se está levando tudo isso por frame, ou está pesado demais ou está calculando o irradiance em cada frame? Mesmo assim, calculando o irradiance, normalmente leva 3 horas em média cada frame em máquinas modernas. Mas depende muito da cena e dos materiais. Também é uma questão de conhecimento do render, no inicio consegue bons resultados a um custo alto de render, só depois de um ano mais ou menos que a pessoa começa a conseguir diminuir o tempo de render sem perder qualidade, isso acontece com todos os renders, em um ano vai fazer a mesma cena com um terço do tempo de render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 905, sendo nenhum membro e 905 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.