Oi Cac2, tudo bem?
É mentira que o V-Ray é melhor para maquete do que o Mental Ray, como seria mentira falar que ele é melhor do que o Brazil Render ou do que o Final Render para maquete, porque não existe isso de "melhor para maquete".
Render é render, ou é melhor ou é pior, ou é mais fácil ou mais difícil, mas para tudo, não apenas para maquete ou apenas para publicidades, ou apenas para design.
O que acontece é o seguinte:
Falam que o V-Ray é melhor para maquete porque ele é muito mais fácil que o Mental Ray, e quem faz maquete normalmente é iniciante ou se é especialista, não domina o Max profundamente, só o que precisa para fazer maquete.
Quem é especialista no Max e trabalha em áreas mais avançadas, normalmente usa o Mental Ray, então, falam que ele é melhor para vídeo e cinema e o V-Ray para maquete, mas isso se deve a questão da facilidade para o nível que a pessoa precisa chegar.
Agora, se pegar um cara especialista no Max que use o Mental Ray e conheça bem o render, certamente obtém resultados melhores, mais realistas e em menos tempo do que qualquer outro render do mundo, não especificamente o V-Ray, qualquer um de qualquer outro soft no planeta, porque o Mental Ray é o melhor render do mundo e isso é indiscutível.
É um render cinematográfico, para fazer cenas tão reais quanto você vê no cinema, inclusive tudo que viu no cinema foi feito com ele, menos os filmes da Pixar, pois usam um render próprio que também é maravilhoso.
Só que é difícil ainda ver gente boa no Mental Ray fazendo maquete, porque quem começou estudar ele no Max 6, está ficando bom agora.
O Zulmar é um bom exemplo, no começo as imagens saiam piores do que iniciantes conseguiam no V-Ray, mas vai ver as imagens dele agora, a imagem do cara e uma foto é a mesma coisa, não sente a mínima diferença, chegou na perfeição, e olha que ele não domina o Mental Ray profundamente ainda, daqui um ano ele vai fazer essa mesma imagem com metade do tempo de render.
Abraços