Vray: Pré-cálculo Irradiance Map e Photo Map! Animação.

Por: loj  

Em: 25/01/2006 19:58

Pessoal, é o seguinte. Até hj ainda não consegui dominar com precisão aqueles pré-cálculos e salvamentos do Irradiance Map e Global Photo Map. Andei até vendo alguns tutoriais sobre o assunto, até aqueles dois famosos do site VrayRender, traduzidos. Eu gostaria de fazer uma pequena animação de um interior, mas para cada frame, ele faz um Prepass. Teria como fazer esse passo apenas uma única vez, e os demais frames já começar a renderizar? Pq se o vray fizer o prepass em cada frame, vai demorar uma eternidade. Mas se me disserem que é assim mesmo, eu me calo, hehhe. Valeu.
Dá uma olhada nesse tutorial! ;) Rendering a static scene from multiple views
Olá Sandro. Valeu. Eu até tinha visto esse site através do site Redepixel, mas num tinha dado tanta importância na época. Jà comecei a entender, e fiz um teste. O pré-cálculo demorou 55min, mas depois de salvo, baixou para 15min cada frame em 720x480. Agora se mudou algo na iluminação, aí tem que refazer novamente, então o negócio é acertar tudo, fazer o pré-cálculo, salvar, que servirá para os demais frames. Falouw.
cara, como experiencia própria, não faça o esquema de Prepass por frame, só te vai dar dor de cabeça, calcule todo o Irradiance antes e salve, da cena inteira, use Lightcache que fica melhor, mais rapido, sempre salvando nos modos de animação (Incremental e Flythrough)
www.greenlamp3d.com
Olá Malucow. Eu nunca fiz isso que vc disse. Até consegui localizar, mas qual a diferença de fazer todo o précálculo da cena, salvar, carregar o arquivo salvo, que servirá p/ os demais frames? Não sei se fiz certo, mas habilitei essas opções que vc falou, e o pré-cálculo ficou uma eternidade:( Explica melhor aí o que vc disse. Não entendi direito o objetivo. Falouw.
se vc tiver todo o GI da animação pronto, é soh usar e pronto , bem simples, mas saca, o Irradiance, Lightcache e Quasi Monte Carlo são metodos de GI " View dependent" dependem da camera para serem calculados e daí salvos, ou seja, se vc quer fazer uma animação onde uma camera percorre uma sala por exemplo, terá que calcular todo o GI dessa animação especifica, para assim usar posteriormente no render, vc para calcular poderia por exemplo ativar o " Incremental add to current map" e o "save to file" do Irradiance, mudar na aba render para renderizar um quadro de 20 em 20 frames por ex, o que aconteceria , o Vray iria renderizar de 20 em 20 frames um novo quadro de GI, e incrementando sempre o atual que estiver na memoria, ou seja, o anterior, assim vc estaria criando um mapa de GI inteiro de sua animação, depois de terminado esse calculo, escolheria apenas o mapa de GI já salvo na aba irradiance e lightcache tb e mandaria render, sem mais calculos, simples assim, isso foi uma explicação basica, qualquer coisa eu faço um tuto outra hora, valeu
www.greenlamp3d.com
Malucow, tá valendo demais suas explicações. Como ainda não domino esses cálculos, está sendo para mim um pouco confuso seguir essa sua sequência do que deve ser feito. Vou te dizer como eu estava fazendo. Faço a renderização do 1º frame em 320x240. Aí vou lá em "Save to file", salvo o arquivo *.vrmap. Depois disso, marco "From file" e em "Browse", indico o arquivo que salvei. Quando mando renderizar novamente, ele já deixa de fazer o pré-cálculo em todos os frames, e vc pode colocar em qualquer resolução, que no caso seria em 720x480. O PROBLEMA é que está dando umas falhas em alguns frames! Vê só, estou participando de um curta, e a minha parte ficou com o cenário, pq o pessoal que tá fazendo, estão fazendo no LightWave. Eu fiz um render para eles no Vray, e acharam a qualidade e o realismo melhor. Sendo assim, vamos usar o Polytrans para pegar todo o cenário do LightWave com texturas e movimento de câmeras para o Max, renderizar esse movimento no Vray, e depois fazer a composição dos personagens que serão renderizados e animados no LightWave. Caso vc se dispusesse em me ajudar, ou fazer uma pequena sequência de exemplo que desse para aplicar ao meu caso tb, te agradeceria. Valeu mais uma vez.
o problema é logo no começo, vc está fazendo a renderização de apenas 1 frame da animação certo? por causa disso está havendo erro de GI em alguns frames, pois como o GI é calculado de acordo com a camera, talvez nos frames seguintes o GI não tenha "alcançado" essas areas escondidas talvez, o que vc tem que fazer, antes de fazer o calculo de GI, ative o Auto Save e estipule um local para salvar, no Irradiance e Lightcache, marque tb a caixa "Switch to saved map" pra qdo terminar o calculo ele jah mudar para "from file" automaticamente, vá na aba Global Switches do vray e ative o "Dont render image" pra não renderizar a imagem, apenas fazer os calculos de GI e salva-los, agora vá na guia Render, onde muda a resolução... Lá em cima terá uma caixa escrita "Nth: x (numero) ali vc estipula de quantos em quantos frames será feito uma mapa a mais para salvar em cima do atual, por isso tem o Incremental do irradiance... se a animação tiver mto movimento, objetos pequenos , escondidos, lugares que variam mto dependendo da camera, coloque um valor baixo, para q nenhum lugar fique sem o alcance do GI, por exemplo, fiz uma animação aqui, 800 frames, eu usei o valor de 50 no Nth, pq não tinha mtas mudanças na camera... o Gi ficou certinho, todas as areas foram atingidas pelo calculo. estarei fazendo um tuto em video hj de tarde, daqui a pouco eu mando, valeu
www.greenlamp3d.com
como prometido , tá ai o tuto 11mb- www.brunoricardo.com/videos/tutoriais/Vray_gi_anim.rar a img do video tah meio ruim, mas pro video ficar pequeno né... hehe deixo aqui o link pra outro tutorial, mto bom, ensina a mesma coisa, mas é mais detalhado... http://www.spot3d.com/vray/help/VRayHelp150beta/tutorials_imap2.htm
www.greenlamp3d.com
Meu amigo, vc não sabe o quanto me ajudou. Valeu mesmo pelas dicas. Agora deu para entender o processo como funciona. Era exatamente isso que estava procurando, e realmente estava fazendo errado. Valeu Malucow pelo pequeno tutor e pela indicação do site. Fico te devendo essa, Vc é o cara, hehehe. E Sandro, valeu tb pela indicação do site. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1266, sendo 2 membro(s) e 1264 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.