Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
pharaoh   cascavel-pr - PR
Cjungles   Curitiba - PR
RaffaPrado   Hortolândia - SP
nuts165   são bernardo do campo - SP

Portfólios Ver Mais

JACKEI   Manaus - AM
Edu   São Paulo

Qual é a melhor unidade de trabalho no max!

Por: joao melo  

Em: 18/10/2006 21:33

uma duvida ! Quando os engenheiros mandam uma maquete em autocad . Sempre usam unidades diferentes . mm cm mt . Posso usar no geral as unidades padrão do max ou preciso alterar . conforme as unidades utilizadas . Eu abuso dos conhecimentos de vcs .! Quem manda vcs serem feras !!! Um abraço.
eu também sempre tive essa dúvida! Principalmente pq as vezes to trabalhando no Max e chego um zoom bem perto de algum objeto e derepente o zoom nao vai mais q certo ponto, se eu insistir muito ele acaba deformando a perspectiva... daí eu fico pensando que pode ser as unidades erradas... será que precisamos ajustá-las tb no 3D antes de começar?
Ola pessoal, tdo bem? Bem, qdo vc importa um projeto vindo do AutoCAD, o ideal e q vc o adapte para o mundo Max, pq se deixar ele como ta, vc serar forcado a alterar diversos outros parametros no Max p q se adeque automaticamente a essa nova escala de trabalho q vc trouxe com seu novo projeto. Trocando em miúdos: não liguem para unidades no Max, se atenham em proporção apenas. Deixe a precisão das medidas para o AutoCAD, pois qdo vc importar, mesmo diminuindo ou aumentando mto o projeto no Max, ele vai continuar preciso, com altissima exatidão nas proporções e é isso q importa: propoção, p q fique agradavel visualmente e reflita o mundo real. abaixo vao uns topicos sobre essa passagem do AutoCAD para o Max. Inclusive uma duvida minha q deu trabalho até achar uma reposta. mas juntos conseguimos. Abraços http://tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17068 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16877&highlight= http://tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16950&highlight=
"joao melo" disse: Quando os engenheiros mandam uma maquete em autocad . Sempre usam unidades diferentes . mm cm mt .
Joao Melo, sempre costumo trabalhar com o mesmo sistema métrico, sempre uso metros, tanto no cad quanto no max. Quando recebo algum projeto que esteja em cm eu apenas trabalho a escala dele deixando que fique em metros. A vantagem de sempre trabalhar no mesmo sistema métrico são as bibliotecas, dessa forma sempre que usar alguma coisa pronta não vai ter que se preocupar em ficar alterando suas dimensões. Na forma que trabalho a maioria das bibliotecas comerciais ficam perfeitas, sem ter que ficar me preocupando em trabalhar suas dimensões. Só para finalizar, no max uso em "display units scale" metros e em "system unit scale" polegadas. ;)
Oi gente, tudo bem? Essa questão de unidades é igual resolução de imagem para impressão, é assunto para meses. :) Certamente é muito melhor trabalhar em escala nos dois programas se você faz projetos técnicos, mas isso só vale para uma pessoa com grande experiência, como o Sandro, não vale para quem está aprendendo. Por isso que eu sempre falo aqui no fórum que é melhor escalonar a maquete para o tamanho do "mundo" padrão do Max. Inclusive, já teve altos paus aqui por causa disso, vocês são novos no fórum, nem sabem os quebra que já aconteceram aqui, muitos foram por causa dessa questão. :) Mas depois de muitos anos, acho que a gente aprende a responder de uma forma que o pessoal entenda melhor, então, sempre tendo deixar claro que falo isso para iniciantes. Porque normalmente são os iniciantes que perguntam e a gente espera que os profissionais respondam. Sempre posto nas mensagem que, quando a pessoa tiver prática ela poderá trabalhar em escala, pois saberá na hora qual parâmetro ajustar quando der um defeito, defeito esse que só acontece quando trabalha em escala, e são muitos, centenas. Esses do Zoom, do Move rápido, da sombra longe, são apenas alguns exemplos. E quando é iniciante você fica apanhando com essas bobeiras enquanto poderia estar estudando o programa, então, é melhor trabalhar fora de escala. Usando o AutoCAD terá a vantagem de tudo "cair" no mesmo lugar no Max, ele vai respeitar a posição no "mundo", então, se fizer um Box ao redor da cena e exportar junto, deixa uma cópia deste box sem escalonar. Se precisar fazer uma alteração, exporta só a parte que modificou e agrupa com o Box de referência quando chegar no Max, escalona com o mesmo valor que vai cair exatamente no mesmo lugar. Assim, poderá fazer alterações numa boa enquanto estiver aprendendo o Max. Em escala pode usar o File Link Manager, que é muito melhor. Mas só vale a pena quando conhece bem o programa. Agora sobre o sistema de unidades que o Sandro comentou usar, vamos supor que o V-Ray saia do mercado hoje, que a Autodesk compre a Chaos e descontinue o V-Ray. Se migrar para o Mental Ray usando exatamente este sistema de unidades, ele vai apresentar um monte de problemas, não vai conseguir configurar os Photons. Não pode usar unidades diferente com ele, antigamente, antes de ser integrado no Max, não poderia o Windows ter o separador de casas decimais como vírgula, tinha que ser ponto. Hoje não tem mais isso, mas esse lance de unidades dá pau, tem que mudar no System Units Setup para a mesma unidade. Abraços
