Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
efeito3d   São José dos Campos - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Portfólios Ver Mais

Valerio   São Paulo - SP - SP
icyrino   Sao Paulo - SP
arnaldoricardo   Sinop - MT - AC
juliano.lins   Recife-PE - AC

Ajuda Vray

Por: manoel_lima  

Em: 15/10/2006 21:32

Galera, esta é a primeira vez que posto no Forum e faz um tempinho q tenho tentado trabalhar com Maquete Eletrônica. Acompanhando os trabalhos e links colocados no Fórum, vejo que vcs fazem milagres com o Vray, mas até agora naum consegui trabalhar com ele. Começo, parece que vai ficar bom mas no final naum fica tão bom e por isso resolvi pedir ajuda a todos. Aí vai: 1- Quanto aos materiais Vraymtl, nos standards eu consigo controlar o difuse e o specular deles, no vraymtl como consigo? Estou tentando trabalhar numa cena e as luzes VraySun e VraySky estão deixando os materiais muito claros, pálidos. Estudei o tutorial V-Ray Sun e Sky - GI em cenas externas e vi q em algumas imagens as paredes estavam branquinhas e o piso mais escuro. 2- estou tentando colocar uma textura de grafiato e a mesma também fica muito embaçada, sem destaque sendo q tem configuração que nem aparece, alguém tem alguma dica? Isto está ocorrendo também no meu asfalto. 3- A diferença de qualidade entre Vray e MentalRay é muito grande? Valeu. qquer coisa quem puder me ajudar aí vai meu msn: [email protected]
OI Manoel, tudo bem? Eu sinto não saber te ajudar muito no V-Ray, faz tempo que não uso mais ele, mas usei por dois anos, é um ótimo Render, em maquete eletrônica não dá para sentir muito a diferença com o Mental Ray não, só vai sentir a diferença de poder do Mental Ray em coisas realmente mais pesadas, como animação para TV e cinema. Sobre as suas perguntas, posso te falar do VRayMtl, que sempre teve nele. Normalmente cada render tem seus próprios materiais, porque render é o cálculo de como a luz interage com os materiais da cena, sendo assim, o mais importante é luzes e materiais, por isso cada um tem os seus. Só no Mental Ray que é um pouco diferente, como foi a própria Discreet que fez a integração dele, e o Mental Ray oferece recursos poderosos para criação de Shaders, eles traduziram para o Mental Ray todos os materiais do Max, então, os materiais normais são convertidos para o Mental Ray na hora do Render, assim, você pode fazer quase tudo da mesma forma que sempre fez, só que obtendo mais qualidade, porque está renderizando com o Mental Ray. No V-Ray tem que usar o VrayMtl para tudo, não use Standard, pode aparecer artefatos na cena dependendo da situação. No VRayMtl tem a opção para controlar o diffuse, mas o brilho é outra coisa, o VRayMtl é um material fisicamente correto, e na verdade não existe o brilho separado da reflexão, se brilha também reflete, porque só coisas polidas brilham, se é polido também é reflexivo, entende? Então, para criar brilho você tem que baixar a cor do Reflection, com preto não reflete e não brilha, com cinza escuro já reflete e brilha um pouco. O Glossy controla o quanto o reflexo é borrado, que também afeta o brilho, deixando-o mais difuso. Sobre as luzes Sky do V-Ray, não sei te falar, nunca usei. Sobre a qualidade das texturas, tem que ver o tamanho dessa imagem, se colocou uma imagem minúscula numa área grande, vai ficar ruim, tem que ser uma imagem com boa resolução. Mas pode ser o antialiasing, todo render tem que controlar a qualidade para não ficar serrilhado, isso é feito no Image sampler do V-Ray. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138562

Últimos membros registrados: slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs, Trimble, nagrorn.

Usuário(s) on-line na última hora: 1180, sendo 8 membro(s) e 1172 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, alan.eu, klogg, wilsimar, Jhio Design, Roberto Movanni, mauricio prisco, Geraldo Nunes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.