Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luisgejao   campo grande - MS
MARCELO HS   PINHAL - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
VIPERCEL   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP - SP
lucasberto7   Recife, PE - PE
Victor José   Paulínia, sp - SP

Imitando a luz do sol

Por: Karolina Cunha  

Em: 25/10/2006 11:56

Oi pessoas, olha eu aki de novo perguntando coisas...rs mas dessa vez eu procurei nos tutorias, nos artigos e nada...eu queria saber como faço para criar uma luz que imite a luz do sol. Ou seja, uma luz externa que eu nao precise colocar mais nenuma luz, só essa. Eu tenho uma noção bem básica de como faz, mas toda vez nào consigo configurar direito ou meu render demora horas por causa da luz. Alguém tem uma "luz"pra me dar?? obrigada
Existe várias formas de imitar a luz do sol, vai depender de qual renderizador vc vai usar, vray, mentalray, scanline do max mesmo, etc... No vray por exemplo eu costumo usar a Target Direct. Vlw!!!
oi Helton, olha só eu to usando o Mental Ray, nunca usei o Vray nao...
Bom, eu resolvi postar o meu problema de luz! O computador que estou usando no momento é o do meu trabalho, então não é uma "Brastemp". Coloquei uma IES Sun e uso o Mental Ray. Testei várias configurações diferentes que vi aki no site dos nossos colegas. Tento fazer como eles e já renderizei várias vezes pra ver se melhorava. E o melhor resultado até agora foi esse., e olha que M****!!!Não adianta que não estou conseguindo fazer uma iluminação externa boa. Por favor, alguém poderia me dizer ond? Ond eu errei??? A primeira imagem foi com uma Target Area e a segunda foi com a IES SUN. A configuração da segunda tá logo aí em baixo também....
Olha só eu gosto muito de usar a IES Sun que fica nas luzes photometricas, é muito pratica e funciona muito bem com qualquer renderizador.
Oi Kaki.....qdo eu usava o scanline trabalha bastante c a target direct + skylight usando o light tracer...ficava legal...mas..qdo descobri o Vray...tudo ficou pra tras...ele e muito mais facil de trabalhar do q o MR...em poucos dias de uso tu vai conseguir bons resultados (realistas) e num tempo baixo de render. Espero ter ajudado.....abs
Vivendo e aprendendo!!!
Kaki, consegui fazer uma +- q ilumina fora e dentro com duas luzes uma direta e uma sky, e pra animação tb, ainda precisa de alguns ajustes pois ta clareando muito a cor dos objetos e texturas q estão fora,oq da pra ajustar tb no material mass. se quiser te mando, é pra max 9 Mental Ray com o daylight system, cena em metros, botei uns resultados dela no link abaixo.. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743&postdays=0&postorder=asc&start=585 olha aê , se quiser é só da o toque. se não faz o seguinte, reseta as configurações do max la file/reset , cria uma cena nova e merja só a geometria do teu projeto, ou da outro jeito de resetar as configurações do MR,daí... Abilita o mental ray, liga só o FG, cria uma luz mr spot e muda ela pra direct coloca ela um poquim de nada amarelada e a intensidade 0,6. depois cria uma luz skylight, e bota a intensidade dela 0,7. +- isso . depois vai la nos ´parametros de FG, e do jeito q ta la, só aumenta o bounces pra 2 e a quantidade de samples tb do FG bota 30 pra testar. Não é óÒóó, mas gera um resultado bem legal de luz do dia. boa sorte Braço! Ricmage
Oi Kaki, tudo bem? No Mental Ray você pode fazer o seguinte: Deleta todas as luzes da cena, deixa só a maquete. Entra no menu Creat > Systems e escolha o sistema DayLight. Clica na viewport e arrasta para você ver. Vai criar um compasso em forma de estrela e duas luzes juntas. No painel aparece alguns parâmetros, aumente bastante o valor do Orbital Scale, o penúltimo, para deixar as luzes distantes. Entra no painel Modify Seleciona na lista Sun Light a IES Sun Seleciona na lista Sky Light a IES Sky No modify vai aparece junto os parâmetros das duas luzes, facilitando a configuração. Diminua bastante o Multipler da IES Sun e da IES Sky, porque são fortes demais, coloca algo do tipo 0,03 ou 0,05. Pronto, mas tem um problema, a sua versão do Max, é a primeira que o Mental Ray foi integrado, é o que tem menos compatibilidade, no Max 7 ou 8 você iria se sair melhor nos seus testes. Tem um segredo no Max 6, precisa aplicar um Shader Light Infinite. Olha o último menu no Modify, é o Mental Ray Light Shader, clica nele, habilite o item Enable e clica no Slot Light Shader. Escolha o Light Infinite (base) na janela que aparece e pronto, pode renderizar agora. Mas para ficar legal tem que habilitar o Final Gather na janela Indirect Illumination do Mental Ray. Coloca um valor em torno de 128 nos Samples do Final Gather para preview e 1000 no Max 6 para a cena final. Para retirar completamente as manchas você precisa ajustar o Radius, na sua imagem, mede a largura da coluna e usa metade deste valor no Radius do Final Gather e 10% do Radius no Min Radius. Assim deve resolver. Para retirar o serrilhado, na ficha Renderer da janela Render Scene, coloca 16 no Maximum e muda para o filtro Mitchell na lista que tem logo ao lado. Pronto. Abraços
gaucho Não consegui colocar o VRay como meu renderizador, ele nem aparece na lista de renderizadores, acho q não tá instalado direito ou eu nem tenho então. O Mental Ray eu achei de cara então resolvi aprender com ele mesmo. Sei q vou penar mais, mas não tem problema, eu consigo! hehe Ricmage Eu já inha visto esse teste seu aqui na tresd1, e achei bem interessante! O max que tenho aki no trabalho é o 8 e em ksa eu tenho o 6. No Max 8 tem como usar essas luzes que vc usou? Se tiver eu gostaria SIM de receber. Ficou ótima a iluminação do seu teste! Qual foi sua configuração? André Eu segui seu conselho, passo a passo e consegui obter um resulatdo bem mais favorável, só que não vi sombras na cena. talvez tenha alguma configuração errada, mas fiz vários testes e continuei sem sombras. Acho também que minha setagem de photons está totalmente errada, mas tenho medo de mudar pra ver e dar ERRO no meu arquivo e bichá-lo, já que o pc aqui não é lá essa coisas, e em um teste que fiz antes isso ocorreu. Além de demorar bastante o tempo de render. Mas muito obrigada pela dica. Ajudou bastante e deu pra tirar minha maior dúvida. Inclusive vou postar a diferença pra vc ver.
Kaki, essa luz do test fo no nove, não rola no 8 aproveitar o mesmo arquivo, mas do outro jeito q falei no post q coloquei acima, da pra fazer no 8 facin, e fica uma bom resultado pra externa, experimenta. qquer coisa fala aí Braço! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138568

Últimos membros registrados: PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction.

Usuário(s) on-line na última hora: 987, sendo 1 membro(s) e 986 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.