Oi Cidinha, tudo bem?
Que bom que resolveu o problema.
Sobre a questão da Surface, você está falando da malha criada com linhas e o Modify Surface?
Isso é um Patch para o 3ds max, você pode aplicar texturas com opacidade ou qualquer outro canal, mas vai depender de mapeamento, porque não terá um mapeamento automático como um Plane por exemplo. Se aplicar o UVW Map com a opção Planar sobre essa Surface, ele vai aceitar a textura sem problema.
Sobre modelar, realmente fica pesado no render por causa das sombras em todos estes buracos, mas quando tiver tempo para render com os buracos de verdade, é facinho de fazer também, é só colocar um Plane no lugar com a quantidade de quadrados igual a quantidade de cobogó.
Depois transforma em Poly clicando com o botão direito e escolhendo Convert to>Editable Poly.
Entra no Modify e liga o Polygon do Edit Poly, seleciona todos os polígonos e clica na caixinha do lado da opção Insert, mude para All Polygons e ajuste o valor para formar a borda dos cobogós.
Clique em Ok e clique na caixinha do lado da opção Extrude, ajuste o valor para dar a espessura dos cobogós, normalmente será um valor negativo, depois, tecle delete para deletar o fundo deles, pronto.
Abraços