Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

tiagoschuch   florianopolis - SC
Kassio Massa   São Paulo - SP
Millow   São Paulo - AC
Vinicius Luiz   Teresina - PI
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
Tina.m   Sao Paulo - AC
wagnersenior   São Paulo - SP

Como Usar O Gi Em Uma Maquete Externa?

Por: f.paolo  

Em: 29/09/2006 14:58

Bem pessoas, a minha dúvida eh a seguinte: Como usar o GI em uma maquete externa?? Qual vai ser o objeto base p/ o cálculo do GI, seria o céu, mas como eu faço???? Tenho que primeiro apllicar todoas as texturas nos objetos, deixar meu trabalho pronto pra depois aplicar o GI??? Por favor me ajudem...n encontrei isso em tutorias... COMO EU FAÇO PRA SELECIONAR O CEU P/ RECEBER O CALCULO DO GI??????
\"Lembre-se sempre, mares calmos nunca formam bons marinheiros...\" MAX 2013 VRAY 2.0 RT
Pra vc utilizar GI em uma cena externa, vc precisa criar um domo (1/2 esfera) para cercar os raios de luz, ou eles se perderiam no infinito. Esse domo é como se fosse a atmosfera da Terra, que com suas partículas de diversos gases (hoje em dia mais CO2 do que qq outro hehe) refletem a luz do sol. Uma curiosidade é que o céu é azul porque as moléculas de oxigênio refletidas tomam essa cor, mas o ângulo de incidência do Sol em relação à Terra altera as cores, e por isso que no final da tarde, o céu toma diversas outras cores que vai de um amarelo escuro, passando pro laranja, vermelho e até violeta. Enfim volando ao que interessa, crie o domo de luz que envolva a cena toda, não faça ele grande demais para não precisar utilizar muitos photons, nem pequeno demais. E então é como se vc estivesse fazendo uma cena interna. Detalhe que para mapear um domo vc vai precisar de mapas especiais, chamados panorâmicos, e msmo assim são meio chatos de se configurar. Agora.... se vc quer simplificar uma cena externa, esqueça o domo, crie uma fonte de luz que faça o papel do Sol, e crie uma skylight que faça o papel de atmosfera. Acredito que seja assim que a maioria faça cenas externas, salvo algumas exceções
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
hehehe...valeu Alberto, muito interessante sua explicação, as duas!! hehehe...vou tentar fazer isso, sou muito novato no max, n sei nada...quem sabe um dia eu fique bom. Valeu fera!!! Abraços e boa sorte sempre!!!! :D
\"Lembre-se sempre, mares calmos nunca formam bons marinheiros...\" MAX 2013 VRAY 2.0 RT
Mas qual é o render que vc está usando?
bah cara! eh complicado o cara n entender das coisas...eu faço o desenho que eu quiser no AutoCad e no Arqui, entendo muito de desenho 3D, trabalho com isso a anos...mas to levando uma surra do MAX, e desse Mental Ray...tá complicado. Essa 2a. opção que vc deu de simplificar, de criar um luz e uma skylight como atmosfera...aond eu aplico a textura de "céu"??? uso o environment normal?? depois em views pra ativar nas janelas???? Vamo lá Alberto, dá uma força pra um cara desesperado!!! Abraços!
Eu to usando o Mental Ray
Oi f.paolo, tudo bem? Normalmente você aplica a iluminação primeiro, testa as sombras e a posição das luzes com todos os materiais cinzas, assim, fica mais fácil de ver como estão as coisas, se os detalhes estão aparecendo, se a luz não está matando a cena. Depois você texturiza, porque as texturas dependem muito da iluminação. Só depois que vai configurar o GI, porque o GI depende das cores das coisas, dos materiais, das texturas aplicadas nos materiais. GI é o reflexo da luz pelas superfícies dos materiais no espectro de cor do material na qual ela incide, então, depende totalmente da iluminação e dos materiais. Já a configuração da cena, dos Photons, do Final Gather, de tudo mais, depende de cada cena, cada caso é um caso, depende dos objetos da cena, do tamanho deles, entre outros fatores. Leia as matérias sobre Mental Ray que estão na seção Artigos aqui do site, vão te ensinar essa primeira etapa e poderá criar GI na sua cena. Não desanime, mas tem que ir com calma, vai levar um ano estudando isso, o Mental Ray é um render complexo, tudo que você viu nos cinemas nos últimos 10 anos foi renderizado com ele, exceto os filmes de animação da Pixar, pois eles usam o Renderman, o outro super render que existe no mundo. O basicão do Mental Ray, essa casca que aparece dele no 3ds max, você vai levar um ano até ficar sossegado e resolver todos os problemas que aparecem. Para conhecer a composição complexa de Shaders leva mais tempo, para escrever Shaders personalizados leva mais tempo. Leia os artigos que te indiquei, vão te dar o caminho, tem muitos outros artigos que seria importante você ler nessa mesma seção. Clica lá no botão Artigos e leia os que falam de Mental Ray, leia o que fala de GI, de Caustics, de SubSurface Scattering. Assim você vai começar a entender o negócio. Esquece de cena externa, você tem que aprender o render!!! Abraços
Valeu André...vou seguir seus conselhos, como eu disse no e-mail, eu já tenho uma noção de materiais, luzes, sombras, etc...eu já estou vendo os tutos do mental ray, e já estou entendendo muito mais do GI. Vcs são feras, muito obrigado!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 755, sendo 1 membro(s) e 754 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.