Me parece que esta questão é o mesmo caso do uso do Mental Ray. Devemos primeiro usar o MAX o mais "virgem" possível enquanto estamos aprendendo, usando somente os recursos e configurações originais. Então, quando dominarmos o básico e soubermos onde e o que configurar, aí sim podemos mexer e personalizar opções do programa. Mas tem que ser algo automático, do tipo, deu "pau", você de cara já sabe onde deve alterar para corrigir. O meu caso é exatamente esse. Migrei de outros programas de modelagem cujos recursos são muito diferentes do MAX e já tive e tenho problemas até com os recursos que são padrão dele. Se eu for me aventurar a mexer em coisas que não domino, terei que aprender o básico do MAX junto com o avançado. Aí vou fritar os neurônios. Então, porque não aprender primeiro o básico e quando tiver fera nele, passar para o avançado. Uma coisa de cada vez. Eu trabalho com AutoCAD e uso apenas uma unidade em meus projetos. Como disse o Sandro, isso facilita o uso das bibliotecas. Só que no MAX, pode acontecer vários problemas em função da configuração das unidades. Tive este mesmo problema do zoom quando importava um projeto para o MAX. A solução, que consegui lendo este forum, foi reduzir as dimensões da maquete no MAX mantendo seu mundo na escala original pois o que importa é a proporção das medidas que já estão estabelecidas pelo AutoCAD. Como o André Vieira vive dizendo, o MAX é um programa artístico e só quem tem muita experiência pode trabalhar em escala com ele.
Esse lance do zoom ...acontece qdo se esta na vista "Perspective" na vista "User" isso n ocorre...acho q pra trabalhar nos "detalhes" e melhor assim...vista User..espero ter contribuido..abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi gente, eu trabalho no sistema genérico do max mas raciocinando em cm. Desse modo se eu quero uma caixa (cubo) de 1 metro eu crio um box de 100 unidades. Eu achava que era o modo correto. Me corrijam se houver um modo melhor. Abração
Oi gente, tudo bem? Realmente o problema do Zoom só acontece em vistas com lente, ou seja, a vista de câmera e a Perspective. O ideal em qualquer projeto é trabalhar nas vistas isométricas, lente só é usada para renderizar. Mas só acontecer o problema do Zoom nas câmeras não é um alívio, porque a cena será renderizada por vistas de câmera, qualquer vista que quiser do projeto vai depender de uma câmera. Então, terá que ajustar o Clipping em todas as câmeras da cena e terá que trabalhar com o Clipping ligado a partir deste ponto, o que é um saco. Portanto, se agrupar todo o projeto e aumentar até ficar num tamanho bom para o mundo padrão do Max, tudo passa a funcionar como funciona com a gente que trabalha com animação, publicidade, artes e tudo mais. Porque esses problemas todos só acontecem com quem trabalha com arquitetura, por querer preservar as medidas precisas em tudo, até na parte artística do negócio. Agora, uma pessoa que tiver a noção e facilidade para trabalhar em centímetros em vez de metros, como o Marcelo disse que faz, então, simplesmente resolveu todos os problemas que teria e conseguirá respeitar as medidas precisamente. É uma ótima opção, porque tudo vai ficar bem grande e sem modificar as unidades do programa. Se o objeto ficar muito maior do que o mundo padrão do Max, não vai dar os problemas, só dá os problemas se ficar muito menor. Abraços
Acho que o problema vem lá de tras, no projeto arquitetônico onde a maioria esmagadora dos desenhistas desenham o projeto raciocinando em metro para que as cotas estejam em unidades métricas. Melhor dizendo para que 4 metros e 20 centimetros seja representado como 4,20 e não 420. Pior ainda, para uma parte do desenho na escala 1:75 por exemplo o cara converte ou faz o desenho já na escala 1:75. O fato é que dá para desenhar todo o projeto em 1:100, pensando em centimetros e configurar um estilo de cota em metros e janelas com paper space para as diversas escalas do projeto. Para mim isso é bem chato pois eu uso os desenhos de planta e elevações para referencia lá no max e ai é comum eu ter que re-editar a escala do desenho no cad. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138583

Últimos membros registrados: pedro453612, uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom.

Usuário(s) on-line na última hora: 619, sendo 8 membro(s) e 611 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lisandro, JMDesign, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Osvaldo Arquiteto, pedro453612, Ricardo Paranhos, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.