Como criar água realista para uma piscina no Max 7.0?

Por: Danilo  

Em: 14/10/2006 08:41

Olá pessoal da 3d1! bom dia a todos.Gostaria de saber de vcs como é que faço pra criar água realista dentro de uma piscina no Max 7.0?eu já fiz o 3d do volume com os azulejos dentro desse espaço pra piscina.Só falta colocar a água que tem que ser transparente e que reflita tudo o que está a sua volta.Gostaria de saber como é que faço pra criar essa água pra piscina com todas essas características que eu sitei anteriormente?? Um abraço a todos e tenham um excelente Final de semana! obrigado... ;)
Olá danilo_icf, tudo bem? Abaixo segue alguns links em que foram discutidas formas de criar o material para água de piscina: Com Scanline ou Mental Ray http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=12365 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16651 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16330 Com VRay http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16930
Sergio Feitosa
Oi Danilo, tudo bem? Se você criou um objeto dentro da piscina ocupando todo o volume da água, como disse na mensagem, vai dar errado, mesmo que faça o material corretamente. Isso é muito importante, lembre-se sempre. Nunca pode ter duas faces no mesmo lugar, se você modelou no AutoCAD, certamente usou a mesma linha para extrudir e criar o volume da piscina, então, vai dar errado. Seleciona esse volume, entra no painel Modify, clica no sinal de + na frente do item Editable Mesh, escolha o Polygon, clica na viewport e arrasta para criar uma janela de seleção, igual no AutoCAD, mas pegando apenas a parte de baixo do volume, deixando o "tampo" sem selecionar. Delete tudo, assim, ficará só com o "tampo", ou seja, com a malha da superfície da água. É só nela que você precisa aplicar o material. O material é super simples. Pega um material RayTraced clicando no botão Get Material no Material Editor. Coloca a cor preta no Diffuse, cinza escuro no Reflection, branco no Transparency, algo em torno de 120 no Specular Level e algo em torno de 80 no Glossiness. Para criar as ondinhas da água, clica no Slot Bump, logo abaixo, e escolha o mapa Noise. Pronto. Você só precisa regular o item Size do mapa Noise para ajustar o tamanho das ondinhas. Também pode deixar mais intenso aumentando o valor na frente do Bump, que vem com 30 por padrão. Abraços
Essas dicas com mental ray era justamente o que eu estava procurando, vlw!
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
Tô fazendo um tuto indicado pelo site, mais estou com uma pequena dúvida, o que deu de errado com a superfície da água que ficou vermelha? Tem haver com a reflexão do espectro na cor da superfície da água? Obrigado e um grande abraço!
Oi Vitruvius, tudo bem? Esse vermelho me parece o reflexo da esfera vermelha na superfície da água. Troca a cor dela para amarelo e renderize, se ficar amarelo na superfície, é culpa da esfera. Abraços
André meu amigo tudo bem? Rapaz, quando eu renderizei sem nenhuma esfera na água já ficou desse jeito, por isso estou achando que a intensidade na superfície da água é que deve estar ocasionando este efeito. Será? Grande abraço.
Oi Vitruvius, tudo bem? Que loucura cara!!! Então o teto que é vermelho!! Alguma coisa tem que ser vermelha na cena, caso contrário, tem alguma coisa louca acontecendo ai. Inclusive ficou um efeito muito bonito do vermelho na superfície, parece sangue na água. Mas tem que ter um motivo para ter acontecido. Abraços
Amigo vou verificar ok, logo digo as novidades, grande abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 627

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.