Oi Cidinha, tudo bem?
Eu entendi o problema mas não sei porque o programa está se comportando assim com você, não deveria, neste caso ele deveria modificar as unidades nos parâmetros da porta também, então, quando entrasse com 2.1 ele deveria criar uma porta com 2.1 unidades de acordo com a unidade que escolheu, independente de qual seja.
Agora, gostaria de te dar uma dica muito importante, se tem poucos anos de 3ds max, eu sugiro que não modifique as unidades, porque terá problemas em muitas partes do programa.
Quando você muda as unidades, muitas coisas no programa mantem o valor da configuração padrão, que não é adequada para outras escalas, então, tem que modificar coisas que normalmente não precisaria, por isso precisa de mais conhecimento no programa, para não ficar apanhando de coisa que não precisava.
Trabalhando na escala padrão esses parâmetros vão estar adequados e não precisarão ser modificados, então, quando importar a maquete no Max, use o Scale para aumentar até ficar no tamanho adequado para a escala padrão do Max, vai evitar muitos problemas.
Sei que tem trabalha com CAD tem paranóia com medidas, mas você precisa esquecer delas no Max para trabalhar mais confortavelmente.
Se você deixou o buraco da porta com 2.10, pode ficar tranquila, que independendo da escala que estiver a maquete, vai estar tudo proporcional, cria a porta com base no buraco e esquece as medidas.
Quanto as luzes Photometrics, para trabalhar de forma fisicamente real, você realmente vai precisar estar em escala real, mas só isso não basta, vai precisar criar materiais com propriedades reais, só poderá usar materiais do tipo Architectural, é bem chato trabalhar de forma fisicamente correta.
E além de tudo, acaba ficando escuro no final, porque qualquer foto comercial de um ambiente é feita usando uma burduada de iluminação profissional além das luzes normais do ambiente, porque fica escuro na realidade também, entende?
É legal para um estudo de iluminação seu, mas para mostrar para o cliente, é melhor que seja uma foto visivelmente agradável, que só pode ser conseguida usando mais iluminação, como aconteceria na realidade. Ai acaba não valendo a pena fazer fisicamente correto.
Tudo bem que você pode ajustar a exposição no Expossure Control, mas isso acaba deixando a imagem um pouco "lavada".
Por isso eu acho melhor despresar o fisicamente correto e partir para o artisticamente agradável, neste caso não vai fazer diferença a escala e você pode continuar usando luzes Photometrics, porque você pode modificar a escala delas numa boa, no olhometro, como fazemos com as luzes comuns.
Eu só uso luzes Photometrics hoje em dia, e as duas luzes do Mental Ray, porque com o Mental Ray é muito melhor usar Photometrics do que as luzes comuns, tirando as duas luzes dele, e nunca trabalho em escala real, mesmo assim, as Photometrics funcionam perfeitamente.
Abraços