PLUG IN para importar RHINO no 3DS

Por: LeoLopes  

Em: 04/10/2006 10:53

Alguém sabe me dizer qual é o plug in em que consigo importar arquivos 3dm (rhinoceros) pelo MAX5 ou MAX 8? E onde posso consegui-lo?
Porque vc não exporta em formato 3ds?
Porque o arquivo 3DS fica muito pesado, e existe um plugin que torna essa tarefa mais fácil e leve!
Vc Pode exportar no formato *IGES. o Unico problema é que o modelo que se tiver varia partes separadas no Rhino vai irar uma coisa só no MAX. Valeu !!! Gustavo "thebike"
Valeu! eu conheço os tipos de exportação! mas o que eu queria saber mesmo é o noime desse plugin pro 3DS em que eu importo o arquivo do rhino direto. A modelagem vai muito mais leve do que em 3ds ou IGES...
Oi Leo, tudo bem? O nome do plug-in é Power Translator, é da NPower Software e tem um descritivo sobre ele aqui na seção Softwares da Três D1. Mas pode não ser boa idéia usá-lo, porque o objeto chegará no Max em Nurbs, o que deixará a cena pesadíssima, já que o Max não é muito bom com Nurbs. Claro que poderá converter para Mesh e ficará bem mais leve depois, mas a alta resolução criada pela superfície Nurbs também deixará a malha pesada. Não acontecerá as divisões que acontece quando exporta em 3DS, porque 3DS é uma extensão muito antiga e só aceita um objeto com no máximo 65 mil faces, com mais do que isso ele divide automaticamente na exportação. Dependendo do modelo, pode ser melhor exportar em 3DS, mesmo com as divisões, depois você solda no Max e fica tudo bem. Porque em Nurbs pode ficar inviável de trabalhar na Viewport do Max. Abraços
Pois é Leo, como eu já havia dito e o André reforçou, é melhor exportar em 3ds. Há um ano mais ou menos eu instalei o Rhino e fiquei fascinado com ele, é muito fácil modelar com esse programa, mas na hora de renderizar eu precisava de um programa melhor, eu experimentei o Flamingo, mas não chega nem aos pés de um MentalRay ou Vray. A boa notícia é que está saindo o Vray para Rhino, então vai ficar mais fácil renderizar com qualidade.
Pois é André! Era esse plugin mesmo que eu estava procurando: o POWER TRANSLATOR da NPOWER. Dentro do pacote tem o POWER RHINO2MAX, em que posso importar o arquivo 3DM do rhino direto no MAX. Mas você disse que o arquivo fica pesado. André, Instalei o plugin e como já tinham me dito meus arquivos ficaram aproximadamente 4X mais leves do que com o formato 3DS. E o tempo de rendering também diminuiu significativamente... Pode ser porque seja uma versão mais nova... Agradeço a todos pela ajuda! Abraços
Oi Leo, tudo bem? Que bom saber que as coisas estão melhorando assim, realmente faz tempo que testei o Rhino2Max, testei na época que ele nem era acoplado no pacote do Power Translator, foi no Max 5 se não me engano. Certamente tiveram muitos anos para melhorar o programa e fico feliz de saber que está mais leve agora, vou passar a informar isso para quem perguntar. Mas me diga uma coisa, o arquivo ficou menor do que em Mesh importando 3DS? O peso de mover o modelo na Viewport também ficou menor do que o objeto em 3DS? O render não era para mudar, porque na hora de renderizar tudo vira Mesh, ele é convertido para Mesh na renderização. Mas se mudou nisso também, provavelmente a conversão ficou mais inteligente do que a própria conversão no Rhino, deixando o modelo mais leve. Muito legal mesmo. Abraços
E aí André! Como havia dito, realmente o arquivo fica 4X menor importando pelo Power Rhino2Max do que em formato 3DS! Quanto ao peso de mover o objeto na cena, posso te garantir que a diferença é compatível a mudança do tamanho do arquivo, ou seja, fica bem mais fácil a movimentação na viewport. Queria te pedir desculpas quanto ao tempo de render, falei algo sem comparar antes no arquivo. Realmente não há alteração significativa no tempo de render. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138568

Últimos membros registrados: PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction.

Usuário(s) on-line na última hora: 993, sendo 1 membro(s) e 992 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.