Oi gente, tudo bem?
Eu acabei de receber uns documentos da Autodesk que são distribuidos para os parceiros no mundo todo, um amigo que tem acesso a estes documentos enviou uma cópia no meu email.
Não posso colocar para download aqui, para evitar problemas.
Mas os 3 documentos falam sobre as novidades do Max 9.
Ele terá duas versões, uma de 32 bits e outra de 64 bits, quem comprar o Max 9 recebe as duas versões, para usar no sistema que quiser.
O Max 9 64 bits só vai rodar no Windows XP Pro x64 e obviamente num computador com processador de 64 bits.
O Max 9 terá o Mental Ray 3.5 integrado, segundo o texto, essa versão tem simplificações na interface de GI e do Shader SSS, o Final Gather ganhou presets, está mais rápido, tem mais precisão e atua exatamente como o Scanline na renderização em rede, ou seja, não tem limites de CPUs.
E o sistema de iluminação indireta foi unificado com o Mental Ray, permitindo trocar entre o Radiosity e ele sem ter diferença, prometendo ser um modo simples de conseguir imagens realistas para arquitetura.
Também fala que foi adicionado o Shader Car Paint, Shaders para arquitetura, Physical Sky e Physical Sun.
O sistema de animação e o Curve Editor receberam melhorias, agora é possível trabalhar em Layers na animação, fazer mesclagens depois e várias outras operações, facilitando muito em animações complexas.
O Character Studio (Biped) também foi melhorado, agora ele gera tracks independentes nos dedos das mãos e dos pés.
E finalmente oferece suporte ao sistema de tangentes Bezier do Max, para você poder "Rigar" o Biped como se fosse feito com Bones, ou seja, a principal limitação dele parece que acabou.
Prometem que o desempenho todo do programa será muito melhorado, principalmente das Viewports, que agora ganharam mais funções e mostram diversas informações.
A interface do Hair And Fur, que era uma versão simplificada do programa original (Shave And Haircut), agora foi integrada de vez no 3ds max e tudo que era feito nela, poderá ser feito diretamente nas Viewports.
O Hair também passa a ser aceito em reflexos e refrações, como já acontecia no Mental Ray, ou seja, o Hair vai aparecer atrás de vidros e vai refletir mesmo usando o Scanline.
Usando o Mental Ray, será possível aplicar Shaders exclusivos dele diretamente nos cabelos, permitindo efeitos super realistas.
O Power Booleans da NPower vem integrado com o nome de Pro Booleans, como já era esperado. Finalmente todos os problemas de Boolean foram resolvidos!
O sistema de Cloth também recebeu melhorias, permite interação em tempo real com objeto de colisão na Viewport e aceita o ajuste do molde mesmo depois das peças costuradas.
Nova versão do Reactor, parece que haverá dois Solvers do Reactor, o antigo e a nova versão 3.2 para Rigid Bodies, que é muito mais rápida e oferece recursos mais robustos para este tipo de simulação.
O X-Ref também recebeu melhorias e agora até o Biped aceita X-Ref.
Mas tem uma notícia ruim, os plug-ins do Max 6, 7 e 8 que rodam no Max 8, não serão aceitos pelo Max 9, mesmo na versão 32 bits, todos terão que ser recompilados. Os Scritps vão rodar.
O Max 9 será exibido na Siggraph no dia 31 deste mês, mas só sai para o público no final de outubro.
O documento ainda fala que a Autodesk vai desenvolver o Max e o Maya separadamente e que os preços não mudam caso o usuário de um deseje comprar uma versão do outro.
O requerimento mínimo para a versão 64 bits é de 1 GB de RAM, o recomendado é 4 GB.
Espero que tenham gostado das novidades em primeira mão.
Abraços