Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG

Portfólios Ver Mais

juniorwk   Maringá Pr - PR
Rhankorr   Carapicuíba
Andre   brazil
cassioferreira   londrina - AC

Dúvida com unidades de medida no max

Por: Cidinha  

Em: 26/03/2006 15:44

Olá pessoal... Estou com dúvidas em relação as unidade de medidas para modelar e renderizar. Se eu optar por usar radiosity eu tenho que mudar as unidades de medidas de polegadas pra centímetro, metro...etc.., mas se eu mudo essas unidades quando vou usar algum objeto do max como portas e janelas, as escalas ficam loucas. Tenho como ajustar isso ou vou ter que modelar mesmo esses objetos?? :00: Valeu a atenção ;) ...e aguardo alguma ajuda!...
A escala fica louca em relação aos outros objetos ou em relação ao proprio objeto?, se é que me fiz entender rs Se for em relação aos outros objetos basta ajustar o tamanho com o scale que não tem erro, o objeto seguirá sempre a mesma proporção
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Olá Alberto! Pois é, quando escolho a opção doors, em create, clico diretamente num desenho base de autocad importado pelo max. Se eu não alterar as unidades de medidas em System Unit Setup a porta vai ficar certinha com tamanho da grade que eu configurar e é só eu dar um tamanho exato do real, H=2,10, por exemplo. Quando altero o valor do System para metro ou centímetro etc. e desenho a porta fica ENORMEEE. :00: Então, pelo que você falou eu vou ter que ajustar mesmo no scale, não é? Pensei que tivesse uma forma de configurar as unidades pra poder desenhar direto a porta ou janela sem scale e podendo usar as photométricas tb......Tou querendo demais né?.... :) Bom, brigadão pela sua resposta!!! ;)
É meio estranho isso. Vc já tentou importar a porta pelo "merge"? Tenta fazer isso em um arquivo já alterado para a unidade metros. Não se esqueça de alterar a unidade tanto em "unit setup" quanto em "system unit setup" ambas devem possuir a mesma unidade. Espero q funcione
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi Cidinha, tudo bem? Eu entendi o problema mas não sei porque o programa está se comportando assim com você, não deveria, neste caso ele deveria modificar as unidades nos parâmetros da porta também, então, quando entrasse com 2.1 ele deveria criar uma porta com 2.1 unidades de acordo com a unidade que escolheu, independente de qual seja. Agora, gostaria de te dar uma dica muito importante, se tem poucos anos de 3ds max, eu sugiro que não modifique as unidades, porque terá problemas em muitas partes do programa. Quando você muda as unidades, muitas coisas no programa mantem o valor da configuração padrão, que não é adequada para outras escalas, então, tem que modificar coisas que normalmente não precisaria, por isso precisa de mais conhecimento no programa, para não ficar apanhando de coisa que não precisava. Trabalhando na escala padrão esses parâmetros vão estar adequados e não precisarão ser modificados, então, quando importar a maquete no Max, use o Scale para aumentar até ficar no tamanho adequado para a escala padrão do Max, vai evitar muitos problemas. Sei que tem trabalha com CAD tem paranóia com medidas, mas você precisa esquecer delas no Max para trabalhar mais confortavelmente. Se você deixou o buraco da porta com 2.10, pode ficar tranquila, que independendo da escala que estiver a maquete, vai estar tudo proporcional, cria a porta com base no buraco e esquece as medidas. Quanto as luzes Photometrics, para trabalhar de forma fisicamente real, você realmente vai precisar estar em escala real, mas só isso não basta, vai precisar criar materiais com propriedades reais, só poderá usar materiais do tipo Architectural, é bem chato trabalhar de forma fisicamente correta. E além de tudo, acaba ficando escuro no final, porque qualquer foto comercial de um ambiente é feita usando uma burduada de iluminação profissional além das luzes normais do ambiente, porque fica escuro na realidade também, entende? É legal para um estudo de iluminação seu, mas para mostrar para o cliente, é melhor que seja uma foto visivelmente agradável, que só pode ser conseguida usando mais iluminação, como aconteceria na realidade. Ai acaba não valendo a pena fazer fisicamente correto. Tudo bem que você pode ajustar a exposição no Expossure Control, mas isso acaba deixando a imagem um pouco "lavada". Por isso eu acho melhor despresar o fisicamente correto e partir para o artisticamente agradável, neste caso não vai fazer diferença a escala e você pode continuar usando luzes Photometrics, porque você pode modificar a escala delas numa boa, no olhometro, como fazemos com as luzes comuns. Eu só uso luzes Photometrics hoje em dia, e as duas luzes do Mental Ray, porque com o Mental Ray é muito melhor usar Photometrics do que as luzes comuns, tirando as duas luzes dele, e nunca trabalho em escala real, mesmo assim, as Photometrics funcionam perfeitamente. Abraços
Olá de novo, André! Realmente é pouco tempo de max sim... fiz 2 cursos, 1 há uns três anos(pra conhecer o programa, mas acabei sem mexer nele) e outro há 1 ano. Sei que só se aprende mesmo estudando muito e testando. Nos cursos eles não ensinam tudo e a carga horária também se torna pequena pra o conteudo do Max. Tenho aprendido muito no site da tresd1 lendo as dúvidas de outras pessoas e os tutoriais. Consegui fazer algumas imagens desde scanline até Vray lendo os tutoriais, mas falta muito ainda. Só agora é que estou participando mais deste e de outros fóruns porque estou me dedicando um pouco mais a 3D agora. Já consigo fazer algumas maquetes no max com pouca qualidade usando as plantas baixas do cad como base e com as medidas certinhas, mas falta experiencia em, por exemplo, usar os comandos que tornam a modelagem mais prática como a forma que vc ensinou no tópico do Cobogó e outras coisas. Vou ver se posto algumas imagens aqui pro pessoal criticar! O problema das medidas das janelas eu resolvi, foi falta de atenção mesmo... :00: Bastava ajustar os tamanhos dos frames e dos demais parâmetros no modify manualmente.. :oops: eu estava só ajustando altura, largura e profundidade.. :oops: Queria te agradecer a boa vontade de ajudar a todo mundo aqui e a paciência grande que vc tem! :D Um abração!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1293, sendo 2 membro(s) e 1291 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nicole_felix15, CNC.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.