OI Tufano, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente no fórum.
Eu fico feliz de saber que gosta do conteúdo do site, é graças a ajuda dos leitores que conseguimos manter tanta coisa aqui para os usuários de 3D.
Sobre a questão de texturização, realmente é uma área meio chata do 3D, pelo menos na minha opnião, porque pintar texturas é muito legal, mas mapear é muito chato.
E não tem como ficar bom se não mapear muito cuidadosamente.
É o mapeamento que vai deixar a textura sem esticar, sem se distorcer.
Com um bom mapeamento fica fácil pintar em qualquer lugar.
Mesmo que use plug-ins e programas de pintura, como os que você comentou e como os que o Feitosa te indicou, sempre será necessário fazer um bom mapeamento do objeto antes, porque a pintura depende do mapeamento.
Aqui na Três D1 você encontra bons tutoriais de mapeamento, falando do UVW Map e do UnWrap UVW, mas no caso deste último, você encontra uma ótima explicação no Help do seu 3ds max.
Você pode ver no link abaixo como fazer mapeamentos complexos usando o UVW Map e multiplos canais de mapeamento.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15255
Abraços